Campus de Cornélio Procópio
Cornélio Procópio, 25 de agosto de 2016
O Som da História: Noite de Gala 1975* (12)
Damasco Adão Sotille, Premebain e Banda Municipal Santa Cecília

Damasco Adão Sotille Neto

"Bartolo tinha uma flauta
a flauta do seu Bartolo.
Vovô sempre dizia:
Toca flauta seu Bartolo"

Era assim que o avô cantava para o netinho. Um dia o menino resolveu lhe pedir uma flauta de bambu. O velho bonachão não poderia deixar de satisfazer o neto: ele tinha o seu nome, portanto, já havia lhe "comprado" no nascimento. Em modelando o instrumento de bambu, o velhote lembrou-se de uma antiga flauta de ébano e alpaca que pertencera a família.

Vendo que a vocação do menino era autêntica, o avô procurou e conseguiu encontrar a velha flauta em Curitiba.

Hoje o menino toca flautin, mas a antiga flauta é o seu orgulho, pela sua condição de centenária. Começou a estudar música em 1974, com o maestro Gregório Feracin que o integrou à Banda Municipal Santa Cecília. Estuda também piano, na Faculdade de Música. Vidrou-se em música erudita e tornou-se profundo conhecedor dos clássicos. Entre os compositores brasileiros, destaca Benito de Paula, por identificá-lo com os grandes compositores do romantismo.

Escreveu livros e compôs músicas: mas guarda tudo escondido com carinho. Homenageando a juventude sadia que encontra na cultura o suporte para as suas horas de lazer, chamamos o jovem Damasco Adão Sottile Neto, para receber sua Menção Honrosa.

Texto original (Noite de Gala 1975)

Premebain

A união dos jovens presbiterianos, metodistas, batistas e independentes trouxe um resultado positivo: nasceu o Premebain.

Sua meta "Buscai, pois, em primeiro lugar, o Reino de Deus e a sua justiça e as demais coisas vos serão acrescentadas."

Seu lema: "Somos um em Cristo".

Esse grupo nasceu em 8 de junho de 1974 e tem usado a música para alcançar seus objetivos. Participa de cultos, serenatas, acampamentos, retiros espirituais, visitas, propagando o Evangelho.

Sua diretoria está assim constituída: Maria Helena Leachi, Presidente; Lucas Ribeiro Gomes, 2º Presidente; Terezinha Lopes, Secretária; Evanil Costa, 2ª Secretária; Rui Pereira do Bonfim, Tesoureiro; Ana Maria de Souza, 2º Tesoureiro.

Cantarão nesta noite e, em seguida, um representante do grupo receberá o Troféu de Honra ao Mérito.

Texto original (Noite de Gala 1975)

O Premebain cantará três canções; a segunda é a conhecida "Eu Não Tinha Nada". Esta é uma gravação especial para a Noite de Gala, feita por Wilson Ferreira Jacobsen, em 1975. (Dur. 7'25")

Abaixo, vídeo feito no encontro do Premebain, em março de 2016

Banda Municipal Santa Cecília

Banda Municipal Santa Cecília, em 2005

Em meados de 1936, foi fundada a primeira corporação musical de Cornélio Procópio.

Por volta de 1938, passaram a fazer parte da mesma, elementos que até hoje dela ainda participam: Arlindo de Oliveira Marques, Ângelo Feracin, Salvador Feracin, Arthur Aguiar e Gregório Feracin, que é o seu atual regente.

Banda Municipal Santa Cecília, em 2005

Sem nenhuma subvenção sobreviveu a Banda, graças ao amor que seus componentes dedicavam à música e passando por períodos, tanto de felicidade como de crise, a corporação chegou até aos nossos dias.

Na gestão do Dr. Rolando Demétrio Marussi foi

Banda Santa Cecília, por ocasião do Natal de 2011, interpretando a belíssima canção "Granada", de Agustin Lara. (Ac. Pref. C.P.)

Clique:  Banda Municipal Santa Cecília, no Facebook

aprovada verba para a manutenção da Banda e organizada sua diretoria, em ata de 8 de janeiro de 1973.

Banda Municipal Santa Cecília, em 2005

Mediante apoio do atual Prefeito, Nelson Katumi Miyamoto, a Banda Santa Cecília tem se aprimorado em suas apresentações. Participou em festas comunitárias, em paradas cívicas e festividades religiosas.

Seus valorosos componentes serão homenageados por meio de Gregório Feracin, grande músico e notável maestro.

Texto original (Noite de Gala 1975)

Banda Santa Cecília se apresentando na Praça Brasil, em 2012. (Ac. Otávio Dias Castilho)

Esta apresentação, possivelmente em 2015, na Praça Brasil, traz o belo dobrado "Comandante Batista de Melo". (Ac. da Banda)

Visitantes:



Compartilhe no LinkedIn