Cornélio Procópio, 27 de fevereiro de 2016
Prof. Orlando Fonseca, do CCSA, da UENP-CCP, se aposenta

No último dia 26, o estimado professor do Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Orlando Batista da Fonseca, fez sua última participação em sala de aula. Após muitos anos de dedicação ao magistério e ao engrandecimento do curso de Ciências Econômicas da UENP-CCP, professor Orlando recebe merecida aposentadoria.

Durante os anos em que lecionou na UENP-CCP, desde a época em que se denominava Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras de C. Procópio, inúmeros alunos foram orientados sob sua responsabilidade, amigos foram feitos e o relacionamento quase diário com os colegas de profissão deixaram sua marca. Verdade seja dita: aposentadoria significa um afastamento do ambiente de trabalho e da convivência quase diária com muitas pessoas, mas ninguém se aposenta dos amigos e, sem mais nem menos, abandona a profissão que vivenciou em boa parte da existência. Com certeza, o professor Orlando voltará a estar presente em nossa instituição, em ocasiões especiais e sempre que a saudade apertar.

Em nome da Direção, o professor Roberto Sérgio Ferreira, diretor em exercício, declarou em reconhecimento: "Parabéns, meu amigo, tenha certeza de que cumpriu sua missão e contribuiu muito com nossa saudosa FAFICOP e nossa querida UENP. Seja muito feliz em sua merecida aposentadoria e, claro, curta a vida, grande mestre."

"Meu último dia de aula na Universidade Estadual do Norte do Paraná. Chegou o dia da minha aposentadoria.

Agora, é só curtir a vida. Nunca me esqueço do primeiro dia de aula e nem da primeira turma", manifestou-se o docente, emocionado, "assim como também não me esquecerei do último dia e desta turma. Muito obrigado a todos."

Edson Augusto Souza, um dos mais antigos funcionários da Universidade, foi companheiro da lide cotidiana e dos altos e baixos da instituição: "Professor Orlando, com quem tive a honra de conviver neste 34 anos que também estou na antiga FAFICP, hoje UENP, tenha a certeza de que seu cabedal de experiência e as conversas do dia à dia só podem enaltecê-lo."

"Parabéns, professor, aqui vai meu muito obrigada por passar um pouco de seu conhecimento para mim e tantos outros alunos. Saiba que tudo vai ser muito válido!", é a mensagem ao mestre de uma de suas alunas, a acadêmica Letícia Fernandes, que conclui com um convite: "E, quando puder, venha nos visitar na UENP."