Cornélio Procópio, 18 de novembro de 2015
UENP-CCP presente no V SIMELP, em Lecce, na Itália
Doutoras Ana Paula e Eliana apresentaram trabalhos

As professoras Dra. Ana Paula Franco Nobile Brandileone e Dra. Eliana Merlin Deganutti de Barros, do Centro de Letras Comunicação e Artes, do Campus de Cornélio Procópio, participaram de 8 a 11 de outubro do V Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa (SIMELP), organizado pela Universidade de Salento, em Lecce, na Itália.

Na ocasião, a Dra. Ana Paula participou de dois grupos de trabalhos, proferindo comunicações: “Letramento Literário e Formação de Leitores” e “Terrorismo Literário: Manifesto da Literatura Marginal”. Na primeira, apresentou um recorte das atividades que orientam o subprojeto “Letramentos nas escolas: práticas de leitura e produção textual”, do Programa Institucional de Iniciação à Docência (PIBIB), desenvolvido em parceria com a Dra. Vanderleia da Silva Oliveira.

No segundo, a professora discutiu aspectos pertinentes a seu projeto de pesquisa que centra-se na investigação de um tema que tem se destacado na narrativa brasileira contemporânea: a representação da realidade marginal e periférica.

Já a Dra. Eliana Deganutti expôs o trabalho “A didatização do jornal impresso num contexto de formação docente”, como parte do simpósio “Gêneros, Mídias e Ensino de Português como Língua Materna”, ministrado pelos professores Adair Bonini, da Universidade Federal de Santa Catarina, e Adair Vieira Gonçalves, da Universidade Federal da Grande Dourados. A professora Eliana discutiu os resultados do projeto de pesquisa “Gêneros do jornal como objetos de transposição didática”, inserido no Grupo de Pesquisa Diálogos Linguísticos e Ensino (DIALE – CNPq/UENP).

O Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa foi realizado pela primeira vez em um país em

que a Língua Portuguesa não é língua oficial. Segundo os organizadores, a escolha da Itália como sede não foi casual, pois, desde a primeira edição do evento, ocorrida em 2008, foi constatado crescente interesse pelo ensino e, consequentemente, significativa pesquisa do Português como idioma estrangeiro.

Fonte: Comunicação Social UENP

Prof. Dra. Ana Paula Franco Nobile Brandileone em uma entrada da Universidade de Salento
Teatro Paisiello, na cidade de Lecce
Dra. Ana Paula durante apresentação