Campus de Cornélio Procópio
Cornélio Procópio, 25 de maio de 2016
CINUENP: narrativa semidocumental sobre líder camponês
João Pedro Teixeira foi assassinado em 1962

No próximo dia 30, segunda-feira, haverá atividade do projeto CINUENP com a exibição do filme "Cabra Marcado Para Morrer", às 15 horas, no auditório do PDE, no campus da UENP-CCP, com mediação do Prof. Celso Davi Aoki.

O filme "Cabra Marcado Pra Morrer" intencionava contar a vida de um dos líderes da luta dos camponeses do Brasil pré-64. Em fevereiro de 1964, uma equipe de cinema do Centro Popular de Cultura – CPC, da UNE, instalou-se no Engenho Galiléia, em Vitória de Santo Antão, Pernambuco, para iniciar as filmagens. O diretor do filme, Eduardo Coutinho, era ligado ao CPC. O projeto foi interrompido pela revolução de 1964.

O projeto previa a narrativa dramatizada da vida do líder João Pedro Teixeira, das Ligas Camponesas da Paraíba, ativista que lutava pela reforma agrária e por melhores condições de vida para os trabalhadores do campo e que fora assassinado por ordem dos latifundiários do Nordeste numa emboscada na cidade de Sapé, em 1962.

A intenção era filmar na Paraíba, na mesma cidade de Sapé utilizando os camponeses envolvidos na história como atores, inclusive a viúva de João Pedro interpretando a si própria. Mas, devido a fortes conflitos na região, a locação foi remanejada para o Engenho Galiléia. Em 1962, o Engenho Galiléia já havia sido desapropriado e as terras divididas. Esta desapropriação, acontecimento sem precedentes numa sociedade coronelista, teve repercussão em todo o país. As Ligas CamponesasAs Ligas Camponesas foram organizações de trabalhadores do campo formadas pelo Partido Comunista Brasileiro a partir de 1945. Segundo alguns, o advogado Francisco Julião teria sido o fundador dessas ligas, porém, segundo seu próprio relato, ele foi somente seu advogado. estavam no centro do debate nacional.

Dezessete anos depois, em 1981, o diretor retoma o projeto e procura a viúva Elizabeth Teixeira e seus dez filhos, espalhados pela onda de repressão que seguiu. O tema principal do filme muda e passa a ser a trajetória de cada um dos personagens que, por meio de lembranças e

A mulher e filhos de João Pedro Teixeira, em 1964

imagens do passado, evocam o drama de uma família de trabalhadores do campo durante os longos anos do regime militar. Foi coletando os depoimentos dos próprios camponeses que atuaram nas primeiras filmagens e também da viúva de João Pedro, Elizabeth Altino Teixeira, que vivera na clandestinidade, separada dos filhos, que tornou-se possível reconstruir-se a história de João Pedro e das Ligas Camponesas.

FICHA TÉCNICA

Título: Cabra Marcado Para Morrer (1984)
Diretor: Eduardo Coutinho
Gênero: Documentário
País de origem: Brasil
Duração: 119 min
Colorido
Formato da tela: 1.33:1 (fullscreen)

Informações: AdoroCinema

Assista ao trailer:

Visitantes:



Compartilhe no LinkedIn