Campus de Cornélio Procópio
Cornélio Procópio, 29 de abril de 2016
Leitura: destaques de publicações culturais e científicas
Parques urbanos: áreas verdes dentro das grandes cidades contribuem para o bem-estar de todos

National Geographic Brasil
Edição 193
Abril de 2016

É ótima a sensação de não estar exatamente perdido – mas sem poder ser achado. Abro caminho pelo mato, acompanhando um riacho sem nome no nordeste de Ohio, e passo por cima de árvores caídas na travessia de uma ravina de rocha argilosa. A água leitosa de tanto lodo escorre em minúsculas cascatas. O sol dança na correnteza e na madeira dos troncos. Tiro as botas, e a lama das poças entra fria nos dedos dos pés. A distância, logo depois do morro, o som da cidade vem e vai. A civilização está tão perto mas parece distante, e é nessa ambivalência que reside o fascínio de um parque urbano.

Leia mais

Relações humanas na escola

Profissão Mestre
Edição Online
Abril de 2016

Um relacionamento positivo e envolvente entre educadores e alunos é fundamental para o aprendizado

“Eles não me pagam para gostar das crianças. Eles me pagam para ensinar a lição. As crianças devem aprender. Eu devo ensinar. Caso encerrado”. Rita Pierson, educadora norte-americana que lecionou durante 40 anos, não conseguiu ficar quieta ao ouvir essa declaração de uma colega. Em sua palestra, Rita conta que respondeu: “Crianças não aprendem com pessoas das quais elas não gostam”, deixando claro que, com essa postura, a professora em questão não estava fazendo o que foi paga para fazer: a missão dela era ensinar, mas, como não se preocupava em se relacionar com os alunos, dificilmente atingiria os resultados esperados. Assim como a colega citada por Rita, muitos professores entram em sala de aula operando no “modo automático”, repassando o conteúdo programático sem interagir com os alunos e sem se preocupar em cultivar um relacionamento com eles.

Leia mais

Embalagens verdes

Pesquisa Fapesp
Edição 242
Abril de 2016

Frutas e legumes são matéria-prima de plásticos que protegem alimentos e são comestíveis.

Imaginar um futuro com embalagens plásticas comestíveis, que podem fazer parte de sopas e sucos sem causar mal à saúde, não é estar descolado da realidade. Novas possibilidades de armazenagem de alimentos que evitem o descarte pós-consumo das embalagens e ainda ajudam a nutrir os consumidores estão se concretizando de forma experimental em laboratórios de universidades e centros de pesquisa. No Brasil, a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) estuda novos materiais que poderão ser transformados em embalagens ou mesmo ingredientes alimentícios.

Leia mais ou faça download do texto em PDF

Ciência básica é essencial para avanço do conhecimento

ComCiência
Online
Abril de 2016

Essa semana, o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin criticou a Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), principal financiadora de pesquisa do Estado, por investir em “projetos acadêmicos sem nenhuma relevância”, ou seja, sem utilidade prática. Sua fala se referia a sua crença de que poucos são os investimentos em estudos, por exemplo, contra o zika vírus ou vacinas contra a dengue.

Esse fato trouxe à tona o debate sobre a utilidade do conhecimento científico. A ciência é útil – mas isso não significa que tenha aplicabilidade direta e imediata, já que está continuamente se transformando e evoluindo. Cada vez que uma pergunta é respondida, uma nova surge e, assim, a ciência avança. Momentos como “Eureka!” ou “É isso!”, normalmente associados à atividade científica, são extremamente raros, e invariavelmente geram mais euforia por incentivarem novas perguntas desafiadoras do que um fim em si mesmo.

Leia mais

O mundo em negativo de Franz Kafka

Cândido
Edição 57
Abril de 2016

O poeta e ensaísta João Manuel Simões analisa como o autor tcheco se valeu do silêncio e da solidão para criar sua monumental obra.

Como escrever um romance, um grande romance, capaz de resistir ao influxo corrosivo do tempo? Como concebê-lo, nas suas coordenadas estruturais, nos seus parâmetros definidores? Como arquitetá-lo, no tempo e no espaço, injetando-lhe sangue, impregnando-o de nervos, infundindo-lhe vida autêntica? Para isso, “não é necessário que saias de casa. Fica à tua mesa e conta. Não contes, sequer — espera somente. Nem esperes, apenas — fica absolutamente silencioso e só”.

Leia mais

The Lost City of Cambodia

Smithsonian.com
Online
August 2016

Deep in the jungles of southeast Asia, archaeologists have rediscovered the remains of an invisible kingdom that may have been the template for Angkor Wat.

Chevance checks the coordinates. “You can see that the vegetation here is very green, and the plants are different from the ones we have seen,” he says. “That’s an indication of a permanent water source.”

Seconds later, as if on cue, the ground beneath our feet gives way, and we sink into a three-foot-deep muddy pool. Chevance, a lanky 41-year-old dressed in olive drab and toting a black backpack, smiles triumphantly. We are quite possibly the first human beings to set foot in this square-shaped, man-made reservoir in more than 1,000 years.

Leia mais

Benefício inusitado da amamentação

Ciência Hoje
Edição 335
Abril de 2016

O intestino humano é havitado por centenas de espécies diferentes de bactérias, que, além de nos ajudar a obter energia dos alimentos, nos protegem de infecções e estimulam nosso sistema imunológico. Por outro lado, quando essa microbiota está em desequilíbrio, graves doenças podem surgir. Apesar da importância desses micro-organismos, não sabemos ainda de onde vêm, como são adquiridos e selecionados.

Leia mais

Paumari: os benefícios alcançados tornam a técnica referência no sul do Amazonas

Horizonte Geográfico
Edição 159
2016

O pirarucu é o principal alimento e a mais importante fonte de renda da região sul do Amazonas o povo das águas consolida o manejo do pirarucu.

Os Paumaris, um povo de fala mansa e cadenciada, conhecedor do mundo aquático, deu uma grande volta por cima, reconquistou a autoestima e hoje é um exemplo a seguir quando se fala em manejo pesqueiro. Depois de um intervalo de cinco anos, os indígenas voltaram a comercializar o pirarucu, capturado nos lagos das Terras Indígenas Paumari do Lago Manissuã, Paumari do Lago Pancá e Paumari do Caniuá, no sul do estado do Amazonas.

Leia mais

A Escrita Cinematográfica de Mário de Andrade. Amar, Verbo Intransitivo, uma Lição de Amor à Literatura Brasileira

FronteiraZ
Número 15 (2015)
Abril de 2016

São analisados alguns aspectos da reconfiguração ética e estética da narrativa literária brasileira no romance Amar, verbo intransitivo (1927), de Mário de Andrade, em comparação com as transformações do cinema moderno nacional no filme Lição de Amor (1975), dirigido por Eduardo Escorel. O objetivo é perceber Mário de Andrade como mediador de discursos das vanguardas modernas adaptados ao discurso literário nacional, como a incorporação da técnica cinematográfica neste romance neorrealista que encena as configurações locais das tensões fragmentárias da cultura burguesa. (Claudio Cledson Novaes)

Leia mais ou faça download do texto em PDF

Zuckerberg e Stephen Hawking vão mandar milhares de robôs para Alpha Centauri

Superinteressante
Online
Abril de 2016

Laser vai impulsionar sondas até o sistema a quase 200 milhões de km/h.

Mark Zuckerberg quer mandar robôs para a primeira missão interestelar já realizada. O projeto recebeu o nome de Breakthrough: Starshot e quer mandar sondas para Alpha Centauri, o sistema estelar mais próximo da Terra - e quer fazer isso de um jeito nunca visto antes.

Alpha Centauri fica a 4,3 anos luz daqui. Atualmente, uma sonda como a Voyager, que atravessa o sistema solar, viaja a 1,4 milhões de quilômetros por hora, o que já é muita coisa. Mas para chegar em Alpha Centauri, levaria pelo menos 70 mil anos. Não rola.

Leia mais

Como o cérebro de um matemático se diferencia daquele de um mero mortal?

Scientific American Brasil
Online
Abril de 2016

Conceitos de matemática avançada e habilidades básicas inatas são processas pela mesma rede neuronal.

Alan Turing, Albert Einstein, Stephen Hawking, John Nash - esses mentes brilhantes nunca falham em encantar o público, mas elas também continuam elusivas. Como algumas pessoas vão de serem capazes de realizar operações aritméticas básicas para a resolução de conceitos matemáticos avançados e a capacidade de pensar em níveis de abstração que impressionam o resto da população? A neurociência começou a investigar se o cérebro de um grande matemático leva o pensamento conceitual a outro nível.

Leia mais

The World's Oldest Writing

Archeology
May/June 2016

Used by scribes for more than three millennia, cuneiform writing opens a dramatic window onto ancient Mesopotamian life.

In early 2016, hundreds of media outlets around the world reported that a set of recently deciphered ancient clay tablets revealed that Babylonian astronomers were more sophisticated than previously believed. The wedge-shaped writing on the tablets, known as cuneiform, demonstrated that these ancient stargazers used geometric calculations to predict the motion of Jupiter. Scholars had assumed it wasn’t until almost A.D. 1400 that these techniques were first employed—by English and French mathematicians. But here was proof that nearly 2,000 years earlier, ancient people were every bit as advanced as Renaissance-era scholars.

Leia mais

How can coral survive at the mouth of the Amazon?

Geographical
Online
April 2016

The surprise discovery of a 600-mile long coral reef at the mouth of the Amazon river has shocked scientists. Studying such a "marginal reef" could reveal secrets of marine life in low-light conditions.

There is a reason why we normally associate corals with clear, shallow waters. They are one half of a symbiotic relationship with zooxanthellae, a microscopic algae, which produces oxygen and other products through photosynthesis. In other words, corals need light to survive and build reefs. So how has an extensive reef been thriving in some of the muddiest waters of the world – the plume of the Amazon river?

Leia mais



Compartilhe no LinkedIn