Cornélio Procópio, 15 de julho de 2016
"Jogo de Cena": das relações entre ficção e documentário
Além dos “limites” na relação do real e fictício no cinema

Atendendo a um anúncio de jornal, oitenta e três mulheres, interessadas em participar do documentário, contaram suas histórias de vida em um estúdio. Coutinho convida as personagens a compartilharem suas alegrias e tristezas, convidando para bem perto as experiências mais marcantes. Em junho de 2006, vinte e três delas foram selecionadas e filmadas no Teatro Glauce Rocha. Em setembro do mesmo ano, atrizes interpretaram, a seu modo, as histórias contadas pelas personagens escolhidas. O longa mistura realidade e dramaturgia, onde os personagens reais falam da sua própria vida, depois estas personagens se tornam modelos a desafiar atrizes e por fim, as atrizes interpretam as personagens, borrando as tênues linhas que separam a realidade da ficção.

Nesta 2ª feira, 18, o projeto CINUENP exibe o filme Jogo de Cena, do diretor Eduardo Coutinho, com entrada franca. A sessão terá início às 15 horas, no auditório do PDE, na unidade campus da UENP-CCP, sob a orientação do Prof. Celso Davi Aoki, do colegiado de Administração (CCSA), que fará comentários e mediação dos debates. Todos estão convidados para apreciar um documentário de vanguarda.

Eduardo Coutinho realizou um documentário que certamente extrapola muitos “limites” na relação do real e fictício no cinema, da linha tênue que separa o documentário do filme de ficção e no “efeito câmera” (no qual se afirma que qualquer pessoa que se encontra em frente a uma câmera, atua), teoria essencial para compreender as estratégias usadas por ele nesse filme que, não saberia dizer ao certo se sensacional ou assustador (provavelmente as duas coisas). Dessa

forma, Coutinho constitui com seu entrevistado uma relação de certo “sadismo” psicanalítico, pois torna seu filme uma experiência muito mais de reflexão sobre a própria idéia da representação, do que de busca consciente de imersão em uma ou mais histórias interessantes que um diretor quis contar.

Fonte: Wikipédia
Filmes Polvo

Assista ao trailer:

Título: Jogo de Cena (2007)
Diretor: Eduardo Coutinho
Gênero: Documentário
País de origem: Brasil
Duração: 105 min
Colorido
Formato da tela: 1.66:1 (widescreen)

Fonte: Filmow