Cornélio Procópio, 19 de dezembro de 2016
Cinquentenário do Curso de Letras É Comemorado
Cerimônia foi organizada pela Profa. Raquel Gamero

Em 16 do corrente, foi realizada no PDE do Campus Universitário da UENP-CCP uma singela cerimônia para marcar o cinquentenário do Curso de Letras. Embora o ato tenha sido em época em que os alunos estão praticamente em férias, tivemos a honrosa presença de alguns acadêmicos, de ex-professores e de professores atuais, que não estavam atarefados em salas de aula com o encerramento do ano letivo.

A comemoração, que aconteceu por iniciativa da professora Raquel Gamero, teve a professora Diná Tereza de Brito como mestra de cerimônia. Diná fez referência ao início da Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras de Cornélio Procópio em 1966.

A Fafi, depois Faficop, abriu com os cursos de licenciatura plena em Letras, Pedagogia, Geografia, de 4 anos de duração, e Licenciatura (curta) em Ciências, de 3 anos. Suas instalações, no alto da Rua Portugal, abrigaram os sonhos e anseios de uma plêiade de "jovens" esperançosos, cujas idades variavam de 19 a 56 anos. A maioria desses acadêmicos atuava na área da Educação por diletantismo e vocação.

A ausência de escola com cursos específicos para a formação de professores na região exigia o deslocamento para centros mais afastados, como Londrina e Jacarezinho. Na época, considerando a pequena oferta de vagas, isso constituía obstáculo dificilmente transponível.

A criação da Faculdade em Cornélio representou um grande avanço na formação profissional de professores para cerca de 22 munícipios que estavam na área de influência de Cornélio.

Os professores Fátima Aparecida da Cruz Padoan, reitora da Universidade e ex-professora do nosso campus, Sérgio Roberto Ferreira, atual diretor do campus, e Newton C. Braga, acadêmico da primeira turma do Curso de Letras, em 1966, e ex-professor do curso, de 1972 a 1999, fizeram uso da palavra, para homenagear o Curso de Letras e lembrar ex-professores, como Elvira Ferreira de Sá, Aníbal Campi e Ananias Antônio Martins, e situações curiosas dos

Professores e ex-professores em confraternização

primeiros anos de existência da UENP-CCP. A professora Fátima acentuou que o Curso de Letras sempre se destacou pelo pioneirismo em nossa Universidade.

No encerramento, a professora Diná aproveitou para apresentar a obra "Juventude, Educação e Sociedade", organizado por Thiago Alves Valente e Eliane Aparecida Galvão Ribeiro Ferreira, lançada recentemente pela editora Mercado de Letras, de Campinas, SP, em que há vários artigos escritos por professores e ex-professores da UENP-CCP.

Fotos: Maria Miguel, Eliane S. R. Registro e arquivo

Professora Raquel Gamero, organizadora da comemoração Professora Diná Tereza de Brito, mestra de cerimônia e uma das autoras, apresentando o livro Juventude, Educação e Sociedade  Acadêmicos Cíntia Marson e Matheus Sanches, artistas que encantaram com lindas e afinadas vozes
 Foi uma noite memorável e feliz Primeiro bloco: ala administrativa e sala de professores, em 1970, exatamente como era em 1967 Formatura da primeira turma de Pedagogia, 1969, pioneiras de 1966