Cornélio Procópio, 9 de julho de 2017
Geografia faz viagem de estudos aos cânions gaúchos
Acadêmicos conheceram diversos parques

O curso de Geografia da UENP-CCP realizou viagem de estudos ao Rio Grande do Sul, denominada “Rota dos Cânions”, coordenada pela prof. Jully Gabriela Retzlaf de Oliveira, que abrangeu as cidades gaúchas de Cambará do Sul, Canela e Gramado, nos dias 23 a 25 de junho.

No dia 23, os acadêmicos realizaram trabalho de campo no Parque Nacional de Aparados da Serra, percorrendo as trilhas do Vértice e do Cotovelo, no Cânion Itaimbezinho. No dia seguinte, visitaram o Parque Nacional da Serra Geral, percorrendo as trilhas do Mirante e da Pedra do Segredo, no Cânion Fortaleza. No último dia, o grupo visitou o Parque do Caracol, a Vinícola Jolimont e percorreram a área central da cidade de Canela, seguindo para Gramado, onde conheceram o centro da cidade e o Lago Negro.

“O trabalho de campo é um método importante para construção do conhecimento geográfico. Nele os estudantes observam, registram e coletam dados, sendo de fundamental importância para formação inicial dos graduandos em Geografia”, afirmou a professora Jully.

Durante o campo “Rota dos Cânions”, os alunos puderam compreender a criação e evolução dos cânions localizados no sul do Brasil, nas bordas da Serra Geral, entre os estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul, e

visualizar paredões verticalizados, variando entre 700 e 900 metros de altura, constituídos de rochas vulcânicas.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social

Parque Nacional de Aparados da Serra (Vídeo: Globo Repórter)