Cadastro

•  CNPq (julho de 2009)
•  certificado pela instituição
•  SECAPEE nº 892 (18/02/10)

 

 
 
 
 

Apresentação > Histórico

O GEPEDUC teve origem em 2003, na perspectiva do que seria a UNESPAR, tendo como líder o Prof. Dr. Antônio Carlos Will Ludwig, da UNICAMP, e a Prof.ª Ma. Mara Peixoto Pessoa como vice-líder.

No início, após intenso debate, foi decidido estudar os métodos de pesquisa em educação para, a partir de tais fundamentos, desenvolver pesquisas na referida área.

As atividades do grupo foram enfraquecidas pelas mudanças estruturais da instituição.

Em 2006, ainda em atividade, o grupo foi reestruturado, tendo como líder a Profa. Dra. Mara Peixoto Pessôa e como vice-líder a Profa. Ma. Roberta Negrão de Araújo.

Desenvolveu o Projeto de Extensão “Lendo e Aprendendo: construindo uma escola crítica”, envolvendo os professores do Colégio Estadual Cristo Rei – Ensino Normal.

Em parceria, organizou o I UAEPE (2008).

Em 2009, na organização da Universidade Estadual do Norte do Paraná, o GEPEDUC foi reestruturado e recadastrado no CNPq pelos líderes, professores Ma. Roberta Negrão de Araújo e Me. Luiz Antônio de Oliveira.

Parceiro na oferta do Curso de Especialização em Educação e Letras – Alfabetização e Letramento: a Literatura e a Formação do Leitor (CRELIT/GEPEM) (2010-2011).

Projetos selecionados no Programa Bolsa de Iniciação Científica Júnior (2010 – 2011).

Participação no I JOIC/Jacarezinho (2011).

Parceiro na organização do I Encontro de Pesquisas em Educação.

Realizou o Programa Universidade sem Fronteiras, o Projeto de Extensão "Contos da Mata - Visões de Vida", desenvolvido nas terras indígenas de São Jerônimo da Serra, que teve por objetivo organizar um livro contendo histórias indígenas.

Em 2010 teve suas linhas de pesquisa reestruturadas, organizadas em Formação de Professores, Tecnologia Educacional e Historiografia da Educação. Considerando a especificidade da linha "Tecnologia Educacional", a Prof.ª Dr.ª Mara Peixoto Pessôa, organizou outro grupo de pesquisa, o Grupo de Pesquisa Digital e Educação à Distância (DIGITEAD).

Durante 2010, o GEPEDUC organizou um Grupo de Estudos, envolvendo as professoras Marília Bazan Blanco e Vânia Barbosa Faustino e acadêmicos da UENP, além de participantes da comunidade externa, cujo objetivo foi o estudo da obra A Pedagogia no Brasil. História e Teoria, de Dermeval Saviani.

O GEPEDUC foi parceiro na organização do II UAEPE (agosto de 2010), envolvendo grupos de pesquisa da instituição (DIGITEAD, GEPEM e GEPIEEM) e os Projetos da Universidade sem Fronteiras. E, ainda, na proposição da Especialização em Educação e Letras - Alfabetização e Letramento: a Literatura e a Formação do Leitor (CRELIT, GEPEM).

Em dezembro de 2010, os projetos de pesquisa "Concepções-contribuições pedagógicas na legislação educacional da Primeira República: uma leitura em Primitivo Moacyr", do Prof. Luiz Antônio de Oliveira, e "Ensinar Ciências nos anos iniciais do ensino fundamental: um desafio para o pedagogo", da Prof.ª Roberta Negrão de Araújo, participaram da seleção do Programa de Bolsa de Iniciação Científica Júnior (PIBIC-JR), sendo contemplados com quatro bolsistas de ensino médio , Colégio Estadual Cristo Rei Ensino Normal &ndash, duas em cada projeto.

Uma nova linha de pesquisa foi apresentada, com a participação do Prof. Antônio Aparecido de Lima (comunidade externa). Atualmente, conta com três linhas de pesquisa: Formação de Professores, Historiografia da Educação e Política e Gestão Educacional, tendo como objetivo desenvolver projetos de iniciação científica, de pesquisa e extensão, envolvendo pesquisadores e acadêmicos da UENP - Campus de Cornélio Procópio.

No Grupo de Estudos, propõe, para o ano letivo de 2011, o estudo da obra A formação social da personalidade do professor: um enfoque vigotskiano, de Lígia Márcia Martins.