Cornélio Procópio, 19 de maio de 2016
"Entre os Muros da Escola" é a próxima atração do CINUENP
com debate de questões que estão para além do senso comum

No próximo dia 21, sábado, acontecerá a apresentação do filme "Entre os muros da escola", com início às 8 horas, no Salão Nobre da Unidade Centro da UENP-CCP, como atividade do projeto CINUENP, com mediação dos professores Roberta e Luiz Antônio.

O projeto de extensão CINUENP - Educação, Sociedade, Indivíduo e Cinema, registrado na Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da UENP, "usa de material cinematográfico de diversos gêneros e temáticas. É proposta multidisciplinar que envolve, nesta edição de 2016, os profissionais de Pedagogia, Ciências Sociais, Administração e Filosofia. A intenção não é discutir questões corriqueiras e senso comum como se tem feito no uso de filmes em espaço escolar. Trata-se de estudar e debater questões que estão para além do senso comum", informa o professor Luiz Antônio de Oliveira, que é seu coordenador.

"Assim o faremos no visionamento e discussão do filme Entre os Muros da Escola, no próximo sábado, ao propor o tema 'A dimensão não consciente do professor da escola pública na sociedade contemporânea'. Nesse sentido, comentaremos o filme a partir dos conceitos de exílio, multiculturalismo, jogos de linguagem e zona de contato, zonas da exclusão. Tais referenciais encontramos em Said (2003) e Canclini |(2005)."

Entre os Muros da Escola (Entre les Murs) é um filme francês vencedor da Palma de Ouro do Festival de Cannes em 2008. A história baseia-se em livro homônimo. O diretor Laurent Cantet convidou o autor do livro a estrelar o filme juntamente com um elenco formado por não-atores. Durante sete semanas, as filmagens aconteceram no interior de uma escola no subúrbio de Paris. O resultado foi um filme exibido nos cinemas de quarenta e quatro países, entre maio de 2008 e agosto de 2009, e presente em quatorze festivais de cinema.

Também ganhou outros prêmios: Melhor Fotografia em Filme Estrangeiro, no Image Awards, Melhor Roteiro Adaptado, no Cesar Awards, Melhor Filme e World Audience Award, no Lumière Awards, Melhor Filme, no Étoiles d'Or, todos no ano de 2009.

O enredo, baseado no livro do escritor e professor François Bégaudeau, procura retratar a ficção com o máximo de autenticidade:

"O professor François Marin e seus colegas estão se preparando para mais um ano letivo na escola onde lecionam, um colégio de clientela inter-racial localizado na cidade de Paris. Os professores conversam entre si sobre

seus próximos alunos, tanto os bons quanto os maus. Os docentes, coletivamente, querem inspirar seus alunos, mas cada professor é um indivíduo que fará as coisas a seu próprio modo para alcançar os resultados que almejam. Também possuem pontos de vista diferentes em relação aos próprios estudantes e sobre qual o melhor modo de encorajá-los e discipliná-los. A direção da escola procura ser a mais justa possível, o que inclui ter representantes dos estudantes participando da comissão de avaliação."

"A turma de Marin desse ano, composta de jovens de 14 e 15 anos, não é diferente daquela do ano anterior, embora seus nomes e rostos tenham mudado. Marin tenta envolver seus estudantes, algumas vezes com sucesso e outras resultando em fracassos clamorosos. Mesmo a boa vontade de Marin tem seus limites, o que pode resultar em atitudes que ele provavelmente admitiria a si próprio estarem erradas. Mas, depois de tudo dito e feito, tem sempre o próximo ano e novo grupo de alunos." (IMDb)

Página do evento aqui.

Assista ao trailer:

Título: Entre os Muros da Escola (Entre les Murs)
Diretor: Laurent Cantet
Gênero: Drama
País de origem: França
Duração: 128 min
Colorido
Formato da tela: 2.35:1 (widescreen)

Mais informações: IMDb (em inglês)