2 0 0 9

Proposta: elaboração de resenhas sobre bibliografia referencial para a área de Literatura e ensino

  1. Considerações gerais
    1. Objetivos
      1. investigação minuciosa sobre a bibliografia existente no Brasil relacionada ao ensino de literatura ao longo do século XX;
      2. discussão e compreensão sobre o papel dessas obras para a constituição do campo de estudos sobre literatura bem como questões de ensino relacionadas à literatura ao longo do século XX;
      3. compreensão da relação entre as propostas de ensino de literatura no Brasil e as teorias literárias presentes nos campos de estudos brasileiros e internacionais;
      4. elaboração de obra revisional sobre a bibliografia estudada
    2. Metodologia
      1. levantamento bibliográfico;
      2. elaboração de resenhas e discussão com o grupo;
      3. consulta a especialistas e autores referenciados;
      4. revisão e confecção coletiva da abordagem do corpus envolvido na pesquisa.
  2. Roteiro de apresentação para discussão
    1. Bibliografia completa.
    2. Primeira edição;
    3. Breve apresentação sobre o autor (formação, contexto de produção, proposta);
    4. Síntese da obra (comentar a bibliografia nela indicada);
    5. Considerações sobre a relação do texto com referenciais da teoria da literatura.
  3. Sistemática de apresentação
    1. Apresentação oral com cópia para todos os membros do grupo (uso de recursos expositivos é opcional);
    2. Tempo aproximado: 30 minutos cada;
    3. Discussão sobre a obra abordada.
  4. Bibliografia
  5. As indicações a seguir são constituídas por obras conhecidas pelo público de Letras e Pedagogia, porém, justamente pela presença constante nas referências bibliográficas, devem ser objeto de discussão inicial.

    1. LEITE, Lígia Chiappini Moraes. Invasão da catedral: literatura e ensino em debate.
      Vanderléia Oliveira e Claudio Mello
    2. ROCCO, Maria Thereza Fraga. Literatura/Ensino: uma problemática.
      Maurício Menon
    3. BORDINI, Maria da Glória, AGUIAR, Vera Teixeira. A formação do leitor: alternativas metodológicas.
      Ana Paula Nóbile e Eliane Registro
    4. CAMPOS, Maria Inês Batista. Ensinar o prazer de ler. Ed Olho D’Água, 1999.
      Marilu Martens e Luciana Hernandes
    5. COELHO, Nelly Novaes. Literatura infantil – teoria, análise, didática.
      Silvana Rodrigues e Miguel Heitor
    6. CUNHA, Antonieta Antunes. Literatura Infantil – Teoria e Prática.
      Thiago Valente e Ieda Sorgi
    7. COSSON, Rildo. Letramento literário.
      Edenir Haddad e Alice Atsuko

    Cronograma:
    A partir de março de 2009, duas obras por encontro – toda última segunda-feira do mês.
    Será enviada ao GP, pelos líderes, a ordem de apresentação, conforme data de publicação das obras

Voltar ao início desta página
 

.