Cornélio Procópio, 30 de agosto de 2016
Vai começar o II Simpósio PROFLETRAS da UENP-CCP
O evento será na próxima 2ª feira, 1º de setembro

Este simpósio é o segundo evento do Mestrado Profissional em Letras – PROFLETRAS – em rede nacional, da UENP. Sua finalidade é apresentar e debater as pesquisas desenvolvidas pelos mestrandos do programa, para que possam ser aperfeiçoadas durante o desenvolvimento. Também tem por objetivo ser um espaço de discussão de estudos sobre o ensino-aprendizagem e a formação de professores de língua portuguesa e de literatura.

É um evento destinado a professores, alunos e pesquisadores da área de ensino de português e de literatura. É importante para a comunidade acadêmica em geral e para os profissionais da Educação Básica que trabalham com a língua portuguesa, pois traz um panorama abrangente e variado para os docentes pesquisam sobre o ensino.

Para mestrandos, o simpósio é um meio de discutir

suas pesquisas, conhecer o trabalho de colegas pesquisadores, e trocar experiências. Além disso, contará com a leitura atenta de um arguidor que pode trazer grandes contribuições para o aprimoramento de suas pesquisas.

Para alunos de graduação e pós-graduação, esta será uma oportunidade única para conhecer as pesquisas desenvolvidas na UENP que, certamente, irão ajudá-los a ter maior e melhor compreensão do processo de ensino, pois este é o foco de todas as investigações do programa. O evento também serve como uma amostra de fundamentações teóricas e metodológicas possíveis para o desenvolvimento de mais pesquisas nessa área.

Para docentes de universidades e pesquisadores, é uma ocasião para a aproximação dos profissionais da Educação Básica, conhecidos como "práticos", que agora se colocam em outro papel: o de pesquisadores. O II Simpósio PROFLETRAS será um locus de encontro entre teoria e prática, com a mediação da pesquisa científica.

Texto: Eliane Merlin Deganutti de Barros