Cornélio Procópio, 7 de setembro de 2016
Memória: Proj. Cachoeiras e Grutas de S. Jerônimo da Serra, 2008

Em 2008, foi desenvolvido um projeto de trabalho interdisciplinar que envolvia a exploração turística das cachoeiras e cavernas do município de São Jerônimo da Serra, de forma consciente e ecologicamente correta, com geração de emprego e de renda e a qualificação de um "pelotão de elite", visando abrir espaços para uma atividade sustentável. A proposta de trabalho abrangeu um período anterior a sua elaboração, tendo sido iniciado em outubro de 2007 e com término previsto para outubro de 2009. Havia previsão de desdobramento da pesquisa com suporte por meio de parcerias com órgãos públicos e privados.

As equipes multidisciplinares foram formadas por professores de alguns colegiados, bolsistas e profissionais recém formados da UENP-CCP. Participaram dos trabalhos os professores Coaracy Eleutério da Luz, de Geografia, Marcos Anselmo Ferreira, de Administração, e Ricardo Dalla Costa, de Economia (que também era o coordenador do projeto); os voluntários Leilane Martins dos Reis e Marcelo Staiguer, formados em Economia, Daniela Caetano Cabral Mônica, em Pedagogia, e Guilherme Jordano Carvalho dos Santos, em Geografia; e os estudantes William de Oliveira Miranda, do curso de Biologia, Beatriz Siqueira Alves Freire, de Pedagogia, e Alan Cezar dos Santos, de Administração.

O projeto não surgiu da formulação teórica de intelectuais da Universidade, mas da necessidade da experiência prática de integração de projetos já existentes no município. Essa proposta de educação ambiental em forma de turismo veio de encontro à necessidade de preservação da natureza e de autogestão local, ao mesmo tempo em que favorecia a interdisciplinaridade, a conscientização ecológica de nossos acadêmicos, o aprendizado mútuo e a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão. O contato com a natureza foi a mola propulsora do processo, pois o conceito abrange diversos aspectos técnicos, econômicos e sociais da relação homem-meio ambiente.

Na parte educacional, constavam a assimilação do conceito de sustentabilidade e de preservação ambiental, evitando a degradação, o desmatamento e o assoreamento dos rios e ribeirões, com o uso de cartilhas e folders, a coleta e análise de dados regionais, com elaboração de relatórios parcial e final na forma de análise de dados e desempenho, e a geração de experiência para bolsistas e para membros da comunidade participante do projeto.

Fonte: Projeto Cachoeiras e Grutas em S. J. da Serra - Turismo

Clique nas imagens para ampliar

1-Entrada e 2-Interior da Gruta Arco Verde (Fonte: Assoc. Filant. Humanitas) 1 e 2 Orquidário do Padre Sasaki
1-Leilane, Prof. Ricardo, William, Daniela, Padre Sasaki e Prof. Marcos Anselmo 2-Daniela, Alan, William, Profa. Coaracy, Profa. Regininha, Prefeito Carlos Sutil 1- Prof. Ricardo na roda d'água, em uma das pousadas 2- Escada de acesso à Cachoeira das Palmeiras 1- Cachoeira das Palmeiras 2- Na cachoeira: Coaracy, Allan, Leilane e Guilherme 1-Salto João Nogueira 2-Mirante de Salto João Nogueira 1-Cachoeira do Padre 2-Na cachoeira: Leilane, Aline, Daniela e William 1-Crianças jeronimenses junto à Cachoeira do Índio 2-Cachoeira do Índio 1 e 2-Cachoeira Caratuva