Campus de Cornélio Procópio
Cornélio Procópio, 19 de julho de 2016
"Trem Noturno para Lisboa": viagem ao desconhecido da alma
As certezas, contradições e angústias que todos nós vivemos

O CINUENP apresenta, neste sábado, 23, o filme "Trem Noturno para Lisboa", baseado no livro de Pascal Mercier, com entrada franca. Todos estão convidados para comparecer ao Salão Nobre da Unidade Centro da UENP-CCP. O filme começa às 8 horas, com comentários e coordenação dos debates sob a responsabilidade do professor Luiz Antônio de Oliveira, do colegiado de Pedagogia (CLCA).

Raimund Gregorius é professor de Latim e especialista em línguas antigas. Sua vida se transforma após um encontro misterioso com uma jovem portuguesa, na bela cidade suíça de Berna, que ele impede que salte para a morte nas águas geladas do rio que corta a cidade. A mulher desaparece, deixando seu casaco. Em um bolso, ele encontra o livro de um médico português e uma passagem de trem para Lisboa. Num impulso, usa a passagem e parte para uma jornada de aventura. Em sua busca pelo autor, Raimund revisita um capítulo sombrio da história de Portugal e é atraído a um misterioso quebra-cabeças, em que os riscos são altos, com intrigas políticas e emocionais.

Um livro iniciou a viagem para a descoberta de ser verdadeio eu

"Este é um dos filmes mais filosóficos dos últimos anos. A viagem iniciada por Gregorius não é exatamente entre lugares, mas entre identidades. Uma viagem existencial para o grande desconhecido da alma. Uns dizem que levamos nosso "eu" para onde quer que vamos. O filme procura nos mostrar que,

na verdade, descobrimos nossos verdadeiros egos nesses novos lugares, descobrimos um novo modo de ver com nossos próprios olhos e, quando partimos, uma parte de nós ali permanece para sempre." (Luís Dias)

Fontes: DVD Trem Noturno para Lisvoa
Internet Movie Database

Assista ao trailer:

FICHA TÉCNICA

Título: Trem Noturno para Lisboa (2013)
Diretor: Bille August
Gênero: Mistério, drama
País de origem: Alemanha
Duração: 111 min
Colorido
Formato da tela: 1.85:1 (widescreen)

Fonte: IMDb

Visitantes:



Compartilhe no LinkedIn