Cadastro

•  CNPq (julho de 2009)
•  certificado pela instituição
 

 

 
 

Pesquisa > Extensão (Projetos)

1  Diálogos do Ensino Superior com a Educação Básica: formação continuada de professores do ensino fundamental do município de Leópolis, PR (Secapee nº __, de 11/2009 a 12/2010)

Resumo: Sabemos que um dos grandes problemas do ensino, é a impossibilidade do contínuo aperfeiçoamento por parte do corpo docente da rede pública de ensino, ao mesmo tempo em que a velocidade dos acontecimentos obriga esses mesmos docentes a uma constante atualização. Diante de tal impasse, faz-se cada vez mais necessária a criação de novas alternativas em termos de programas que possam trazer o contínuo aperfeiçoamento dos profissionais que são responsáveis pela formação dos nossos futuros cidadãos. Além do mais, representa um desafio para a educação pública do país a melhora constante na qualidade de ensino oferecida pela rede pública. Em sintonia com as preocupações relativas à formação dos professores da educação básica e na busca de garantir cada vez mais a permanência com sucesso do aluno de Leópolis construindo assim uma escola de qualidade, o presente projeto teve como objetivo maior re-significar concepções e práticas dos professores pertencentes ao ensino fundamental da cidade de Leópolis/PR por meio da oferta de formação continuada, construindo um diálogo entre a Educação Básica e o Ensino Superior. O projeto foi desenvolvido em quatro módulos voltados para a capacitação docente.

Responsável: Juliana Telles Faria Suzuki

Colaborad.:     Marlizete Cristina Bonafini Steinle
Flávio Rodrigo Furlanetto

2  Brinquedoteca (Secapee nº 2310, de 29/08/2011)

Resumo: Esse projeto visa consolidar a pareceria entre a universidade e a comunidade externa escolar, aproximando a teoria e a prática educacional desenvolvida na Educação Básica. A metodologia utilizada para a efetivação desse projeto tem como sujeito crianças de quatro a dez anos pertencentes as instituições educativas do município de Cornélio Procópio e região, sendo atendidas no espaço da brinquedoteca instalada nas dependências da UENP - Campus Cornélio Procópio. Serão realizadas atividades lúdicas desenvolvidas por alunos estagiários do Curso de Pedagogia sob a orientação dos professores envolvidos no projeto. Os resultados buscam contribuir com a educação básica, uma vez que aproxima a universidade da realidade escolar, estreitando a relação do Curso de Pedagogia com a comunidade.

Responsável: Marlizete Cristina Bonafini Steinle

Colaborad.:     Juliana Telles Faria Suzuki
Sandra Regina dos Reis Rampazzo
João Vicente Hadich Ferreira