Cornélio Procópio, 23 de janeiro de 2017
Memória: Projetos do Curso de Letras em 1999

Dia do Desafio

Um dos projetos do curso em 1999 foi o Dia do Desafio, que aconteceu em 26 de maio. Conhecido mundialmente por Challenge Day, o evento, que começou no Canadá, é reconhecido pela UNESCO e espalhou-se pelo mundo.

A competição, que reune cidades para competirem entre si, compreende qualquer tipo de atividade física. Vale tudo, desde fazer exercícios físicos sistematizados até brincadeiras que exijam movimentos.

Nesse ano, Cornélio competiu com a cidade de Porto Ferreira, no estado de São Paulo, tendo mobilizado 73,37% de seus habitantes, conforme informado pelo SESC local, responsável pelas inscrições, contra 32,71% da rival. Muitos acadêmicos da então FAFICOP participaram com uma caminhada pelo campus, cada um fazendo a doação de um quilo de alimento.

Cornélio Procópio conseguiu a terceira colocação no Paraná. Um grande sucesso de adesão.

O Colecionador de Histórias

Em junho, no dia 2, aconteceu a apresentação da peça teatral O Colecionador de Histórias, encenada pelos atores Luthero de Almeida, professor do curso de Artes Cênicas, da Universidade Estadual de Maringá, e Vanessa Curty, acadêmica da Universidade Estadual de Londrina na época.

A apresentação minimalista, dispensando cenários e recursos cênicos, contando apenas com malas vazias e muita fantasia imaginativa, destaca a performance, mas os atores conseguiram com maestria capturar a atenção de nossos estudantes, usando princesas, animais, navios e o que mais sua fértil imaginação pudesse criar e transmitir aos espectadores.

Uma peça para adultos e crianças, com embasamento educativo, destacando a enunciação oral correta do pensamento elaborado e motivadora da criatividade usando a imaginação.

Machado de Assis: o Mestre Sempre Presente

De 20 a 24 de setembro, durante a Semana de Extensão Universitária de 1999, o Departamente de Letras da FAFICOP promoveu um ciclo de estudos sobre Machado de Assis, com palestras, apresentações teatrais e uma comunicação de Ana Cristina Kruger Fernandes.

Um dos grandes da literatura universal, Joaquim Maria Machado de Assis, considerado o maior escritor brasileiro de todos os tempos, foi um autodidata. Mostrou ser um escritor versátil, produzindo obras da poesia à crítica literária, do conto ao romance, e da peça teatral à crônica.

Como palestrantes, apresentaram-se Carlos Nejar, da Academia Brasileira de Letras, os professores Dra. Sílvia Maria de Azevedo e Dra. Lea Mara Valeze, da UNESP de Assis, Luciana Carneiro Hernandes, do CEFET de Cornélio Procópio, João Donizeti Leli, da FAFICOP e CEFET-Cornélio, e Dra. Adelaide César Caramuru, da UEL. Os acadêmicos do Curso de Letras da FAFICOP interpretaram uma peça inédita escrita por Sílvia Montanari, do 4º ano, e as dramatizações de contos machadianos, preparadas por Ana Cristina Kruger Fernandes, do 2º ano, e Alessandra Oliveira de Almeida, do 3º ano.

Clique nas imagens para ampliar

Dia do Desafio Dia do Desafio O Colecionador de Histórias O Colecionador de Histórias Machado de Assis: O Enigma de Capitu (Em pé) Albenize, Sirlene, Sílvia, Kátia, Andreia, Gilberto, Lucineia, Juliana e Doralice, Vanderci, Jacqueline. () Leandro, Andreia e Cléber Machado de Assis: A Cartomante Machado de Assis: A Cartomante (Em pé) José, Giane, Ana Cristina, Neiva e Ricardo, () Filho de Ana Cristina, Luciane e José Roberto Machado de Assis: Um Esqueleto Machado de Assis: Um Esqueleto Machado de Assis: Um Esqueleto Machado de Assis: Um Esqueleto