Campus de Cornélio Procópio
Cornélio Procópio, 7 de junho de 2016
Leitura: destaques de publicações culturais e científicas
A prova final da fosfoetanolamina

Revista Pesquisa FAPESP
Edição 243
Maio de 2016

Testes clínicos em seres humanos devem atestar se o composto pode ser útil no tratamento de algum tipo de câncer.

Nas próximas semanas os supostos efeitos benéficos da fosfoetanolamina sintética, que vem sendo usada há mais de duas décadas sem aval científico como uma tentativa de tratar o câncer, começam a ser definitivamente postos à prova em dois estudos clínicos independentes.

Leia mais

Iluminismo e tolerância religiosa

Ciência Hoje
Edição 336
Maio de 2016

Nas últimas décadas do século 17, na Inglaterra, em meio a um extenso debate em torno à tolerância religiosa, foram esboçados os contornos do secularismo jurídico que fundamenta os Estados modernos: neutralidade confessional das instituições públicas, respeito às convicções religiosas individuais e regulação civil de sua expressão pública.

Leia mais

Vídeo surreal do último pouso do foguete da SpaceX

Scientific American Brasil
Edição Online
Maio de 2016

Um vídeo acelerado da empresa SpaceX mostra o momento em que o bólido vem do espaço e pousa em um navio-drone no mar.

A SpaceX também publicou um vídeo extraordinário registrado do lado do primeiro estágio, mostrando a sequência do espaço para a aterrissagem, tudo em um vídeo acelerado de 30 segundos do que na verdade levou cerca de dez minutos enervantes. É uma viagem selvagem. Esperamos ver cenas atraentes como essa muitas vezes no futuro, à medida que a indústria espacial privada continua a crescer.

Leia mais e assista o vídeo

A importância dos polinizadores na agricultura

Horizonte Geográfico
Edição 159
2016

Abelhas e insetos em geral não são muito bem-vistos pelos seres humanos à primeira vista. Fazem logo pensar em picadas e riscos para a saúde.

Contudo, esses pequeninos animais têm um papel fundamental na corrente de vida do planeta. Elas e outros insetos são os principais responsáveis pelo transporte do pólen entre as flores de grande parte das plantas que usamos como alimento e até de algumas daquelas que são utilizadas para tecer nossas roupas, como o algodão.

Leia a matéria completa

Pesquisa se aproxima do equivalente canino do QI

Scientific American Brasil
Edição Online
Junho de 2016

Compreender a inteligência de cachorros pode nos ensinar algo sobre nossa própria cognição.

Se você é um verdadeiro amante de cachorros, tem como uma das simples verdades da vida que todos os cachorros são bons, e não tem paciência para debates científicos sobre se cachorros realmente amam pessoas. Claro que amam. O que mais explicaria o fato de seus cachorros correrem em círculos quando você chega em caso do trabalho, e, como relatam seus vizinhos, uivar inconsolavelmente quando você sai?

Leia mais

O Sol roubou um planeta de outra estrela

Superinteressante
Edição Online
Junho de 2016

O misterioso Planeta Nove teria sido atraído de outro sistema solar pelo nosso astro-rei.

Existe um alienígena no Sistema Solar. Cientistas da Universidade de Lund, na Suécia, concluíram por uma simulação de computador que o nosso Sol é um ladrão. Há 4,5 bilhões de anos ele tomou um de seus planetas de outra estrela. Mas não qualquer um deles: trata-se do esquisitíssimo Planeta Nove.

Ninguém viu ainda o Planeta Nove – o que quer dizer que não há comprovação definitiva de sua existência, e por isso ele não ganhou um nome verdadeiro. Mas há fortes evidências que ele exista por causa da configuração incomum que orbitam no chamado Disco Disperso, a parte mais externa do Sistema Solar.

Leia mais

Ice loss

Geographical
Online
June 2016

For nearly 40 years we have known that the West Antarctic Ice Sheet is susceptible to the sudden loss of ice into the ocean, a process termed marine instability. The reason is that the 2,000 metre-high centre of the ice dome overlies a marine basin with a depth of 1,500 metres below present sea level.

The risk is that warm ocean water will melt the floating margins, thin the ice, and lead to a speed up in ice velocities as the ice retreats into deeper and deeper water. This loss of ice into the ocean would cause a global sea level rise of up to five metres if the ice sheet disappeared.

Leia mais

Fundo do mar teve estoque de carbono

Pesquisa Fapesp
Edição Online
Junho de 2016

Condições muito específicas durante o Último Máximo Glacial, entre 23 mil e 19 mil anos atrás, permitiram ao Oceano Atlântico armazenar uma grande quantidade de carbono. Um estudo publicado nesta sexta (3/6) na revista Nature Communications desvendou essas particularidades, contrariando noções anteriores de como as águas marinhas circularam no passado.

Leia mais

Quase metade das escolas indígenas não tem material didático específico

Profissão Mestre
Edição Online
Maio de 2016

Ir para a escola e assistir aulas em outro idioma, não conhecer a própria história, aprender a história de outro povo e ter exemplos estranhos à realidade em que se vive é uma situação que parece irreal. No entanto, é assim que são educadas muitas crianças e jovens indígenas. Os últimos dados do Censo Escolar de 2015, do Ministério da Educação (MEC), mostram que pouco mais da metade – 53,5% – das escolas indígenas têm material didático específico para o grupo étnico. De acordo com especialistas, não são raras as situações em que os indígenas não têm acesso a materiais na própria língua, que utilizam produtos elaborados para outra etnia que não a sua.

Leia mais

Cerrado: um drama em silêncio

National Geographic Brasil
Edição OnLine
Junho de 2016

Tão discreta quanto a beleza é a destruição do Cerrado, a grande savana brasileira.

O escritor Carmo Bernardes considerava-se goiano. Com sua fala simplória, o mineiro explicava a incrédulos que “o Cerrado é uma floresta de cabeça para baixo”, pois em muitos lugares há mais matéria vegetal subterrânea, escondida sob o solo, que exposta. Às vezes as raízes têm de mergulhar em busca da água dos lençóis profundos. Em certos lugares, a biomassa subterrânea de uma árvore chega a ser sete vezes maior que a exposta.

Leia mais

Rumos do ensino superior no Brasil: expansão e democratização?

ComCiência
Online
Maio de 2016

Nos últimos tempos, o tema do ensino superior saiu de sua discrição usual e ganhou destaque, aparecendo inclusive como capa de uma revista internacional de enorme circulação (The Economist, em 28 de março de 2015). Nessa edição, a revista britânica faz uma longa reportagem especial sobre as universidades no mudo de hoje. Começando pela debate que opõe excelência versus equidade, passando pela instalação da New York University em Abu Dhabi, a reportagem também mostra a desvalorização do ensino superior tecnológico: ele seria considerado no mundo todo como “pouco classudo”, responsável pela desvalorização social do ensino superior.

Leia mais

Memória literária - Murilo Rubião: É fantástico!

Cândido
Edição 58
Maio de 2016

Com apenas 33 contos, Murilo Rubião — considerado o pioneiro da literatura fantástica no Brasil — deixou um legado literário conhecido no circuito acadêmico e por escritores, mas que merece ser mais divulgado, principalmente em 2016, ano de centenário do seu nascimento.

O professor da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) Charles Kiefer afirma que Rubião não tem a obra tão divulgada, entre outros motivos, pelo fato de ter escrito apenas contos, gênero com menos relevância comercial do que o romance, mas também devido ao alto nível de sofisticação e opacidade de sua prosa.

Leia mais

Electric Eels Can Leap From Water to Attack

Smithsonian.com
Online Edition
June 2016

Biologists confirm the curious case of eels striking animals above the water's surface.

The local men rounded up 30 wild horses and mules from the surrounding savannah in the plains of Venezuela and forced them into a muddy pool of water filled with electric eels. It was March 19, 1800, and Alexander von Humboldt, a Prussian explorer, naturalist and geographer, was intent to conduct an open-air experiment on the power of the eels’ shock. He and his retinue watched as the fish emerged from their muddy refuge in the bottom of the pond and gathered on the surface of the water. The eels shot electric shocks, and within a few minutes, two of the horses were already stunned and drowned.

Leia mais e veja os vídeos

The Mistery of Naukratis

World Archeology
Edition 77
May-June 2016

Revealing Egypt’s international port - From the late 7th century BC, the Nile Delta port of Naukratis was the world’s gateway to Egypt. Yet, despite early archaeological research at the site, it has languished in the shadows. Who lived there, how did the port operate, and what (sometimes salacious) secrets remained hidden? Alexandra Villing and Ross Thomas explain how their new project is finally bringing the site’s lost history to life.

Leia mais

Visitantes:



Compartilhe no LinkedIn