Campus de Cornélio Procópio
Cornélio Procópio, 21 de agosto de 2015
Ourinhos histórica tem e-book publicado pela UENP
Fatos e personagens da cidade e a relação com Norte pioneiro

Ourinhos: memórias de uma cidade paulista

"Ourinhos, memórias de uma cidade paulista", do renomado jornalista ourinhense Jefferson Del Rios, é a segunda edição, revista e ampliada pelo autor, do livro que foi lançado em 1992, sob os auspícios da Prefeitura de Ourinhos. A obra, além de registrar a história e os principais personagens da antiga Ourinhos, evoca os laços fraternais que a relacionam com Jacarezinho e o Norte Velho do Paraná.

Capítulo 1 - A origem do nome

"A odisseia do povoamento do Norte do Paraná está especial e intimamente ligada a essa cidade paulista, que foi o ponto inicial dos trilhos da Cia. Ferroviária São Paulo-Paraná, via que se constituiu na artéria pela qual fluíram vida e progresso para as novas áreas além da ponte. Muitas cidades floresceram ao longo desses trilhos e se desenvolveram com a contribuição de migrantes de inúmeros países da Europa e da Ásia, de brasileiros de Minas Gerais e de São Paulo, entre os quais os oriundos da própria Ourinhos que era a passagem obrigatória da massa humana que convergia célere para o novo eldorado. Inúmeras famílias norte-paranaenses têm suas raízes na Depois de passar por Ourinhos, o príncipe de Gales chega à Fazenda Água do Bugre, Cambará, em 1931 vibrante cidade paulista, como Zanotto, Salgueiro, Fioravanti, Moraes, Mori, Thomé, Abujamra, Fantinatti e outras". É obra de interesse, em especial para pesquisadores do povoamento e desenvolvimento de Ourinhos e do Norte do Paraná, como estudiosos do tema, professores e estudantes.

O autor, Jefferson Del Rios Vieira Neves, é jornalista profissional e Ourinhos, sua cidade natal. Em sua longa atividade na imprensa paulista, foi redator de cultura, editor,

Balsa que ligava Ourinhos ao Paraná, em 1932

crítico e correspondente em Portugal. Sua produção mais extensa está concentrada nos jornais Folha de S. Paulo (1969-1984), Diário do Comércio e Indústria, O Estado de S. Paulo e revistas IstoÉ, Vogue e BRAVO! É o autor de Bananas ao Vento – meia década de cultura e política em São Paulo (Ed. Senac) e de O Teatro de Victor Garcia – a vida sempre em jogo (Ed. Sesc). Suas críticas estão reunidas em dois volumes da Coleção Aplauso, da Imprensa Oficial. Desde a década de 1980 é crítico teatral do jornal O Estado de S. Paulo.

Ourinhos nos tempos das ruas barrentas

Para que esta obra fosse publicada, houve total apoio da reitora da UENP, Fátima Ap. da Cruz Padoan, da Dra. Vanderleia da Silva Oliveira, diretora do campus de Cornélio, do diretor do Centro de Letras, Comunicação e Artes, Dr. Thiago Alves Valente, e do professor de Literaturas de Língua Inglesa aposentado da UENP-CCP, Newton C. Braga, que foi responsável pela idealização, editoração e montagem final desta edição.

Faça o download do livro completo na
Estante Digital UENP-CCP

Desde fevereiro de 2014, este é o sexto volume publicado em forma de e-book pela UENP, disponível para download gratuito. A Biblioteca Digital conta com quinze livros e a seleção busca, principalmente, divulgar obras de valor cultural. Contamos incentivar nossos professores para contribuir com sua produção original para a expansão desta biblioteca digital e a difusão do conhecimento e da cultura para todos, e, de modo especial, para a comunidade acadêmica.