Voltar à home page do Curso de Ciências ContábeisVoltar à home page do Curso de Ciências Contábeis

SOBRE O CURSO...

 

O CURSO

O curso de Ciências Contábeis, que outorga o título de Bacharel, foi instituído no Brasil pelo Decreto-Lei nº 7988, de 22/09/1945.

Em nossa Instituição foi autorizado pelo Decreto Federal nº 85.720 e reconhecido pela portaria nº 380 de 15/09/1983.

A PROFISSÃO

A profissão foi regulamentada pelo Decreto-lei nº 9.295, de 27/05/1946, e o profissional formado em Ciências Contábeis, após sua inscrição no Conselho Regional de Contabilidade, é denominado Contador.

CONTADOR

O acadêmico desenvolverá competências e habilidades para o exercício da Contabilidade, sendo as principais vinculadas ao uso da linguagem contábil, a visão sistêmica e holística das entidades contábeis, com o raciocínio lógico e crítico para solução de problemas das organizações, elaboração de relatórios, geração de informações, desenvolvimento, análise e implantação de sistemas contábeis e controle gerencial.

MERCADO DE TRABALHO

A dinâmica dos negócios empresariais, a política econômica, fiscal e tributária do ambiente de atuação das entidades, a interação dos mercados nacional e internacional e a informatização na geração das informações se refletem nas estratégias de negócios dos usuários da contabilidade.

Dada a velocidade das informações e dos negócios, o contador tem um vasto campo de atuação com fundamental importância na produção de provas para o Direito Empresarial, Trabalhista, Tributário, Previdenciário e Societário. O profissional da contabilidade tem um leque de opções para escolher sua atividade como: consultor, assessor, controller, perito, auditor, contador na área pública ou privada, proprietário de escritório contábil, profissional liberal, professor, entre outras opções no mercado de trabalho.

A MATRIZ CURRICULAR

A matriz curricular do curso de Ciências Contábeis da FAFICOP foi organizada com o objetivo de proporcionar uma capacitação profissional ao acadêmico, de forma abrangente e direcionada às necessidades empresariais nos seguimentos das diversas atividades econômicas.

As disciplinas ligadas diretamente ao curso são as seguintes: Contabilidade Intro-dutória, Contabilidade de Custos, Contabilidade Comercial, Análise das Demons-trações Contábeis, Contabilidade Agrícola, Contabilidade Gerencial, Prática de Legis-lação Fiscal e Tributária, Controladoria, Sistema de Informação Contábil, Conta-bilidade Gerencial, Legislação e Ética Profissional, Auditoria e Perícia e o Estágio Supervisionado. Integram a matriz disciplinas ofertadas por outros Departamentos: Introdução ao Direito, Direito Empresarial, Direito Tributário, Introdução a Economia, Introdução a Administração, Legislação Social e Trabalhista, Filosofia, Matemática, Matemática Financeira, Estatística, Língua Portuguesa e Organização de Sistemas e Métodos.

FUNCIONAMENTO DO CURSO

O curso de Ciências Contábeis tem uma duração de quatro anos, sendo que o ano letivo é dividido em quatro bimestres, para fins de controle de notas e avaliações.

A carga horária total do curso é de 3.120 horas, as disciplinas são distribuídas de forma conjugadas, permitindo o aproveitamento do horário das aulas, de segunda a sexta-feira, das 19.00 às 22.20 horas.

O curso é noturno e oferece, anualmente, 100 vagas, sendo 50 no vestibular de inverno e 50 no vestibular de verão.

O curso de Ciências Contábeis é considerado um dos principais cursos da Instituição. Recentemente, conquistou três estrelas em sua avaliação anual de cursos superiores, publicada na edição Guia do Estudante Melhores Universidades 2007, Editora Abril 2007, estando equiparado aos cursos das principais universidades do Brasil.

Prof. Pedro Urquiza
Coordenador do Curso de Ciências Contábeis

Home page do Curso de Ciências Contábeis  Clique aqui para voltar ao início da página




© 2008 UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE DO PARANÁ – Campus de Cornélio Procópio