Cornélio Procópio, 26 de novembro de 2015
Professores da UENP-CCP tem trabalho premiado em Natal, RN

Em Natal, no estado do Rio Grande do Norte, os professores Marília Bazan Blanco e João Coelho Neto, ambos do Centro de Ciências Humanas e da Educação da UENP-CCP, participaram do XIV Congresso da Sociedade Brasileira de Neuropsicologia, de 19 a 21 de novembro. Estiveram presentes no congresso grandes nomes da Neuropsicologia do nosso país, como o Dr. Leandro Fernandes Malloy-Diniz, Dr. Ramon Cosenza e Dr. Fernando Gomes Pinto, além de convidados internacionais, Meryl Butters, da Universidade de Pittsburgh, e Gordon Chelune e Yana Suchy, Universidade de Utah. A próxima edição do congresso será em Brasília, em novembro do próximo ano.

Dr. João Coelho Neto, Dra. Marília Bazan Blanco e o trabalho premiado

Nesse importante evento, foi destaque o trabalho Percepção dos alunos de Licenciatura em Matemática acerca das habilidades cognitivas desenvolvidas por meio de jogos eletrônicos educacionais, dos professores da UENP-CCP, Dr. João Coelho Neto, do colegiado de Matemática, Dra. Marília Bazan Blanco e Ma. Roberta Negrão de Araújo, do colegiado de Pedagogia, que foi agraciado com o Prêmio de Melhor Trabalho do XIV Congresso da Sociedade Brasileira de Neuropsicologia.

Entre os professores João e Marília, Thiago Strahler Rivero, Secretário da Sociedade Brasileira de Neuropsicologia

O trabalho utilizou, como abordagem metodológica, a pesquisa exploratória com 17 alunos, por meio de um questionário semiestruturado. Dentre as habilidades identificadas como potencialmente desenvolvidas, foram apontadas: percepção (82%); atenção (82%); raciocínio (71%); memória (65%); criatividade (59%); resolução de problemas (47%); coordenação motora (35%); orientação espacial e temporal (35%); lateralidade (15%) e linguagem (12%); 24% da clientela indicaram que houve melhora em todas as habilidades. Em relação aos jogos já

utilizados, 23% afirmou já ter utilizado a Torre de Hanói, sugerindo que este jogo favorece o desenvolvimento da atenção, raciocínio e coordenação motora. Interessante observar que, mesmo os entrevistados sendo alunos que já Outro trabalho dos professorestiveram contato com o uso desse recurso em disciplinas do curso, somente uma pequena parcela de entrevistados mencionou a linguagem e a lateralidade como habilidades que podem ser desenvolvidas por meio dos jogos. O resultado evidenciou a importância de se trabalhar nas licenciaturas o uso deste recurso durante as aulas.

Ainda sobre a Dra. Marília Bazan Blanco

A professora Marília recebeu menção honrosa do prêmio Carolina Martuscelli Bori, importante láurea na área da Psicologia, pela relevância de sua tese defendida recentemente no programa de pós-graduação em Psicologia da Universidade Federal de São Carlos.

A homenagem aconteceu durante a 45ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia, no final de outubro, em Belo Horizonte, pelo pesquisa “Efeitos do enriquecimento ambiental e das reexposições a situação de lembrança na sensibilização comportamental em um modelo animal de Transtorno de Estresse Pós-Traumático”, que apresenta um resultado parcial da tese.

A professora explica que o enriquecimento ambiental é um procedimento não farmacológico que têm-se mostrado eficaz em alguns modelos animais de TEPT. “O estudo realizado avaliou os efeitos do enriquecimento ambiental na sensibilização comportamental em camundongos submetidos a um modelo de TEPT, com diferentes reexposições à Situação de Lembrança (SL)”, relata Marília. "Estudos como esse podem auxiliar no entendimento do transtorno, assim como no desenvolvimento de tratamentos mais eficazes."

Fonte: Comunicação Social UENP

Banner do XIV Congresso da SBNp