Cornélio Procópio, 4 de novembro de 2015
Aprovado pelo MEC o Mestrado Profissional em Ensino da UENP

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES, órgão do Ministério da Educação, aprovou o Programa de Pós-Graduação em Ensino (Mestrado Profissional) da Universidade Estadual do Norte do Paraná, o único da área no país homologado na 160ª Reunião do Conselho Técnico-Científico da Educação Superior.

O Programa de Mestrado Profissional em Ensino da UENP é uma proposição dos docentes Dr. Lucken Bueno Lucas, Dra. Simone Luccas e Me. Rudolph dos Santos Gomes Pereira, das áreas de Ciências Biológicas e de Matemática, do Centro de Ciências Humanas e da Educação do Campus de Cornélio Procópio.

Este mestrado está concentrado em ensino, ciência e tecnologia, contemplando as linhas de pesquisa: “Ensino e Aprendizagem em Ciências Naturais e Matemática” e “Formação Docente, Recursos Tecnológicos e Linguagens”. Ele tem como objetivo a qualificação profissional de docentes para atuar em diferentes níveis de ensino (Educação Básica e Ensino Superior), mediante o desenvolvimento de pesquisas e propostas pedagógicas voltadas à prática docente em espaços formais e não formais de aprendizagem.

Seus propositores consideram o Programa como um componente essencial para atender às demandas regionais

UENP-Campus de Cornélio Procópio: aqui será o Mestrado Profissional - Foto: Thiago Ângelo

de capacitação docente e para possibilitar um diálogo multi e interdisciplinar, proporcionando a formação reflexiva, crítica e inovadora.

Poderão participar do Programa os graduados nas áreas de Física, Química, Biologia, Matemática, Geociências, Informática, Ciências da Saúde e Ciências Sociais Aplicadas, e os profissionais de outros áreas de formação que atuem ou queiram atuar profissionalmente na docência. As atividades terão início em 2016 e serão ofertadas 13 vagas, com processo seletivo específico. As aulas serão na UENP, Campus de Cornélio Procópio.

O programa contará com a participação de professores dos três campi da UENP e também da Universidade Federal do Paraná (Campus de Jandaia do Sul):

Annecy Tojeiro Giordani (UENP-CLM);
Antônio Stabelini Neto (UENP-CJ);
Carlos César Garcia Freitas (UENP-CCP);
João Coelho Neto (UENP-CCP);
Letícia Jovelina Storto (UENP-CCP);
Lucken Bueno Lucas (UENP-CCP);
Marília Bazan Blanco (UENP-CCP);
Marlize Spagolla Bernardelli (UENP-CCP);
Priscila Caroza Frasson Costa (UENP-CLM);
Rodrigo de Souza Poletto (UENP-CCP)
Selma dos Santos Rosa (UFPR);
Simone Luccas (UENP-CCP) e
William Júnior do Nascimento (UFPR).

Os proponentes do Programa agradecem o apoio e o incentivo da reitora Fátima Aparecida da Cruz Padoan, do vice-reitor Fabiano Gonçalves Costa, da diretora Vanderléia da Silva Oliveira, do Campus de Cornélio Procópio, e da pró-reitora Teresinha Esteves da Silveira Reis, de Pesquisa e Pós-Graduação, para a consecução dessa importante aquisição para a UENP.

Fonte: Comunicação Social (Reitoria)