Cornélio Procópio, 20 de abril de 2016
Profa. Roseli discute formação acadêmica em Congresso nacional
O evento, promovido pela UNESP, aconteceu em Águas de Lindóia.

A professora Roseli de Cássia Afonso, do curso de Pedagogia da UENP, Campus de Cornélio Procópio, participou nos dias 11 a 13 de abril do III Congresso Nacional de Formação de Professores e XIII Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores, que teve como tema “Profissão de Professor: cenários, tensões e perspectivas”.

O evento promovido pela Universidade Estadual Paulista “Julio de Mesquita Filho” (UNESP) teve como objetivo abrir espaços para análises e perspectivas relativas ao cenário educacional, em sua relação com a formação inicial e continuada de professores, bem como para reflexões sobre as tensões nesse campo de ação e de conhecimentos.

Durante o evento, a professora Roseli apresentou o trabalho “A universidade e a formação de professores da Educação Infantil: relato de uma experiência de formação”. Esta apresentação concluiu as atividades do Projeto de Pesquisa “Memórias e Histórias sobre a Infância e Educação Infantil: um estudo das ações pedagógicas”, realizado com as acadêmicas do curso de Pedagogia do campus de Jacarezinho. A pesquisa resultou em sete monografias de conclusão de curso e no I Simpósio "Formação do educador infantil diante dos desafios contemporâneos”. Este evento foi promovido pelo Grupo de Pesquisa “Politéia” e pelo Colegiado de Pedagogia do CCHE-CJ.

O projeto buscou aprofundar temas referentes à infância, à criança e às práticas docente da Educação Infantil, utilizando o Arco de Maguerez como metodologia de

Professora Roseli de Cássia Afonso

pesquisa. No desenvolvimento das atividades, foram realizadas pesquisas de campo em dez escolas municipais de Educação Infantil, com coleta de dados e entrevista semiestruturada, elaborada em categorias.

A intenção da atividade era envolver as acadêmicas do curso de Pedagogia em projetos de pesquisa que pudessem cada vez mais exercitar ações de intervenção pedagógica nas escolas participantes, objetivo plenamente alcançado pela professora. “Com ações significativas para contribuir com a formação do futuro professor de Educação Infantil, realizamos um evento que fomentou discussões e reflexões sobre a formação docente, a prática de pesquisa e práticas de intervenção pedagógica durante o processo de formação inicial, o qual corroborou para avançar nas ações que promovam uma qualidade de formação do professor da Educação Infantil”, finaliza Roseli.

Fonte: Comunicação Social da UENP

Clique nas imagens para ampliar