Cornélio Procópio, 22 de março de 2017
Memória: O Diretor Luiz Trajano da Silva - de 1983 a 1986 (III)
Foram 1.183 dias de muito dedicação

Mesmo antes da publicação, em 1985, da resolução do Conselho Estadual de Educação, que estabelecia ser de responsabilidade da instituição de ensino promover os meios para a qualificação docente, a Direção da FAFICOP procurou colaborar com o corpo docente e os funcionários, auxiliando financeiramente na realização de cursos de graduação e aperfeiçoamento, para funcionários, e cursos de pós-graduação para os docentes, bem como na publicação de teses e monografias.

Como resultado dessa política, a FAFICOP ficou situada em primeiro lugar, em 1984, entre todas as Faculdades Estaduais do Paraná, com 82,2% de professores com cursos de pós-graduação, segundo estatística oficial do Departamento de Assuntos Universitários da Secretaria de Estado da Educação, seguido pela FAFIG, de Guarapuava, com 67,7%. Em 1985, como consequência da contratação de novos professores, recém-concursados, e de professores substitutos por seis meses, essa porcentagem baixou para 73,2%, ficando com o 2º lugar, logo após Guarapuava, que obteve 74,4%.

Foram realizados concursos públicos, para docentes, em 1983, 1984, 1985 e 1986, em 23 disciplinas, com a participação de 55 candidatos.

A substituição de professores, a título precário, afastados temporariamente por motivo de saúde, ou para realização de cursos de pós-graduação ou por interesses particulares, e que sempre foi feita por livre escolha da Direção, passou a ser feita por Concurso de Títulos, pela COCRED, e os nomes dos primeiros classificados encaminhados aos Departamentos para que estes providenciassem a indicação final.

Juntamente com os outros diretores das nove Faculdades Estaduais, foi elaborado o Plano de Carreira do Magistério Superior, com o trabalho e a remuneração sob o sistema de faixas, velha reivindicação de todo o magistério.

Também houve a elaboração do Plano de Carreira do Funcionário, implantado no decorrer do mês de agosto de 1986, trazendo novas perspectivas para o funcionalismo da FAFICOP. Pela primeira vez nos 20 anos da Faculdade, foi firmado um acordo coletivo de trabalho com o sindicato da classe e garantida a estabilidade no emprego.

Ex-diretores Darci Ribeiro da Silva, Anibal Campi, Muricy Domingues, Neusa Terezinha Bastos Alves e Mário Schoinski, e o Diretor, em 1986, Luiz Trajano da Silva

O adicional noturno passou a ser pago, bem como o adicional por insalubridade para os funcionários dos laboratórios, da gráfica e das fotocopiadoras.

O descanso semanal remunerado passou a vigorar para todos os professores. Foi feita a complementação salarial de 10%, com recursos próprios, a partir de outubro de 1985.

Mesmo considerando que as mensalidades pagas pelos alunos eram, muitas vezes, inferiores àquelas cobradas por outras escolas, incluindo-se as de primeiro e de segundo grau, a FAFICOP, por meio da Comissão de Bolsas de Estudo, formada por professores e funcionários, atribuiu elevado número de bolsas de estudo, beneficiando os acadêmicos mais carentes. De 91 bolsas no 2º semestre de 1983, o número cresceu para 128, no 1º semestre de 1986, correspondendo a 6,91% do total de alunos matriculados.

Finalizando esta série de artigos, vamos parafrasear o professor Luiz Trajano da Silva: àqueles que colaboraram no desenvolvimento da instituição, realizado nos 51 anos de existência da UENP-CCP, os agradecimento de toda a comunidade da região e a certeza de que a UENP continuará como uma das maiores unversidades do país.

Fonte: 1.173 dias de administração Luiz Trajano da Silva

Leia Memória: O Diretor Luiz Trajano da Silva - de 1983 a 1986 (I)
e Memória: O Diretor Luiz Trajano da Silva - de 1983 a 1986 (II)

Sessão solene comemorativa dos 20 anos de fundação da FAFICOP - 1986 A festa foi na Associação Atlética e Recreativa de Cornélio Procópio - 1986 Professores e funcionários - 1986 Professores, funcionários e acadêmicos - 1986 Equipe responsável pelo planejamento e execução das atividade comemorativas - 1986