Campus de Cornélio Procópio
Cornélio Procópio, 18 de novembro de 2015
UENP-CCP presente no V SIMELP, em Lecce, na Itália
Doutoras Ana Paula e Eliana apresentaram trabalhos

As professoras Dra. Ana Paula Franco Nobile Brandileone e Dra. Eliana Merlin Deganutti de Barros, do Centro de Letras Comunicação e Artes, do Campus de Cornélio Procópio, participaram de 8 a 11 de outubro do V Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa (SIMELP), organizado pela Universidade de Salento, em Lecce, na Itália.

Na ocasião, a Dra. Ana Paula participou de dois grupos de trabalhos, proferindo comunicações: “Letramento Literário e Formação de Leitores” e “Terrorismo Literário: Manifesto da Literatura Marginal”. Na primeira, apresentou um recorte das atividades que orientam o subprojeto “Letramentos nas escolas: práticas de leitura e produção textual”, do Programa Institucional de Iniciação à Docência (PIBIB), desenvolvido em parceria com a Dra. Vanderleia da Silva Oliveira.

No segundo, a professora discutiu aspectos pertinentes a seu projeto de pesquisa que centra-se na investigação de um tema que tem se destacado na narrativa brasileira contemporânea: a representação da realidade marginal e periférica.

Já a Dra. Eliana Deganutti expôs o trabalho “A didatização do jornal impresso num contexto de formação docente”, como parte do simpósio “Gêneros, Mídias e Ensino de Português como Língua Materna”, ministrado pelos professores Adair Bonini, da Universidade Federal de Santa Catarina, e Adair Vieira Gonçalves, da Universidade Federal da Grande Dourados. A professora Eliana discutiu os resultados do projeto de pesquisa “Gêneros do jornal como objetos de transposição didática”, inserido no Grupo de Pesquisa Diálogos Linguísticos e Ensino (DIALE – CNPq/UENP).

O Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa foi realizado pela primeira vez em um país em

que a Língua Portuguesa não é língua oficial. Segundo os organizadores, a escolha da Itália como sede não foi casual, pois, desde a primeira edição do evento, ocorrida em 2008, foi constatado crescente interesse pelo ensino e, consequentemente, significativa pesquisa do Português como idioma estrangeiro.

Fonte: Comunicação Social UENP

Prof. Dra. Ana Paula Franco Nobile Brandileone em uma entrada da Universidade de Salento
Teatro Paisiello, na cidade de Lecce
Dra. Ana Paula durante apresentação
Prof. Dra. Eliana entre participantes do simpósio
Dra. Eliana conhecendo a praça Sant'Oronzo, em Lecce, cidade fundada cerca de 12 séculos antes de Cristo