Cornélio Procópio, 20 de agosto de 2016
Atrações do CINUENP: "Café com Leite" e "Gigantes da Indústria"

"CAFÉ COM LEITE" (25/08, 5ª f)

Café com Leite

O documentário trata o conceito da “democracia racial”. Além do histórico do termo, traz depoimentos e comentários de professores, artistas, antropólogos e estudantes, com opiniões favoráveis ou desfavoráveis, além de tratar das denominadas "políticas afirmativas", entre outros assuntos.

Traz negros que sofreram discriminação pela cor da pele, caso da atriz Zezé Motta, e apresenta trechos de filmes – como "Jubiabá" e "Tenda dos Milagres", adaptados da obra de Jorge Amado, ambos de Nelson Pereira dos Santos, e "Assalto ao Trem Pagador", de Roberto Farias – e imagens da luta do negro no Brasil.

O conceito da democracia racial cria a ideia de um Brasil sem preconceito, por causa da grande mestiçagem.

Enfim, ao contrário do que a democracia racial prega – de que no Brasil não há racismo – o preconceito existe, mas de forma velada, escondida, o que contribuiu para o atraso nas discussões sobre o problema.

Guiomar Ramos, diretora de “Café com Leite”

Nesta 5ª feira, 25/08, no CINUENP, o documentário “Café com Leite”, de 2007, dirigido por Guiomar Ramos, vencedor do Urso de Cristal em Berlim, será apresentado para debates, sob orientação do Professor Luiz Antônio de Oliveira, do colegiado de Pedagogia, do Centro de Ciências Humanas e da Educação. A atividade, no anfiteatro do PDE, da Unidade Campus da UENP-CCP, terá início às 17 horas. A entrada é franca.

Fontes: Introdução à Sociologia
e Filmow

PROJETO: CINUENP

Data: 25 de agosto (5ª f)
Local: Anfiteatro do PDE
           (Unidade Campus)
Orientação: Luiz Antônio

ENTRADA FRANCA

Título: Café com Leite (2007)
Diretor: Guiomar Ramos
Gênero: Documentário
Origem: Brasil
Duração: 32 min
Cor: Colorido
Tela: 1.38:1 (fullscreen)

Fonte: Curta na Escola

"GIGANTES DA INDÚSTRIA" (2 partes: 27/08 e 03/09 - sáb.)

Gigantes da Indústria

Há quem diga que os Estados Unidos não foram descobertos, mas construídos. Cornelius Vanderbilt, John D. Rockefeller, Andrew Carnegie, J.P. Morgan e Henry Ford são alguns dos nomes de homens que remetem automaticamente à inovação, audácia e à busca pelo sonho americano. São indústrias de combustível, estradas de ferro, aço, transportes, automóvel e finanças. Eles estabeleceram políticas econômicas, se envolveram em eleições presidenciais, eles construíram impérios, impulsionaram avanços incríveis em tecnologia e mudaram o mundo.

Gigantes da Indústria

"Gigantes da Indústria" conta a trajetória e o legado de homens ousados e contextualiza sua importância. O programa traz dramatizações e entrevistas com gigantes empresariais de hoje, que se miram na história desses homens audaciosos.

Nos próximos sábados, 27 de agosto (1ª parte) e 3 de setembro (2ª parte), o documentário “Gigantes da Indústria”, de 2012, produzido pelo canal History, será apresentado para debates no CINUENP, sob orientação do Professor Luiz Eduardo de Araújo, do colegiado de Administração, do Centro de Ciências Sociais Aplicadas, e coordenação dos alunos Jillian Carolina Santos de Oliveira, Meire dos Santos Aguiar e Sérgio Elias Antonio da Silva. A exibição será no Salão Nobre, da Unidade Centro, com início às 8 horas da manhã. A entrada é franca.

Fontes: History e
Nos dias de Noé

Assista ao trailer:

PROJETO: CINUENP

Data: 27/08 e 03/09 (sáb.)
Local: Salão Nobre
           (Unidade Centro)
Orientação: Luiz Eduardo

ENTRADA FRANCA

Título: Gigantes da Indústria (2012)
Diretor: Ruan Magan-Patrick Reams
Gênero: Documentário, história
Origem: Estados Unidos
Duração: 596 min (8 epis.)
Cor: Colorido
Tela: 1.78:1 (widescreen)