Cornélio Procópio, 20 de outubro de 2015
Deputados pedirão liberação de verbas do orçamento da UENP
Uma luz no fim do túnel?

Os deputados estaduais Tercilio Turini e Evandro Araújo, da Comissão de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior da Assembleia Legislativa, vão pedir o apoio da liderança do governo e demais parlamentares para Prof. Fabiano, vice-reitor, expondo a situação da instituiçãoconseguir a liberação urgente de recursos para a Universidade Estadual do Norte do Paraná. A instituição corre o risco de ter que suspender diversas atividades e atendimentos à comunidade por falta de dinheiro para pagamento de serviços terceirizados.

Os dirigentes informaram que, dos R$ 10,5 milhões previstos em orçamento para custeio no ano de 2015, a UENP recebeu R$ 5,4 milhões do governo do Estado. “Não temos como fechar o mês de setembro, que já passou. Profa. Vanderleia reforça explanaçãoQuanto ao último trimestre, não sabemos o que vai acontecer. É impossível chegarmos ao final do ano com 50% a menos de repasses”, alertou o reitor em exercício, professor Fabiano Gonçalves Costa. E acrescentou que a Universidade depende de funcionários terceirizados para manter diversos serviços. “Sem pagar esses contratos, a universidade não tem como funcionar. A situação é grave.”

Também foi exposta a necessidade de contratação

de docentes e agentes universitários, além da ampliação do espaço físico nos campi, Jacarezinho, Cornélio Procópio e Bandeirantes. Para poder atender a grande demanda, o planejamento de expansão da UENP precisa de R$ 18 milhões, em uma primeira etapa, com a construção de laboratórios, salas de aula, bibliotecas, clínicas, núcleo desportivo e restaurante universitário.

Deputado estadual Tercílio Turini

Tercilio Turini e Evandro Araújo se comprometeram a levar à Secretaria de Fazenda do Paraná a demanda emergencial de liberação de recursos de custeio e, com apoio de todos os membros da Comissão de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, tentar incluir no orçamento do Estado de 2016 emenda prevendo mais verbas para custeio e investimentos.

Deputado estadual Evandro Araújo

Participaram do encontro, além dos deputados, o vice-reitor Fabiano Gonçalves Costa – que está à frente da instituição devido à licença da reitora Fátima Aparecida da Cruz Padoan –, pró-reitores, diretores dos campi, professores, servidores e alunos. Os deputados buscam reunir informações sobre as dificuldades, necessidades e projetos das instituições de ensino superior mantidas pelo governo do Paraná.

Fontes: Comunicação Social UENP,
Dep. Tercílio Turini e Dep. Evandro Araújo