Campus de Cornélio Procópio
Cornélio Procópio, 1º de junho de 2016
Jubileu de Ouro do Campus de Cornélio Procópio da UENP (III)
UENP-CCP: 1966–2016

UNIVERSIDADE

Em 28 de setembro de 2006, criada pela Lei nº 15.300, a Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) surgiu no cenário educacional, integrando as faculdades estaduais de Bandeirantes, Cornélio Procópio e Jacarezinho. O credenciamento e aprovação do Estatuto aconteceu em 1º de dezembro de 2008, pelo Decreto nº 3909, DIOPR nº 7861.

Em 6 de outubro de 2006, foram nomeados para os cargos de reitor e vice-reitor da UENP, Dom Fernando José Penteado, Bispo de Jacarezinho, e o professor Luiz Carlos Bruschi, respectivamente.

A Universidade, aspiração do Norte Pioneiro há mais de trinta anos, tem assegurado orçamento próprio na Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI), à qual está vinculada. Os recursos estão sendo aplicados em novas salas de aula, laboratórios, equipamentos e em atividades de ensino, pesquisa e extensão.

2008 - UENP instala as comissões provisórias

A criação da UENP trouxe — e continua trazendo — incontáveis benefícios para os municípios que compõem sua região de inserção porque, além dos recursos investidos pelo governo estadual, a instituição também pode captar outros nas agências de fomento do governo federal e investir em programas direcionados para o desenvolvimento regional. Em pouco tempo, a UENP se tornou mais uma instituição expoente no Estado. A universidade tem em execução programas de fortalecimento da graduação e pós-graduação e seu corpo docente é composto por professores qualificados, por meio de concursos públicos, e atende às exigências da Lei nº 9394/96, de Diretrizes e Bases (LDB).

Sede da reitoria em Jacarezinho

A Universidade Estadual do Norte do Paraná tem sob sua responsabilidade 4.416 alunos nos cursos de graduação e 400 nos de pós graduação, e conta com 396 docentes e 127 agentes universitários. Ao todo, funcionam 24 cursos de graduação, 4 programas de mestrado e 1 de doutorado e diversos cursos de pós-graduação lato sensu. Os cursos ofertados pela UENP concentram-se em sete áreas do conhecimento, segundo classificação do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq): Ciências Agrárias, Ciências Biológicas, Ciências Exatas, Ciências Humanas, Ciências da Saúde, Ciências Sociais Aplicadas e Linguística, Letras e Artes, a maioria de bacharelado ou licenciatura plena.

DIRETORES DA UENP-CCP

Atualmente, o campus de Cornélio Procópio oferece cursos de bacharelado em Administração, Ciências Contábeis e Ciências Econômicas, e de licenciatura plena em Letras, Pedagogia, Ciências Biológicas, Geografia e Matemática. Também conta com dois programas de mestrado: o ProfLetras – Mestrado Profissional em Letras, e o PPGEN &ndash: Mestrado Profissional em Ensino, além de diversos cursos de especialização. Distribuídos entre os cursos de graduação e pós-graduação, são 2.552 alunos, procedentes de Cornélio Procópio e região.

Neste ano em que comemoramos 50 anos de existência, esta instituição de Ensino Superior pública, a antiga FAFICOP, hoje campus de Cornélio Procópio da UENP, é justo o reconhecimento de sua contribuição para o desenvolvimento e engrandecimento do Paraná, verificada ao longo de sua história e que prossegue em plena atividade.

Fonte: Documentos dos arquivos da UENP-CCP*

DIRETORES DA FAFICOP DIRETORES DA FAFICOP DIRETORES DA FAFICOP
DIRETORES DA FAFICOP DIRETORES DA FAFICOP
2009 - Encerramento do mestrado institucional, primeira realização entre universidades: UENP - UFPR 2010 - Apresentação de candidatos da que seria a primeira diretoria eleita da UENP

Jubileu de Ouro... parte I
Jubileu de Ouro... parte II

* Nossos sinceros agradecimentos a Edineia Maria Azevedo, dedicada colaboradora da UENP-CCP há muitos anos e atual responsável pela Divisão de Arquivos e Documentos, que forneceu as informações constantes deste artigo, obtidas por cuidadosa e exaustiva pesquisa nos arquivos da Universidade.

Portal do Campus

Visitantes:



Compartilhe no LinkedIn