Campus de Cornélio Procópio
Cornélio Procópio, 15 de abril de 2015
Agendados palestrantes para o II Sellitcon (25 a 27 de maio)
 

O II SELLITCON -- Seminário de Estudos Literários e Literatura e Literatura Contemporânea, marcado para realizar-se de 25 a 27 de maio, já tem renomados palestrantes agendados para trazerem seus conhecimentos aos participantes desse evento bienal.

O acontecimento de número dois o I SELLITCON -- Seminário de Estudos Literários e Literatura e Literatura Contemporânea -- mantém o objetivo de fomentar a troca de experiências com pesquisadores de outras instituições de ensino superior e de Centros de Pesquisa, além de propiciar, aos próprios pesquisadores e, sobretudo, aos discentes, formação complementar e atualização bibliográfica e metodológica mediante esse contato direto com os especialistas da área.

A abertura será feita pelo Dr. Miguel Sanches Neto, docente da UEPG, crítico literário e escritor, nativo da vizinha Bela Vista do Paraíso. Miguel é responsável por uma coluna semanal no jornal Gazeta do Povo, de Curitiba, publicando artigos sobre literatura, e tem contribuído com outros veículos de comunicação como: O Estado de São Paulo, Jornal da Tarde, Jornal do Brasil, República, Bravo!, Poesia Sempre e D`Pontaponta. Escritor com larga trajetória, Miguel Sanches revela por que, apesar de tantos obstáculos, o ser humano ainda persegue a escrita. Porque há algo que nos coloca um osso na garganta. Escrever é tirar este osso. (Mais informações aqui.)

A palestra seguinte será proferida pelo professor Paulo Roberto Tonani, Doutor em Estudos de Literatura (2010, PUC-Rio), com a Tese "Escritos à margem, a presença de autores de periferia na cena literária

contemporânea". Desde 2010, recebe Bolsa de Pós-Doutorado pela Faperj. É autor de vários artigos acadêmicos publicados em diferentes periódicos espe- cializados. Seus principais interesses de pesquisa são: representação urbana; Literatura Brasileira Contemporânea; formas de representação de territórios marginais; formas de autorrepresentação de sujeitos minoritários; estudos culturais; teorias pós-coloniais; e produtos discursivos marginais. (Mais informações aqui.)

Encerrando o II SELLITCON, em 27/5/15, a palestra sobre literatura de autoria feminina contemporânea, com a Dra. Luzia Osana Zolin, professora associada da Universidade Estadual de Maringá. É coordenadora do grupo de pesquisa Literatura de autoria feminina brasileira - (LAFEB), e editora associada da Revista Acta scientiarum - language and culture. Publicou os livros "Teoria literária: abordagens estéticas e tendências contemporâneas" (com Thomas Bonnici, Eduem); "Desconstruindo a opressão: a imagem da mulher em A república dos sonhos, de Nélida Piñon" (Eduem); "Deslocamentos da escritora brasileira" (com Carlos Magno Gomes, Eduem). (Mais informações aqui.)

Acompanhe novidades e atualizaçõe que serão publicadas na página do evento no Facebook.

Fonte: CLCA