Campus de Cornélio Procópio
Cornélio Procópio, 31 de agosto de 2015
Hoje tem teatro no Campus de Cornélio
Apresentação será às 20 horas

A XI Mostra de Teatro de Jacarezinho – EnCena - está chegando aos campi da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP). Nesta segunda-feira, 31, às 20 horas, o Campus de Cornélio Procópio receberá a peça "Este Lado para Cima - Isto não é um espetáculo", da Brava Companhia (São Paulo). Na terça-feira, 1° de setembro, é a vez do Campus Luiz Meneghel, de Bandeirantes, receber o mesmo espetáculo, às 16h. Também na terça-feira, fechando a programação do EnCena 2015, o Campus de Jacarezinho (CCHE/CLCA) receberá, às 20h, a peça "O Baile dos Anastácio", da Companhia Oigalê, do Rio Grande do Sul. Os espetáculos são gratuitos.

A peça “Este Lado para Cima” conta a história do surgimento de mais uma cidade – que está fundamentada pela ordem e pelo progresso - e dos seus habitantes que vivem em razão do trabalho e sonhando com um futuro de felicidade. O espetáculo acontece até que uma crise, causada pelos seus próprios dirigentes, abate-se sobre essa metrópole, ameaçando a ordem estabelecida e obrigando a criação do "mais avançado artefato da tecnologia humana", a bolha, que do céu vigiará tudo e todos, para manter as coisas como sempre foram. O espetáculo discute, com um humor anárquico, o poder do mercado e o controle das relações humanas exercidas por ele.

Já a peça "O Baile dos Anastácio" é uma parábola, um baile repleto de músicas, encontros, desencontros, peleias, danças e namoros, de forma divertida, dinâmica e bem humorada, sobre a devastação ambiental e os jogos de

Cena de “Este Lado para Cima - Isto não é um espetáculo”

interesses em torno da terra. O espetáculo utiliza como metáfora o casamento arranjado que ignora o desejo da mulher. O foco central é o desejo de Riograndino Anastácio e sua esposa, Minuana, de quererem casar a filha, Maria Pampiana. Para efetivar tal desejo, os pais buscam um pretendente cujos dotes podem impulsionar os negócios da família.

SERVIÇO

Peça: “Este lado Para Cima”
Quando: 31 de agosto (Campus de Cornélio Procópio, PR 160, Km 0, saída para Leópolis)

1º de setembro (Campus Luiz Meneghel, Bandeirantes, em frente ao prédio central).

Peça: "O Baile dos Anastácio"
Quando: 1º de setembro (Campus de Jacarezinho, CCHE/CLCA).

Fonte: Comunicação Social (Reitoria)