Voltar à home page do Curso de GeografiaVoltar à home page do Curso de Geografia

SOBRE O CURSO...

 

     O curso de Licenciatura Plena em Geografia da FAFICOP foi criado em 1966, desativado em 1981 e reativado em 1997. Oferece quarenta vagas por concurso vestibular, sendo curso noturno.

     A Geografia, no contexto atual, é percebida à luz do social, concebendo o espaço geográfico como um espaço socialmente produzido. Este espaço envolve a natureza na medida em que o homem, convivendo em sociedade, dela se apropria de acordo com seu estágio de desenvolvimento econômico e as particularidades do meio físico em que vive.
     Desta forma, o estudo do espaço geográfico engloba duas preocupações básicas: a compreensão da dinâmica da sociedade, que cria e organiza este espaço, e a compreensão da dinâmica da natureza, utilizada pelos grupos humanos em seus processos de transformação social.
     A Geografia procura recuperar-se de uma visão acrítica, descritiva, segmentada, comprometida apenas com a memorização de detalhes. O que se pretende com essa nova abordagem é que seja condizente com os compromissos que ela assume com a sociedade, procurando interpretá-la especialmente. Os elementos da natureza não estão só nos mapas e livros; eles podem ser observados e compreendidos no espaço vivido, reconstruído pela atividade humana.

     O curso de Geografia da FAFICOP oferece sólida formação acadêmica e treinamento técnico, tanto na área social quanto natural ou do meio ambiente, em matérias que dão suporte à capacitação para atuação em planejamento regional e ambiental. Este treinamento é realizado através de atividades práticas de laboratório e de campo, principalmente nas disciplinas de Cartografia e Topografia, Geografia Agrária, Geografia Urbana e Industrial, Geomorfologia, Climatologia e Hidrografia, Biogeografia, Informática e Geografia, além de planejamento ambiental e regional e projetos de pesquisa em Geografia.
     Além das atividades regulares, o Departamento de Geografia da FAFICOP propicia oportunidades de treinamento e aperfeiçoamento aos alunos de Geografia, através do seu engajamento em programas de pesquisa conduzidos pelos docentes, ou eventuais projetos de assessoramento a órgãos públicos de planejamento. Outra forma do aluno se integrar profissionalmente é através de estágios que são oferecidos por empresas, ou ainda beneficiar-se de bolsas de iniciação científica ou de aperfeiçoamento oferecidas pelo CNPq, sob a orientação de um docente.

Mercado de Trabalho do Geógrafo

     O curso de Licenciatura em Geografia capacita o licenciado a exercer a profissão de professor de Geografia e Estudos Sociais no primeiro e no segundo graus, ou ainda no ensino superior, após a complementação de estudos em nível de pós-graduação.
     O Bacharelado em Geografia habilita o formado a exercer a profissão de Geógrafo em empresas estatais, particulares ou órgãos do governo da administração direta. Essa modalidade também abre perspectivas para a carreira de pesquisador em organização territorial ou de meio ambiente. Neste caso, aconselha-se a complementação de estudos em nível de pós-graduação.
     Quanto ao mercado de trabalho para o egresso do curso de Geografia, pode-se considerar como promissor, tanto para o magistério quanto para o técnico. Na área do magistério, que até recentemente estava muito restrita, abre-se agora boa perspectiva, já que a disciplina de Estudos Sociais no primeiro e no segundo graus foi desdobrada novamente em disciplinas de Geografia e História. Em relação ao bacharel que atua como geógrafo, considerando-se o estreitamento do mercado de trabalho para profissionais de nível superior em geral, pode se dizer que é boa. A recente legislação sobre o meio ambiente abre oportunidades para os egressos do curso de Geografia atuarem na área de estudos ambientais, visando à execução de relatórios de impacto ambiental, exigidos para a implantação de quaisquer obras que possam causar riscos de degradação do meio ambiente. Além deste, outros setores de atividades têm absorvido o profissional em Geografia, entre os quais empresas de aerofotogrametria e assessoramento, órgãos públicos municipais, estaduais e federais, principalmente os ligados ao meio ambiente.

Prof. Iokako Hatisuka
Departamento de Estudos Sociais

Home page do Curso de Geografia  Clique aqui para voltar ao início desta página



© 2004 UNESPAR-Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras de Cornélio Procópio