Campus de Cornélio Procópio
Cornélio Procópio, 27 de outubro de 2016
Leitura: destaques de publicações culturais e científicas
Saúde dos adolescentes: tempos de turbulência

Revista Pesquisa FAPESP
Edição 248
Outubro de 2016

Um terço dos adolescentes brasileiros apresenta sinais de sofrimento psíquico.

Períodos de transição costumam gerar desconforto e podem ser conturbados. Talvez não se devesse esperar algo diferente da adolescência, uma fase de transformações intensas. Nessa época da vida, um em cada três adolescentes brasileiros já apresenta sinais de algum grau de sofrimento psíquico, segundo o mais amplo levantamento sobre a saúde de jovens já feito no país, o Estudo de Riscos Cardiovasculares em Adolescentes ou Erica.

Leia mais

Relato chinês de inundação gigante pode ser fato, e não ficção

Scientific American Brasil
Edição online
2016

O mito do dilúvio que mudou a China possuiria embasamento geológico, assim como lendas de enchentes da Escandinávia ao Tibet.

Uma nova pesquisa publicada na revista científica Science por um grupo de pesquisadores - cujo a maioria é chinesa - liderado por Qinglong Wu reportou a descoberta de evidência geológica para um evento que, segundo propõem, pode estar por trás de uma história chinesa sobre uma grande enchente. A pesquisa investiga o campo da geomitologia, que relaciona tradições orais e folclore com fenômenos naturais como terremotos, erupções vulcânicas e enchentes.

Leia mais

A incrível diversidade cultural brasileira

Plurale em Revista
Edição nº 52
Agosto de 2016

Um país com 8.516.000 Km², mais de 200 milhões de habitantes e que foi formado pela mistura de tantas etnias diferentes (índios, portugueses, negros e imigrantes de diversas nacionalidades) só pode ter uma imensa diversidade em todos os aspectos que se possa pensar.

Do ponto de vista cultural, uma importante fonte para observação desta diversidade são as festas populares. Elas acontecem durante todo o ano.

Leia mais (está na página 48)

Memória literária - Morte e vida severina

Cândido
Edição 62
Setembro de 2016

Morte e vida severina, de João Cabral de Melo Neto, completa 60 anos como texto essencial para a compreensão das contradições sociais do país — e segue inspirando adaptações para teatro, cinema, tevê e música.

O poema, um auto de natal, foi escrito em 1954 e narra o trajeto de Severino, um retirante que foge da fome no sertão nordestino. Cabral, que na época concluía o livro Duas Águas, retirou as marcações teatrais do texto e o incluiu na publicação, lançada em 1956.

Leia mais...

Imigrantes ilegais

Conhecimento Prático de Geografia
Edição 67
Agosto-Setembro de 2016

A crise humanitária que assola a Europa se tornou um tema recorrente nos noticiários mundiais. Cenas de pessoas sendo resgatadas do mar, corpos de mortos nas praias da costa da Itália, filas de refugiados que ocupam centros de triagem na França e na Alemanha, são constantes e sensibilizam pessoas em todo o planeta. A foto do corpo de Aylan Kurdi numa praia turca, o menino sírio-curdo de 3 anos morto durante a tentativa de sua família de chegar à Grécia, ganhou o mundo e tornou- se um símbolo daquela que é a maior crise migratória desde a Segunda Guerra Mundial.

Leia mais

A importância dos polinizadores na agricultura

Horizonte Geográfico
Edição 159
2016

Abelhas e insetos em geral não são muito bem-vistos pelos seres humanos à primeira vista. Fazem logo pensar em picadas e riscos para a saúde.

Contudo, esses pequeninos animais têm um papel fundamental na corrente de vida do planeta. Elas e outros insetos são os principais responsáveis pelo transporte do pólen entre as flores de grande parte das plantas que usamos como alimento e até de algumas daquelas que são utilizadas para tecer nossas roupas, como o algodão.

Leia a matéria completa

Samhain Revival

Archeology
Edition
November/December 2016

Looking for the roots of Halloween in Ireland’s Boyne Valley.

It is the night of October 31, and hundreds of people have gathered at the Hill of Ward, once known as Tlachtga, in County Meath, Ireland. Some wear robes and masks and carry torches and banners emblazoned with spiritual symbols. It is all part of a revival of the ancient Celtic festival called Samhain (pronounced “SAH-win”) that includes processions, chanting, and storytelling. “Let’s raise our voices together and call back Tlachtga from the mist of time,” proclaims Deborah Snowwolf Conlon, one of the festival’s organizers.

Leia mais

Stunning images from the Wildlife Photographer of the Year awards

Geographical
Online
October 2016

The Wildlife Photographer of the Year awards of 2016 have taken place, with the winners of the prestigious competition being announced at the Natural History Museum in London. NHM London Director, Sir Michael Dixon, said ‘[The awards] highlight some of the big questions for society and the environment. How can we protect biodiversity? Can we learn to live in harmony with nature? The winning images challenge us to think differently about the natural world.’

Leia mais

Gigante brasileiro

Ciência Hoje
Edição Online
Outubro de 2016

A descoberta do fóssil do maior dinossauro brasileiro, com 25 metros de comprimento, é anunciada por pesquisadores.

Essa era a extensão do titanossauro Austroposeidon magnificus, encontrado nas cercanias da cidade de Presidente Prudente, no estado de São Paulo, em 1953, mas cuja descrição vem a público apenas hoje (5/10), mais de 60 anos depois – coloque em perspectiva: o que são seis décadas para um animal com idade estimada em 70 milhões de anos?

Leia mais

Produção e compartilhamento de memória docente: uma proposta de repositório de atividades

Revista Uniabeu
V. 9, n. 22
2016

Este artigo apresenta um recorte de uma pesquisa de cunho qualitativo realizada em uma escola pública federal cujo objetivo principal foi descrever e analisar os métodos de registro e compartilhamento de atividades docentes. Os procedimentos metodológicos incluíram a aplicação de questionários e a realização de entrevistas semiestruturadas com as participantes.

Constatou-se que somente alguns arquivos do campus estão digitalizados e que muitos materiais se perderam ao longo dos anos. Sendo assim, foi elaborado um repositório digital de atividades pedagógicas para facilitar o acesso e promover o compartilhamento das produções docentes.

Leia o artigo ou faça o download

Ensino e jogos digitais: uma breve análise do game “Produção de textos: trabalhando com pontuação” como recurso didático

Revista Tecnologia Educacional
Edição especial
Agosto de 2016

O artigo tem o objetivo de compreender processo de aprendizagem dos nativos digitais, nascidos entre os anos de 1980 e 2000, pela análise do game. A opção se deve à possibilidade de acesso livre e gratuito, via internet, e uso didático-pedagógico no ensino de língua portuguesa no Ensino Fundamental II. A metodologia utilizada será bibliográfica. Perante a realidade social e tecnológica na qual os educandos estão inseridos, os resultados apontam que os profissionais da educação precisam se adequar às novas formas de ensinar e aprender, para atender às necessidades de letramento dos discentes, sendo os jogos educativos um excelente material de auxílio.

Leia mais... (está na página 7)

Gíria alimentar

Revista Língua Portuguesa
Online
Outubro de 2016

O homem, como a maioria dos animais, tem dois instintos básicos: o da conservação da espécie e o da conservação do indivíduo. O primeiro, leva-o a acasalar-se, a constituir família, a ter prole. O segundo leva-o a procurar alimento para manter-se vivo. Como o Brasil é um país ainda subdesenvolvido, o povo é faminto. Se, na maioria dos países, a gíria, que é a expressão da alma e da criatividade do povo, é basicamente sexual, é apenas na língua portuguesa do Brasil, que eu saiba, que a gíria também se compõe, ao lado das expressões relacionadas ao sexo, de muitos termos associados à alimentação

Leia mais

Os povos de Lagoa Santa

Revista Pesquisa FAPESP
Edição 247
Setembro de 2016

Sepultamentos humanos em Minas Gerais revelam uma sucessão de costumes entre 10 mil e 8 mil anos atrás.

Uma abertura na face de um penhasco em meio ao Cerrado na região de Lagoa Santa, Minas Gerais, tem revelado surpresas a arqueólogos, biólogos e antropólogos. Essa caverna, a Lapa do Santo, já foi um importante centro de rituais ligados à morte, como revelam escavações descritas em artigo em processo de publicação na revista Antiquity, uma das mais prestigiadas da área.

Leia mais

Ensino presencial e à distância: avaliação do processo ensino-aprendizagem em relação à dimensão aluno/professor no ensino de Administração

Revista Uniabeu
V. 9, n. 22
2016

O estudo objetivou compreender as percepções dos alunos de graduação em Administração quanto à relação aluno/professor no ensino presencial e no ensino a distância. Os resultados identificaram que tanto os alunos do ensino presencial como os alunos do EaD corroboram com a ideia de que a participação do professor é fundamental no processo de aprendizagem. Contudo, os alunos do EaD acreditam que o professor exerce maior influência no aprendizado do que o enunciado pelos alunos do curso presencial. Os alunos que não se mostraram influenciados pelo professor, durante o processo de aprendizagem, relataram desestímulo pela falta de comprometimento dos professores, pouco aprofundamento dos conteúdos e monotonia das aulas.

Leia o artigo ou faça o download.

Rethinking Grammar: Who makes the rules?

Speak Up
Edition 350
May-June 2016

"And so what linguists do, what our job is, is to discover the patterns that people follow when they... when they use language, whether it be speaking or writing or... or... or signing. What we have discovered is that all people speaking all languages, in all dialects, follow extraordinarily complex rules, and the rules are totally subconscious because we learn them before we ever get to school and we learn by simply watching the adult caregivers around us, but we have no conscious awareness of what those rules are ‘cause we’re not taught them explicitly like we’re taught math."

Leia mais

Visitantes:



Compartilhe no LinkedIn