Cornélio Procópio, 27 de agosto de 2016
Reinstalação de Galeria homenageia ex-diretores da UENP-CCP
Solenidade contou com a presença de ex-diretores e representantes

Mesa de Honra: Maria Ap. R. de Oliveira e Neusa Terezinha B. Alves, ex-diretoras, Fátima Ap. da C. Padoan, reitora, Vanderleia da S. Oliveira, Diretora do <i>Campus</i>, e Onofre R. de Almeida, ex-diretor

Aconteceu no dia 16 deste mês a reinstalação da galeria dos ex-diretores do Campus de Cornélio Procópio, com fotos dos indicados e eleitos, desde 1966, quando foi fundada a Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras de C. Procópio (FAFICOP).

A galeria esteve instalada no hall de entrada da Unidade Centro durante muitos anos. Segundo a Dra. Vanderléia da Silva Oliveira, atual diretora do Campus de Cornélio, a galeria é uma forma de manter viva a memória dos ex-diretores, que tanto fizeram pela Instituição.

Vanderleia da Silva Oliveira, diretora do Campus de C. Procópio, e Neusa Tereazinha Bastos Alves, ex-diretora

“Achamos por bem fazer a reinstalação, até porque se trata de um referencial histórico”, disse a diretora. “O hall do PDE foi escolhido porque nele circulam, além da comunidade interna acadêmica da UENP, diversas pessoas de Cornélio Procópio e região, tendo em vista que é constatamente cedido para realizações de eventos ou outras atividades de órgãos públicos e particulares.”

A professora Neusa Therezinha Bastos Alves, que veio de Curitiba para prestigiar a solenidade, foi diretora FAFICOP de 1970 a 1974, e – emocionada – disse que ficou encantada com tudo que viu.

Professores, colaboradores e convidados defronte à galeria

“Eu fui diretora há 46 anos. Na época, viajamos muito ao Rio de Janeiro em busca do reconhecimento da Faculdade junto ao Governo Federal, o que aconteceu em 1972. Voltar aqui, depois de tanto tempo, e ver que aquela pequena Faculdade hoje é uma Universidade, me traz um sentimento de muita alegria. Eu me sinto realizada por fazer parte dessa história.”

Fátima Aparecida da Cruz Padoan, reitora da UENP, e Marilu Martens Oliveira, ex-professora da UENP-CCP

A reitora da UENP, Fátima Aparecida da Cruz Padoan, que dirigiu o Campus de Cornélio de 2010 a 2014, afirmou ser uma honra fazer parte da galeria: “Os diretores que figuram, hoje, na galeria pertencem às poucas almas que cultivam a própria vida em benefício do gênero humano. Cada um, à sua maneira, conforme seu perfil, contribuiu decisivamente para que o Campus de Cornélio Procópio conquistasse o respeito e o conhecimento que elevaram essa Universidade”.

Também participaram da solenidade, os ex-diretores Maria Aparecida Ribeiro de Oliveira (1991-1995) e Onofre

Rosana Sberni Guzzi (filha do ex-diretor Nelson Sberni), a reitora da UENP, Fátima Ap. da C. Padoan, Onofre Alves de Almeida, Neusa T. B. Alves, Nina Risso (filha do ex-diretor Luiz T. da Silva), Vanderleia da Silva Oliveira e Maria Ap. R. de Oliveira

Ribeiro de Almeida (2004-2010), Nina Maria Silva Risso (professora no Campus Luiz Meneghel, de Bandeirantes), representando o ex-diretor Luiz Trajano da Silva, seu pai, falecido em janeiro desse ano, Rosana Sberni Guzi, filha do ex-diretor Nelson Sberni, falecido em 2013, e Elias José Neto, irmão do ex-diretor Darcy Ribeiro da Silva, falecido em 2001.

Elias José Neto, representando a família do prof. Darci Ribeiro da Silva, e Diná Tereza de Brito, professora da UENP-CCP

“Representar meu irmão neste evento é um orgulho muito grande pra mim. Ele amava esta instituição. Era comum vê-lo pelos corredores, conversando com os alunos para saber quais eram as necessidades deles. Com essa galeria, não só ele, mas todos os ex-diretores ficarão eternizados na história dessa Instituição”, afirmou.

Em homenagem aos ex-diretores, também falou a ex-professora da UENP-CCP, Dra. Marilu Martens Oliveira, e discursou a professora Dra. Diná Tereza de Brito*, que ressaltou a importância desses homens e mulheres na história do Campus.

Momento de descontração antes da foto oficial

“A história escrita por todos eles está gravada nos anais dessa Universidade, pois ninguém desconhece a dificuldade que existe quando se tem como objetivo construir um espaço para uma educação de qualidade e ainda manter em pé essa instituição, apesar de todos os revezes políticos, econômicos e sociais de todos os tempos.” E concluiu: “Por isso a justiça desta homenagem a todos que carregaram a 'tocha' da cultura desta casa, reservando-lhes um espaço privilegiado em nossa galeria, que vai marcar para sempre na história da UENP, as digitais desses atletas medalhas de ouro que são realmente orgulho de nossa gente”.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social da UENP

* Discurso da profa. Diná T. de Brito

Ao longo de 50 anos de história, 15 diretores, em 18 gestões, já passaram pelo Campus de Cornélio Procópio. Veja a galeria de ex-diretores: