Campus de Cornélio Procópio
Cornélio Procópio, 31 de julho de 2015
Leitura: destaques de publicações culturais e científicas
Um enxame ordenado

Pesquisa Fapesp
Edição 233
Julho de 2015

Alguém que se perder pelo campus da Universidade de São Paulo de Ribeirão Preto e se deixar atrair pela beleza de um prédio ladeado por quatro espelhos d’água e um arbusto de amor-agarradinho na entrada pode levar um susto. Junto a esse belo jardim há um gramado com uma centena de caixas de madeira apoiadas em pequenos pedestais, como se fossem altares. O curioso que se aproximar um pouco mais vai perceber que entrou no meio de um apiário a céu aberto.

Leia mais

Ensino – O pequeno sonho da reescrita

Lingua Portuguesa
Edição 113
Março de 2015

O professor deve assumir papel de revisor ou editor e não de simples corretor ou vigia da língua, afirma Sírio Possenti

Meu pequeno sonho é que não haja mais aulas de português que não sejam de fato aulas de português. Basta de aulas para dividir palavras em sílabas, ditar com pronúncias artificiais, copiar do quadro, sublinhar substantivos, "tirar" verbos da 2ª conjugação, responder a perguntas bobas (Quem subiu a montanha?) para supostamente verificar a compreensão de frases banais como "O burrinho subiu a montanha para pastar".

Nossos alunos merecem aulas de verdade!

Leia mais

Deveria ser ilegal desperdiçar comida?

Superinteressante
Online
Junho de 2015

Ao que parece, sim. Nós produ- zimos mais alimentos do que o necessário, mas ainda temos milhões de brasileiros que não têm o que colocar no prato. Essa conta não bate justa- mente porque muitos produtos – ainda em boa qualidade – vão parar no lixo. Para acabar com o desperdício, a França acabou de aprovar uma lei que obriga os mercados a doar os alimentos não vendidos.

Leia mais

Falta de fibras para microrganismos debilita a saúde humana

Scientific American Brasil
Edição nº 154
Março de 2015

Fibras essenciais promovem manutenção microbioma intestinal saudável.

O intestino é palco de constantes guerras territoriais. Centenas de espécies bacterianas, além de fungos, archaea (microrganismos unicelulares procariotas) e vírus, lutam diariamente, competindo por recursos. Enquanto algumas empresas defendem maior consumo de probióticos, bactérias vivas benéficas, para melhorar a composição de comunidades microbiais em nosso intestino, cada vez mais pesquisas sustentam a noção de que a abordagem mais poderosa pode ser alimentar melhor as bactérias boas que já abrigamos.

Leia mais

Cultura – Os últimos dias de Roger Ebert

Moviola
Online
Novembro 2014

Quando Roger Ebert se foi ano passado, uma página do jornalismo e da história cinematográfica mundial ganhou seu epitáfio. Ebert fora o único crítico de cinema a ganhar um prêmio Pulitzer, o único representante da mídia escrita a ter uma estrelinha nas calçadas de Hollywood. Isso é um reconhecimento em vida do talento desse escritor cuja paixão maior fora o cinema – e por alguns anos a bebida. Life itself (EUA, 2014), documentário que acompanhou os últimos quatro meses de vida de Ebert, teve seu lançamento no Reino Unido neste mês de novembro [2014].

Leia mais

Is fire bad?

Geography
Vol. 13, Issue 1
Spring 2014

The number of large and severe wildfires in the United States has more than doubled in the past decade, even while there has been a decline in all fires over the past three millenia. A trio of pyro- geographers at Penn State – Jennifer Balch, Alan Taylor, and Erica Smithwick – and their students are coneducting research on fire and landscapes and ecosystems to find some answers to the dilemma of how humans can more effectively manage our complex relationship with fire.

Leia mais

Como é o céu em outros planetas?

Mundo Estranho
Edição online
Julho de 2015

Não, o céu não é azul em todo lugar. Alguns planetas têm cores e fenômenos bem diferentes do que vemos na Terra. Dá uma olhada!

Em Vênus, a atmosfera é muito densa e o Sol nem aparecer. As nuvens de ácidos fazem os astrônomos presumirem que o céu seja branco-amarelado, mas imagens das sondas Venera mostraram uma cor alaranjada. No planeta Júpiter, nas regiões de tempestades, tão comuns que se refletem nas faixas do planeta, substâncias como hidrosulfeto de amônia espalhariam tons alaranjados, avermelhados e marrons.

Leia mais

Discalculia: muito além da matemática

Profissão Mestre
Maio de 2015

A discalculia é um distúrbio neurológico que gera dificuldade no aprendizado em matemática e faz com que a criança apresente dificuldade em compreender tudo o que se relaciona a números, como fazer operações matemáticas e classificações, entender conceitos matemáticos, aplicar a matemática no cotidiano e compreender uma sequência numérica. Cerca de 5% da população sofre desse distúrbio. Antigamente, a discalculia era conhecida como dislexia numérica; hoje, sabemos que uma criança pode ter apenas discalculia. Os pesquisadores ainda estão em busca das causas e, para tanto, têm investigado diversos domínios, mas acredita-se que sejam genéticas. A discalculia atinge crianças com vários níveis de QI.

Leia mais

Tribo indígena cria completa enciclopédia de medicina

Horizonte Geográfico
Edição online
Julho de 2015

Linguagens, mitologias e costu- mes indígenas estão cada vez mais raros. São tradições, e até mesmo tribos inteiras, entrando em extinção devido ao comportamento moderno. Para manter a memória e os feitos de seu povo vivos, a tribo desenvolveu a Enciclopédia de Medicina Tradicional Matsé.

Cinco xamãs dos Matsés, do Brasil e do Peru, com o apoio do grupo de conservação Acaté, transcreveram totalmente o seu conhecimento, descrevendo como cada planta funciona e as formas para curar uma infinidade de doenças, em apenas um impresso e na língua original da tribo.

Leia mais

Dormir para lembrar

Ciência Hoje
Edição online
Julho de 2015

Tirar uma soneca após a aula pode ajudar a fixar na memória o conteúdo aprendido, diz pesquisa brasileira.

Atire a primeira pedra quem nunca tirou uma soneca depois da aula. Mas ninguém precisa se sentir culpado: a neurociência tem a desculpa perfeita para fechar os olhos e descansar após um turno cansativo na escola ou na universidade. Pesquisadores da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) concluíram que a tão valorizada soneca ajuda a consolidar as memórias do que se aprende em sala de aula. Trocando em miúdos, dormir depois da aula ajuda a reforçar o que foi aprendido e mantém a memória viva por mais tempo.

Leia mais

In Search of a Philosopher’s Stone

Archaelogy
July-August 2015

At a remote site in Turkey, archaeologists have found fragments of the ancient world’s most massive inscription.

In the winter of 1884, two young French epigraphers were exploring the ancient Greco-Roman town of Oinoanda in southwestern Turkey and made an intriguing discovery. Scattered in the well-preserved ruins on a hilltop covered in cedar trees, they found five stone fragments inscribed with writings of a then-unknown philosopher, Diogenes of Oinoanda. On one of the fragments, Diogenes explains why he committed his thoughts to stone: "The majority of people suffer from a common disease, as in a plague, with their false notions about things, and their number is increasing. [...] I wished to use this stoa to advertise publicly the [medicines] that bring salvation."

Leia mais