Voltar à home page do Curso de AdministraçãoVoltar à home page do Curso de Administração

SOBRE O CURSO...


O curso de Administração habilita em Administração de Empresas e Administração Rural. Prepara profissionais aptos a administrar não apenas grandes empresas, mas qualquer empreendimento, desde uma microempresa até uma moderna indústria ou uma empresa agropecuária. Procura formar um administrador que tenha consciência da realidade econômica global, e não apenas do ramo no qual exercerá a sua profissão.

O curso de Administração tem disciplinas de Formação Básica e Instrumental (Psicologia, Sociologia, Processamento de Dados, Contabilidade Geral, Estatística etc.). Tem também disciplinas de Formação Profissional que são específicas do curso (Administração Mercadológica, Administração de Produção, Administração de Recursos Humanos, Organização, Sistemas e Métodos etc.). Tem ainda as Disciplinas Eletivas e Complementares Obrigatórias (Economia Agrícola, Legislação Social, Gestão da Qualidade Total, Direito Agrário, Contabilidade Agrícola etc.)

Mercado de Trabalho do Administrador

Há ampla oportunidade de emprego para o administrador. Embora sua formação normalmente seja mais direcionada para a atuação na iniciativa privada (serviços, bancos, indústrias, comércio, agropecuária, publicidade), ele pode trabalhar também em empresas estatais e órgãos públicos de planejamento, fazendários e de administração.

O nível de emprego dos profissionais dessa área depende em grande parte da própria situação econômica do país. Entretanto, em época de crise ou não, sempre serão necessárias idéias relacionadas à maior racionalização do processo produtivo. A possibilidade de trabalho é grande, já que a competição entre as empresas, ao visar a melhoria da produção, não poderá se concretizar sem a colaboração de elementos treinados e experientes na administração.

Prof. João Domingos Ribeiro
Departamento de Administração

Home page do Curso de Administração  Voltar ao início desta página





© 2008 UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE DO PARANÁ-Campus Cornélio Procópio