Cornélio Procópio, 12 de julho de 2015
Contagem regressiva para Plutão de corpo inteiro
Faltam 2 dias e algumas horas...

Desde 19 de janeiro de 2006, a sonda espacial Novos Horizontes está correndo velozmente no espaço sideral para alcançar Plutão, nosso longínquo vizinho. Agora, faltam menos de 3 milhões de quilômetros para chegar ao planeta anão.

Nova imagem de Plutão, tomada em 14 de julho, a 12,5 mil quilômetros — a mais detalhada enviado pela sonda

A nave Novos Horizontes conseguiu se manter ativa por tanto tempo porque é energizada por um Gerador de Radioisótopo (Radio Isotope Generator), semelhante ao usado como fonte de energia no rover Curiosity, porque a energia solar que chega a essa enorme distância de mais de 4 bilhões de quilômetros é muito fraca . Plutão dista 31,9 UA da Terra, ou seja, 4 bilhões,772 milhões e 240 mil quilômetros.

Posição atual da sonda Novos Horizontes em sua trajetória planejada. A linha verde é a trajetória percorrida desde o lançamento; a vermelha, é a futura.

Essa passagem com tanta proximidade permitirá a obtenção acurada de muitas das mais básicas informações sobre Plutão: composição, tipo de superfície,

Acompanhe a sonda rumo a Plutão, minuto a minuto: JHUAPL

Visão perpendicular da posição atual da Novos Horizontes e sua trajetória.

atmosfera e outras semelhantes. Depois de Plutão, a nave entrará nas profundezas do espaço enquanto voa em direção à Núvem de Oort e, depois de cerca de 30 anos, estará ingressando no espaço interestelar.

Ilustração artística da sonda se aproximando de Plutão e de sua maior lua, Caronte. <br /><span style='font-size:7pt'>(Crédito: Johns Hopkins University Applied Physics Laboratory/Southwest Research Institute - JHUAPL/SwRI)</span>

A tensão e a empolgação aumentam rapidamente conforme novas imagens de Plutão e de sua lua, Caronte. Está muito próximo de termos informações concretas e precisas sobre nosso distante amigo de muito tempo: a sonda chegará ao ponto mais próximo de Plutão no próximo dia 14, às 7 horas e 50 minutos (hora de Brasília).

Anotações incluem figuras e inclui um globo como referência mostrando a orientação do eixo do planeta, com o equador e o meridiano central em destaque

O que é UA? – UA é Unidade Astronômica e corresponde à distância média entre o Sol e a Terra, cerca de 149.6 milhões de quilômetros.

Fotos e texto traduzido de JHUAPL, NASA e Skeptoid

Animação da missão completa: da Terra a Plutão