Voltar à página anteriorVoltar à Home Page da FAFICOP    Voltar à página do Museu de História Natural

LINKS INTERESSANTES

África do Sul
  • Wildlife Africa
    Informações sobre diversos parques nacionais; dê uma olhada especialmente na Wildlife Gallery onde está um mostruário de trabalhos relacionados com a vida selvagem, como fotografias, objetos artísticos, pinturas outros. Em Animal Behaviour estão dados sobre o comportamento animal. Se quiser ir direto às fotografias clique aqui.
Alemanha
  • Hannover Zoo
    O Zoo de Hanover convida o público a conhecer o reino animal. Visões íntimas da fauna são mostradas, em total acordo com a filosofia "as pessoas somente conseguem amar o que conhecem e apenas irão proteger aquilo que amam".
Austrália
  • Victoria's Three Great Zoos
    A cidade de Vitória possui três dos maiores zoológicos do mundo. Cada um deles orientado para uma área específica que traz uma amostra representativa da fauna e da flora mundial em zonas bioclimáticas.
Belize
  • The Belize Zoo
    Foi criado em 1983, num esforço para abrigar uma coleção de animais que havia sido usada num filme documentário sobre florestas tropicais. Atualmente, o Zoo de Belize ocupa 29 acres de uma savana tropical e exibe mais de 125 animais nativos de Belize, além de alguns que foram enviados como doações de outros zoológicos.
Brasil
  • Associação Mata CiliarPágina em portuguêsPágina em inglês
    Fundada em 1988, com sede em Pedreira, SP, desenvolve trabalhos de caráter conservacionista, para recuperação e proteção do meio ambiente, tais como: recompor áreas degradadas, protegê-las e criar abrigo para a fauna silvestre; oferecer alternativas econômicas para que pequenas e médias propriedades rurais utilizem racionalmente os maciços ciliares; produzir mudas de essências nativas para os programas de recomposição das matas ciliares; cuidados, reprodução e reabilitação de animais selvagens; promover Planos de Manejo de espécies da fauna brasileira; promover a Educação Ambiental, buscando despertar a consciência das comunidades de modo a fazê-las atuar no reconhecimento e solução de problemas. (Em português e inglês)
  • Atualidades OrnitológicasPágina em portuguêsPágina em inglês
    Bem-vindo ao mundo das aves! - Welcome to the bird's world! Brazilian Ornithological Web Site. (Em português e inglês)
  • Base de Dados TropicaisPágina em portuguêsPágina em inglês
    A Base de Dados Tropicais é um departamento da Fundação André Tosello, cujo objetivo principal é a divulgação de informação ambiental de interesse para a comunidade científica nacional e internacional. (Em português e inglês)
  • IBC Instituto de Biologia da Conservação
    Objetiva promover, incentivar e apoiar ações que visem a preservação, conservação e melhoria do meio ambiente, atuando principalmente no desenvolvimento de projetos e iniciativas que busquem este objetivo, além de promover a educação ambiental e facilitar o acesso a esse conhecimento. O IBC oferece cursos de capacitação para diversos profissionais na área ambiental. Os alunos terão aulas teóricas e práticas em diversos tópicos em Biologia da Conservação.
  • Instituto de Pesquisas Ecológicas
    O instituto começou com o Projeto Mico-Leão Preto e hoje conta com mais de 60 profissionais trabalhando projetos espalhados em cinco regiões brasileiras - Estação Ecológica de Anavilhanas (AM), Pontal do Paranapanema e Nazaré Paulista (SP), Parque Nacional do Superagüi (PR) e Serra dos Órgãos (RJ). No site, informações sobre projetos em desenvolvimento. Ótimo para estudantes.
  • Museu Antropológico
    Mantido pela Universidade de Goiânia, Goiás.
  • Museu de Arqueologia e Etnologia de Paranaguá
    Museu de Antropologia da Universidade Federal do Paraná.
  • Museu de Geociências
    Museu de Ciências Naturais da Universidade de Brasília, Distrito Federal.
  • Museu de Malacologia
    Museu da Universidade Federal de Juiz de Fora, Minas Gerais.
  • Museu de História Natural Academia
    Localizado em Juiz de Fora, Minas Gerais.
  • Museu Dom Bosco
    Museu de Ciências Naturais e Antropologia da Universidade Dom Bosco, de Campo Grande, Mato Grosso do Sul.
  • Museu Educativo Gama d’Eça e Victor Bersani
    Santa Maria, Rio Grande do Sul.
  • Museu Histórico de Londrina Padre Carlos Weiss
    Mostra da história de Londrina e de Antropologia.
  • Os Pequenos Leões da Mata Atlântica
    De todos os animais brasileiros ameaçados de extinção, o mico-leão-dourado é o que mais chama a atenção internacional. Hoje, ele é o símbolo da conservação do meio ambiente no Brasil e um aliado na preservação da Mata Atlântica, que é um dos mais ricos ecossistemas do mundo.
  • SOS Mata Atlântica
    A Fundação SOS Mata Atlântica é uma entidade privada, sem vínculos partidários ou religiosos e sem fins lucrativos. Seus principais objetivos são defender os remanescentes da Mata Atlântica, valorizar a identidade física e cultural das comunidades humanas que os habitam e conservar os riquíssimos patrimônios natural, histórico e cultural dessas regiões, buscando o seu desenvolvimento sustentado.
  • Vet-Br@sil (Est. de Minas Gerais)
    Página de referência para Medicina Veterinária. Animais, bibliografia, profissão e outros. Links com instituições relacionadas com a medicina veterinária.
  • Zoológico de Bauru (Est. S. Paulo)
    O Zoo é apresentado como uma sala de aula aberta, dinâmica e repleta de emoções. Conheça o Zoo em seus detalhes, compreendendo e respeitando a vida e os hábitos dos animais, sempre lembrando que ele tem como prioridade quatro objetivos: educação, conservação, pesquisa e lazer.
  • Zoológico de Niteroi (Est. do Espírito Santo)
    Galeria de fotos, histórico do zoo, eventos e cursos.
  • Zoológico de Pomerode (Est. de Santa Catarina)
    Localizado no centro da cidade, em área de 14.200 m2, o Zoológico de Pomerode é um empreendimento particular, iniciado na década de trinta por Hermann Weegw. O Zoológico abriga hoje 382 animais, sendo 79 mamíferos, 274 aves e 30 répteis. Os animais exóticos como os tigres, leões e o urso, são considerados pelos visitantes a maior atração do Zoológico, mas seus administradores se preocupam com a valorização da fauna nativa, apontando a necessidade de educação ambiental nas escolas municipais.
  • Zoológico de São Paulo Est. de S. Paulo)
    Através da exibição de seus quase 2.000 animais, representando 90 espécies de répteis, 212 de aves e 105 de mamíferos, em recintos amplos e semelhantes ao habitat natural, o zoológico de São Paulo promove a conscientização do público sobre a variedade e diversidade das formas de vida sobre a Terra.
Canadá
  • Natural History Resources (Nova Escócia)
    O objetivo desta página é fornecer uma compilação das informações eletrônicas disponíveis relacionadas com diferentes aspectos da História Natural. Artigos, links e outras fontes de informação sobre aves, borboletas e mariposas - habitat, comportamento, distribuição geográfica, etc. Tem algumas imagens para download. (Em inglês e francês)
  • Canadian Museum of Nature (Otawa)
    A página traz uma ótima seção de pesquisas, com materiais sobre botânica, biologia, mineralogia e paleobiologia — que é o estudo de fósseis e de como teria sido a vida desses animais. (Em inglês e francês)
  • Toronto Zoo (Toronto)
    O Zoo de Toronto foi inaugurado em 1974, objetivando a exibição e preservação de espécies animais e vegetais. Ocupando uma área de 287 ha, está dividido em regiões zoo-geográficas. São quatro grandes pavilhões com a fauna e a flora tropicais e diversas áreas menores ao ar livre. Possue um total de 10 quilômetros de trilhas para serem exploradas. Atualmente, mantém 5.000 animais, representando mais de 450 espécies.
Espanha
  • Museo Darder de História Natural (Banyoles)Página em espanhol
    O museu foi fundado em 1916, a partir do acervo particular do veterinário e taxidermista catalão Francesc Darder Llimona, primeiro diretor do zoológico de Barcelona. Traz a história do museu e informações sobre sua coleção.
Estados Unidos
  • American Museum of Natural History (Nova Iorque, Nova Iorque)
    Muitas fotos e informações sobre animais do passado, répteis extintos, dinossauros, fósseis etc. Também uma seção dedicada à biodiversidade e à infectologia. Exposições permanentes, exibições rotativas, seção educativa, página para crianças, publicações on line (algumas reportagens da Natural History Magazine), vídeos, etc.
  • The Birmingham Zoo (Huntsville, Alabama)
    Museu de História Natural com novidades, mostra das galerias, página interativa, informações sobre botânica, zoologia, paleontologia, entomologia, mineralogia, biblioteca de imagens, etc.
  • The Bronx Zoo (Nova Iorque, Nova Iorque)
    O maior zoológico metropolitano dos Estados Unidos, com mais de 6.000 animais e muitas exibições premiadas. Visite a galeria de fotos de animais.
  • Carnegie Museum of Natural History (Pittsburg, Pensilvânia)
    Entre outras atrações, traz uma sala de jogos onde você pode se divertir com brincadeiras educativas. Com estes jogos você fica sabendo mais sobre insetos e dinossauros.
  • Cheetah Conservation Fund (CCF - California)
    A CCF procura preservar a existência muito ameaçado do guepardo. A página traz muita informação sobre estes elegantes e velozes animais.
  • Conservation International
    CI é uma organização não-lucrativa que visa a proteção das regiões biologicamente mais ricas da Terra e a ajuda a seus habitante na melhora da qualidade de vida.
  • Conservation International do Brasil
    Atuando no Brasil desde 1988, a CI busca estratégias que promovam o desenvolvimento de alternativas econômicas sustentáveis, compatíveis com a proteção dos ecossistemas naturais, sempre levando em consideração as realidades locais e as necessidades particulares das comunidades.
  • The Cyber Zoomobile
    Zoológico virtual. Entre num mundo interativo, onde você poderá encontrar as espécies mais exóticas do mundo para estudo e pesquisa ou simplesmente para seu prazer visual. Os comentários educativos estão combinados com centenas de hyper-links, transformando textos comuns em imagens do comportamento animal.
  • The Field Museum (Chicago, Illinois)
    Novidades, seção para crianças, informações sobre botânica, zoologia, paleontologia, entomologia, mineralogia, etc.
  • Flooded Forest
    A Wildlife Conservation Society e a Raven Creative trazem para você uma excursão online a uma fantástica floresta submersa; fotos de nosso conterrâneo Luiz Cláudio Marigo.
  • Florida Museum of Natural History
    O acervo de ciências inclui mais de 10 milhões de fósseis, além de uma maravilhosa coleção de borboletas e conchas. O Museu tem salas dedicadas a vários ambientes da Flórida. Também traz uma galeria de fotos de crocodilos, aves, peixes e fósseis.
  • National Museum of Natural History
    Na página podem ser encontrados documentos e informações sobre pesquisas e coleções, que compreendem mais de 124 milhões de espécimens científicos e artefatos culturais de todo o mundo, além de informações sobre programas e projetos desenvolvidos pelo próprio museu ou em cooperação, visando a compreensão de nosso lugar no mundo natural.
  • National Wildlife Federation
    Fundada em 1936, a National Wildlife Federation é a maior e a mais antiga instituição de proteção à vida selvagem. A NWF dedica-se a educação e fortalecimento de atividades de preservação da vida selvagem e de seu habitat para as gerações futuras.
  • National Zoo (Washington, D.C.)
    O Zoo foi fundado em 1889 "para o avanço da ciência, a educação e o lazer das pessoas." Atualmente, o Zoo está se transformando num novo tipo de entidade, o BioPark. Esta visão do zoológico moderno combina a existência da vida selvagem com o que de melhor existe nos museus de história natural, jardins botânicos, aquários, e mesmo em galerias de arte para ilustrar o esplendor de todos os seres vivos.
  • New Mexico Museum of Natural History (Albuquerque, Novo México)
    Abriga uma grande coleção de fósseis de animais pré-históricos recolhidos no próprio Estado — famoso pela grande quantidade de fósseis lá encontrados. Muita informação sobre dinossauros e mamíferos que habitaram o Novo México, sobre a geologia da região e os vulcões que um dia ali existiram. Também exibe uma rara descoberta: um fóssil de pele de dinossauro com cerca de 70 milhões de anos.
  • Raptor Resource Project
    O Raptor Resource Project trabalha para restaurar a população de Falcões Peregrinos e outras aves de rapina na região do meio-oeste americano através da reprodução em cativeiro para posterior liberação na natureza e da localização de ninhos para sua proteção. O Projeto utiliza as mais eficientes abordagens para a preservação e propagação dos rapinantes, efetuando pesquisas do padrão de migração, das populações no ambiente selvagem e das tecnologias de reprodução em cativeiro. Além disso, promove palestras e discussões educativas.
  • Race For the Big Cats
    A conservação de tigres, onças e leopardos-da-neve é o objetivo da "Corrida para a Salvação dos Grandes Felinos"; diariamente, você pode votar para um dos grandes felinos e o seu voto contribui, sem que você tenha qualquer ônus, para a sua manutenção.
  • Save the Jaguar
    Esta é a sua fonte online para belas fotografias e muita informação sobre estes enigmáticos, graciosos e poderosos animais: as onças.
  • Smithsonian Migratory Bird Center (Washington, D.C)
    O Smithsonian Migratory Bird Center (SMBC) vem desenvolvendo um enfoque interdisciplinar único na conservação dos pássaros migratórios. O SMBC combina pesquisa, educação, treinamento e análise de políticas com a finalidade de criar maior compreensão, valorização e proteção aos pássaros e ao grande fenômeno da migração das aves com ênfase no esclarecimento das causas para o declínio da população das aves migratórias antes que a situação se torne desesperadora.
  • University of California Museum of Palentology
    Traz informações sobre paleontologia, fósseis e evolução. O museu distribui, gratuitamente, pela Internet programas e bancos de dados desenvolvidos para o estudo de fósseis e animais pré-históricos.
  • Wildlife Conservation Society
    Desde 1895, a WCS trabalha, de seu quatel-general no Zoológico do Bronx, em Nova Iorque, para a conservação da vida selvagem e das florestas virgens em todo o mundo. Combinando recursos dos parques da vida selvagem em Nova Iorque com projetos de campo no mundo todo, procura despertar o cuidado com a natureza, prover lideranças em educação ambiental e ajudar a manter a diversidade biológica do planeta.
  • Wildlife Safari Park (Winston, Oregon)
    A Wildlife Safari dedica-se a conservação, educação, pesquisa e restauração da vida selvagem nativa. Seu objetivo visa educar o público sobre a situação dos animais no mundo todo.
  • WWF - World Wide Fund For Nature
    A WWF é responsável por mais de 2 mil projetos de preservação ambiental em 116 países e possui mais de 1 milhão de membros só nos Estados Unidos. Aqui dá para acompanhar as ações desenvolvidas para evitar a extinção de animais e destruição de florestas. É em inglês, mas da página de abertura é possível acessar páginas em diversos países.
  • WWF - Fundo Mundial Para a Natureza
    O WWF, universalmente conhecido pelo seu logo, um ursinho Panda, é uma organização não-governamental autônoma, a maior rede mundial de conservação da natureza. Esta é a página brasileira.
Indonésia Inglaterra
  • Natural History Museum (Londres)
    O Museu, um dos mais famosos do mundo, promove exposições sobre ecologia no planeta e origem das espécies. A página traz uma amostra do acervo: novidades, mostra das galerias, página interativa, informações sobre botânica, zoologia, paleontologia, entomologia, mineralogia, biblioteca de imagens, etc. Não deixe de visitar a "AntCast", uma câmera que mostra ao vivo imagens de um viveiro de formigas.
Itália
  • Naturalia Zoo In the Wild
    O primeiro zoológico sem grades. Zoo virtual contendo imagens, sons e informações sem aprisionar os animais. Todas as imagens mostram os animais em seu ambiente natural. A tecnologia nos ajudando a encontrar, entender e, acima de tudo, não esquecer o fascinante mundo da natureza. (Em italiano e inglês)
Namíbia Holanda
  • Greenpeace
    Página da conhecida organização internacional que luta cotra a poluição e a destruição dos recursos naturais no mundo todo. (Em inglês, português e outras línguas).
Trinidad e Tobago
  • Emperor Valley Zoo
    O Zoológico do Vale do Imperador se orgulha em ser o melhor da região em termos de infraestrutura e recursos humanos. Também é a única instituição local a obter sucesso na reprodução de um grande número de animais da fauna regional, tais como ocelotes, pacas, lontras, araras azuis, papagaios de asas alaranjadas, cocricos, pecaris e iguanas.

O Museu de História Natural "Prof. Luiz Trajano da Silva" não avaliza estes "sites"; eles são oferecidos apenas com propósitos informativos.

Voltar à página anterior  Voltar ao início desta página

Denuncie a pornografia infantil na Internet