Cornélio Procópio, 25 de fevereiro de 2016
Professora Vanderleia participa de simpósio em Portugal

Doutora Vanderleia Silva Oliveira, professora do Centro de Letras, Comunicações e Artes, da UENP-CCP, participou do V Simpósio Internacional de Ensino de Língua Portuguesa e V Fórum Íbero-Americano de Literacias, realizado pela Universidade do Minho, em Braga, de 28 a 30 de janeiro, no Campus de Gualtar. A professora proferiu a comunicação “Letramento literário e formação continuada de professores”, como parte do simpósio “Formação de professores de língua e literatura: políticas e programas”

Profa. Vanderleia da Silva Oliveira

A apresentação advém das muitas pesquisas que foram realizadas no projeto do Eixo 1 – Letramento literário, do PIBID-CAPES, coordenado pela Doutora Ana Paula Franco Nobile Brandileone, em que colaboram a Dra. Vanderléia e bolsistas de supervisão e de iniciação à docência, em que o foco é o desenvolvimento de intervenções voltadas para leitura literária e formação de professores.

A quinta edição do evento teve novamente lugar em Portugal, cabendo sua organização ao Instituto de Educação da Universidade do Minho, que tem forte tradição na formação de professores de Português e com trabalho de

investigação reconhecido no domínio de sua Didática. O SIELP tem como objetivo promover uma reflexão em torno do ensino de Língua Portuguesa, configurando-se como mais um espaço de discussão e circulação de ideias e trabalhos que fundamentam as principais linhas de investigação que compõem as áreas desse ensino. Associado ao V SIELP terá lugar o V Fórum Ibero-Americano de Literacias, projeto que teve origem na Universidade do Minho em 2009, por ocasião da 16ª Conferência Europeia de Leitura.

Clique nas imagens para ampliar