Cadastro

•  CNPq (julho de 2009)
•  certificado pela instituição
 

 

 
 

Pesquisa > Linhas e Projetos

1  Formação de Professores e Práxis Pedagógica

Paulo Freire e Adorno: confluências e constribuições para uma práxis pedagógica emancipadora e libertadora (Secapee nº 2311, 01/10/2011)

Resumo: Ao pensarmos numa práxis pedagógica emancipadora, entendemos que a mesma implica na possibilidade de uma formação do educando e, evidentemente, do educador para a realização dessa práxis. Contudo, não se trata de pensar tão somente um modelo pedagógico, mas de refletir sobre os elementos que possam possibilitar ou dificultar a realização desta proposta na atualidade, sem estabelecermos neste primeiro momento qual seria, ou se existiria uma teoria pedagógica adequada para tal. Acreditamos que é possível uma práxis pedagógica emancipadora que se realize, efetivamente, na escola e a partir da escola sem a pretensão de absolutizar nossas considerações. Ressaltamos que tal condição, para além de uma utopia, pode concretizar-se a partir da escola como espaço de vivência da ética, da política e da experiência estética, num processo de humanização e democratização das relações que leve à conscientização dos sujeitos existentes de que a história é possibilidade e não inexorabilidade, desnudando as contradições e permitindo o exercício da liberdade no confronto com as próprias diferenças e o devir. Neste intento, entendemos como importantes os pensamentos de Adorno e Paulo Freire para fundamentar estas reflexões. Através de pesquisa bibliográfica e a hermenêutica dos textos e autores estudados, buscaremos estabelecer a confluência destas perspectivas para o entendimento do nosso processo educacional, da constituição moral presente na nossa cultura e das políticas públicas estabelecidas até o presente momento.

Responsável: João Vicente Hadich Ferreira

A formação continuada de professores no estado do Paraná - PDE (Secapee nº 1773, 02/06/2011)

Resumo: O projeto busca investigar a prática dos professores pedagogos, do Núcleo Regional de Ensino de Cornélio Procópio, que cursaram o Programa de Desenvolvimento Educacional - PDE, nas turmas de 2007 e 2008, a fim de constatar se há mudanças na prática desses professores pedagogos e quais mudanças tem sido efetivas, após o encerramento da capacitação. Para coleta de dados, serão entrevistados os professores pedagogos, os dirigentes das escolas q eu pertencem e professores que participaram e acompanharam esses professores pedagogos durante a capacitação, até o presente momento. Os resultados buscam contribuir como indicadores para avaliação e implementação do programa de formação continuada.

Responsável: Sandra Regina dos Reis Rampazzo

Colaborad.:     Juliana Telles Faria Suzuki
Marlizete Cristina Bonafini Steinle

2   Educação Infantil

Mapeando a concepção teórica e prática da ludicidade nos centros de educação infantil no município de Cornélio Procópio, PR (Secapee nº 2303, 26/08/2011)

Resumo: O projeto busca investigar a questão da ludicidade nos Centros de Educação Infantil no município de Cornélio Procópio-PR, a fim de identificar as concepções teóricas e práticas existentes. Para coleta de dados serão entrevistados, por meio de questionários semi-estruturados, grupos constituídos de professores que atuam na modalidade da educação infantil e analisados os planos de registro das aulas. Os resultados buscam contribuir como indicadores na formação de futuros profissionais da área, bem como subsidiar teoricamente as ações realizadas na Brinquedoteca da UENP.

Responsável: Juliana Telles Faria Suzuki

Colaborad.:     Marlizete Cristina Bonafini Steinle
Sandra Regina dos Reis Rampazzo