Cornélio Procópio, 28 de dezembro de 2016
Professora Elvira recebe homenagem da ALACCOP
Acadêmicas fizeram entrega de placa

A Academia de Letras, Artes e Ciências de Cornélio Procópio – ALACCOP, homenageou a professora Elvira Ferreira da Silva e Sá (Elvirinha) com uma Placa de Prata, por suas inúmeras participações em bancas de concursos literários, numa atuação impecável de quem sempre dominou com maestria o campo da literatura.

A placa foi entregue pelas acadêmicas Yedda Carazzai Fonseca, Ana Cristina Peixoto Vilar, Diná Tereza de Brito, Cláudia Chueiri Miranda e Dora Pimenta Dantas

Elvirinha atuou no magistério estadual durante muitos anos, tendo ingressado na Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras de C. Procópio em 1967, como titular da cadeira de Literatura Brasileira, e permanecido até 2010. Foram 43 anos de entusiasmo, dedicação e muito interesse por seus alunos. Nesse período, demonstrou cabalmente seu profundo conhecimento das literaturas brasileira e portuguesa. Foi chefe do Departamento de Letras e Coordenadora do Curso de Letras inúmeras vezes, exercendo os cargos com brilhantismo e correção. Graças a sua reconhecida competência e dotes de administradora, foi eleita e nomeada vice-diretora para o período de 1997 a 1999.

A professora Elvira sempre é lembrada com admiração e respeito por seus ex-alunos do Curso de Letras e dos demais cursos em que atuou como docente de Língua Portuguêsa, que dominava à perfeição. Participou de diversas publicações da UENP-CCP. Foi organizadora,

Entrega da placa: Yedda Carazzai Fonseca, Ana Cristina Peixoto Vilar, Diná Tereza de Brito, Elvira Ferreira da Silva e Sá, Cláudia Chueiri Miranda e Dora Pimenta Dantas

revisora e editora dos livros "Nossas histórias: de gente, de bichos, de coisas" (2006) e "Recortes da vida" (2007), revisora e orientadora estilística de "Esboços..." (1998) e "Poemas, Contos & Cia." (2014), revisora e colaboradora de "Cornelio Procopio: das origens e da emancipação do município" (1988 e 2014). (Disponíveis para download aqui)

Elvirinha não pode comparecer à cerimônia que comemorou o cinquentenário do Curso de Letras, realizada em 16 do mês corrente, quando seria homenageada, mas foi mencionada com destaque e carinho pelos professores Fátima Aparecida da Cruz Padoan, reitora da Universidade, Sérgio Roberto Ferreira, atual diretor do campus de Cornélio, Diná Tereza de Brito e Newton C. Braga, acadêmico da primeira turma do Curso de Letras, em 1966, e ex-aluno da querida professora.