Cornélio Procópio, 29 de janeiro de 2017
Conheça o programa Escrevendo o Futuro
Uma parceria voltada para a Educação

O programa Escrevendo o Futuro é uma iniciativa da Fundação Itaú Social, com coordenação técnica do Cenpec - Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária, que contribui para a melhoria do ensino da leitura e escrita nas escolas públicas de todo o país.

A iniciativa realiza diversas modalidades de formação presencial e à distância para educadores, além de um concurso de textos que premia as melhores produções dos alunos do 5º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio, a Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro, desenvolvida em parceria com o Ministério da Educação. Outros parceiros do programa na execução das ações são o Conselho Nacional dos Secretários de Educação (Consed), a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e o Canal Futura.

As ações do programa estão reunidas no portal Escrevendo o Futuro, um ambiente de formação à distância para educadores, que promove interação entre os usuários, disponibiliza materiais, metodologias, notícias e divulga as ações do programa. Educadores de todo o país envolvidos no ensino da Língua Portuguesa encontram aqui subsídios para aprimorar o conhecimento, inovar suas estratégias de ensino, inspirar-se com outras experiências e compartilhar sucessos e desafios vivenciados na prática.

No site do programa temos a Estante Virtual, coleção

Revista Escrevendo o Futuro nº 12

de revistas publicadas (a partir do nº 10), que podem ser baixadas para leitura mais confortável. Para exemplificar, destacamos o volume nº 12, com "A hora e a vez do conto: em pequenas narrativas cabem grandes histórias".

O sumário tem a relação do conteúdo, para deixar os leitores com água na boca: Entrevista com Tatiana Belinky; o destaque "O conto se apresenta", escrito por Moacyr Scliar; a Página Literária, com o conto "O mendigo Sexta-Feira jogando no Mundial", escrito pela moçambicana Mia Couto; "Experiência Proveitosa", na seção Tirando de Letra, um depoimento sobre a Olimpíada da Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro; na rubrica De Olho na Prática, temos "De Conto em Conto", um roteiro que auxiliará os professores a tornarem a atividade mais proveitosa; e uma seleção de contos, clássicos e contemporâneos, em texto e gravados para download.

Explore o portal, conheça as ações e as revistas e participe dessa rede!

Fonte: Portal Escrevendo o Futuro