Nada deve parecer impossível de mudar

Estágio curricular

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O que é e como funciona

O estágio é uma atividade curricular de articulação entre formação teórica e exercício profissional, inserido na prática de ensino que possibilita ao acadêmico se defrontar com problemas concretos do processo ensino-aprendizagem e da dinâmica da organização escolar, considerando o contexto social, econômico e cultural.
 

Modalidades

•  Estágio de Observação: proporcionar ao acadêmico a oportunidade da acompanhar a práxis pedagógica em situação real de ensino - aprendizagem. Possibilita ainda o exame minucioso do ambiente escolar e não escolar, da relação professor/aluno, do perfil do docente, das técnicas de ensino e dos recursos utilizados em sala de aula, das atividades de ensino, dos conteúdos, da gestão escolar nas diferentes áreas de atuação, entre outros pontos.

•  Estágio de Docência e Assessoria Pedagógica: permite ao acadêmico ministrar aulas ou qualquer outra atividade escolar docente e de gestão escolar, com orientação técnica - pedagógica, visando praticar a docência e assessoria nos diferentes níveis de ensino, conforme proposta curricular.

•  Estágio de Produção Científica - envolve diversas atividades relacionadas com a análise do processo educacional, tais como estudo das dimensões do organismo escolar: gestão, interação professores, relacionamento escola, comunidade e família, através de pesquisa de campo, estudo Crítico das teorias e legislação educacional, com o objetivo de capacitar o profissional da educação, e desenvolver ações relativas a planejamento, registro, análise e avaliação do processo pedagógico formal e não formal.
 

Carga horária

O Estágio Supervisionado será realizado em conformidade com o Artigo 65 da LDB, Lei 9394/96, de 20/12/96, e corresponderá no mínimo a 400 horas, efetivadas no decorrer do curso de graduação, contemplando a formação para atuar como docente na Educação Infantil, nas séries iniciais do Ensino Fundamental, nos cursos de Ensino Médio - modalidade normal, e Gestor nas áreas de Supervisão e Orientação Educacional em instituições escolares e não escolares. Todos os alunos deverão realizar as atividades previstas, sendo que, ao final do estágio, deverão totalizar o mínimo da carga horária estabelecida, comprovada em registro, conforme Plano de Estágio Supervisionado.

A distribuição de carga horária, considera o tempo para: planejamento, execução, avaliação e organização das atividades referentes a cada modalidade de estágio.
 

Realização

Os estágios serão desenvolvidos prioritariamente em escolas públicas, com projetos de extensão nas diferentes áreas de conhecimento, e em instituições sociais, podendo firmar convênios para efetivação da proposta de estágio, se for o caso.

O professor supervisor de estágio, ficará encarregado de encaminhar ofício solicitando autorização para estágio junto à direção das escolas ou instituições indicadas, no início do ano letivo em curso.

O professor supervisor de estágio, colocará à disposição do aluno os documentos oficiais para realização do estágio supervisionado.

Os graduandos serão orientados para realização das atividades de estágio e registros de apontamentos significativos, com a finalidade de possibilitar a identificação de temas a serem trabalhados e problematizados, seja na abordagem de conteúdos compatíveis com os diferentes níveis de ensino, no desenvolvimento de projetos de extensão.

Os estagiários se envolverão em empreendimentos de interesse social, atividades planejadas para projetos de extensão, que ofereçam reais oportunidades para sua confrontação com as situações cotidianas, tais como a definição de objetivos, a pesquisa, a seleção de técnicas e materiais didáticos, a execução e avaliação do processo pedagógico.

Os graduandos serão orientados a elaborar planejamentos, registros, análise e avaliação dos processos de realização do estágio, nos diferentes níveis e modalidades. As atividades, serão direcionadas à produção crítica, a partir de análises de documentos, relatórios de pesquisa, entrevistas, de textos técnicos sobre teorias educacionais e de problemas da atualidade na área da educação escolar e não escolar.
 

Direitos e deveres do estagiário

•  Participar de todo processo de construção, elaboração e realização do estágio.

•  Seguir as orientações e instruções estabelecidas pelos supervisores de estágio, atendendo o Regulamento de Estágio Supervisionado do Curso de Pedagogia, aprovado pelo Centro de Ciências Humanas e da Educação – Pedagogia.

•  Desenvolver o Calendário de Atividades.

•  Apresentar o Projeto de Estágio executado, contendo registros apreciativos significativos nas diversas áreas e modalidades, até o último dia do mês de novembro do ano letivo em curso.

•  Cumprir o estágio, no mínimo 400 horas, no decorrer do curso de graduação, conforme plano curricular.

NOTA: O não cumprimento do estágio impede o acadêmico de receber o grau de Licenciado ou o certificado de conclusão de curso.
 

Coordenação

A indicação do Coordenador de Estágio será feita pelos membros do Centro de Ciências Humanas e da Educação – Pedagogia.

As atribuições do Coordenador de Estágio são:

•  Supervisionar o cumprimento do Regulamento de Estágio.

•  Coordenar reuniões regulares, com alunos e professores que atuam nas séries envolvidas com estágio.

•  Acompanhar o processo de execução e avaliação do Projeto de Estágio proposto.

•  Garantir a compreensão do estágio como componente teórico - prático, que possui uma dimensão teórica, subjetiva, articulada com diferentes posturas educacionais, e uma dimensão real, material, social e prática, própria do contexto escolar.

•  Garantir a articulação orgânica entre a reflexão teórica e a prática escolar, sob a dimensão da pesquisa, da extensão e do ensino, conforme Calendário de Atividades.

•  Baixar normas complementares, por escrito, ouvido os professores e alunos envolvidos no processo, para maior eficiência dos trabalhos.
 

Supervisores

Os professores supervisores de estágio são os orientadores dos acadêmicos no desenvolvimento das atividades conforme Projeto Político Pedagógico do Curso de Pedagogia.

A carga horária do professor supervisor de estágio, para subsidiar as atividades do estágio, será de 2h/a semanais.

As atribuições do professor supervisor de estágio são:

•  Subsidiar as atividades do estágio, orientando e acompanhando os projetos em desenvolvimento.

•  Acompanhar o desenvolvimento do Calendário de Atividades definido.

•  Atender os alunos, de acordo com sua jornada de trabalho, em horários amplamente divulgados aos acadêmicos.

•  Cumprir a carga horária prevista de Professor Supervisor de Estágio, dando ênfase aos aspectos pragmáticos do exercício do magistério.

•  Resolver problemas relacionados ao cumprimento do estágio, conforme as circunstâncias, juntamente com o Coordenador de Estágio, se necessário.

•  Baixar normas complementares, ouvido o Coordenador de Estágio, para maior eficiência dos trabalhos.

•  Encaminhar a documentação de estágio para arquivo no setor competente.
 

Avaliação

A Avaliação do Estágio do Curso de Pedagogia considera:

•  Observância do que dispõe o Projeto e o Regulamento de Estágio.

•  Integridade e a qualidade das atividades desenvolvidas.

•  Participação eficiente e criativa na construção e execução do Projeto.

•  Relevância da documentação apresentada.

•  Racionalização dos conhecimentos pedagógicos que se transformam em conhecimentos da prática consciente em formação.

•  O conhecimento técnico - científico, a capacidade de argumentação crítica reflexiva e a qualidade do Projeto de Estágio proposto.