Cornélio Procópio, 20 de setembro de 2017
Memória: Diretor Darci Ribeiro da Silva - de 1974 a 1978 (II)
Época de esforços, simpatia, luta, desespero, esperança e sonhos

E N S I N O

A preocupação primeira foi o ensino e foram usadas todos os meios e estratégias para aumentar ou, pelo menos, manter o número de alunos desejado para o bom funcionamento da instituição. Foram ampliadas as opções, com a criação de cursos de graduação e de habilitações e oferecimento de cursos em nível de pós-graduação, ou seja, um curso de especialização "lato sensu", 2 seminários e 7 cursos de extensão.

Como a Faculdade era paga, foram criadas facilidades para os alunos, em termos financeiros, abrindo as Bolsas de Estudos Reembolsáveis e as Bolsas Integrais.

Outra questão, encarada como prioridade, foi a necessidade do registro dos diplomas expedidos, que era feito pela Universidade Estadual de Londrina. De 1974 a 1978, foram expedidos 1.639 diplomas. Desse total foi possível registrar 1.597, ficando apenas 42 pendentes, mas que correspondiam aos licenciados de julho de 1978 (lembrando que este relatório foi feito em agosto).

• CENTRO DE COMUNICAÇÃO E AUDIOVISUAL

Fugindo do ensino pragmático, foi incentivado o intercâmbio cultural de maneira simples e objetiva. Um dos recursos utilizados foi o uso de filmes, que eram passados para todos os alunos que, não tendo aula no horário, quisessem assistir. Dentro desse plano de ação, o Centro de Comunicação e Audiovisual (CECAVI) da FAFI conseguiu com os consulados do Canadá, da França, dos Estados Unidos, e o Instituto Hans Staden, um total de sessenta filmes. Foram noventa e oito sessões para um total de 4.418 espectadores, ou seja, 73,6 espectadores por filme e 45, por sessão.

Sala do Centro de Comunicação e Audiovisual

O CECAVI também produziu filmes para documentar algumas das atividades culturais e pedagógicas da FAFI, como os desfiles da Semana da Comunidade, de 1974, 1975 e 1976, que totalizam 122 minutos. Foram registrados seminários, exposições, palestras, etc. Como destaque, temos os filmes "Desfile da Semana da Comunidade" (1974, 35 minutos, 1975, 48 min., e 1976, 39 min.), "O Pantanal Marajoara"(1975, 72 min.), "Lançamento do foguete Proteus, por Aguinaldo Prandini Ricieri" (1977, 9 min.), cópia do original em 16mm do "Trote dos Calouros de 1968" (1977, 3 min.).

P E S Q U I S A

Considerando que o ensino estava estruturado, outra prioridade estabelecida foi os setores de pesquisa e de extensão de serviços à comunidade. Foi incentivada a pesquisa em laboratório e procurou-se desenvolver acentuadamente a pesquisa de campo. Essas atividades resultaram na publicação de várias monografias desenvolvidas pelos professores.

• LABORATÓRIO DE PSICOLOGIA

Com o objetivo de iniciar o aluno no estudo da ciência psicológica, sob a orientação dos professores, criou-se o Laboratório de Psicologia, que proporcionou a realização de 3 a 4 experimentos semanais relacionados com a disciplina Psicologia da Aprendizagem. Isto possiblitou que os discentes praticassem as técnicas de manipulação de variáveis, observando, medindo e controlando o comportamento de um organismo vivo.

• MUSEU HISTÓRICO

Outro aspecto favorecido foi a necessidade de coletar, documentar e analisar cientificamente, a história de nossa própria comunidade. Surgiu então o Museu Histórico da FAFI, que, até junho de 1978, havia coletado 142 fotografias, 28 cópias de documentos, 7 manuscritos, 202 peças, 53 documentos originais, 45 livros, 3 fitas gravadas (minicassete), 100 moedas e medalhas, 2 armas de fogo e 4 armas brancas.

O museu realizou duas exposições, abertas às comunidades acadêmica e externa, com um total de 2.872 visitantes registrados, e foi procurado por alunos, para pesquisa histórica, e entidades, como a Prefeitura de Cornélio, para manter um histórico da cidade.

Inauguração do Posto Fixo de Psicotécnico - agosto de 1977

• MUSEU DE HISTÓRIA NATURAL

Foram realizadas diversas viagens de pesquisa científica, abrangendo os estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia (à época, território federal), Pará, Amazonas e, naturalmente, Paraná, documentados em filmes Super 8 e fotografias. Também houve a coleta de material de artesanato. As missões foram parcialmente patrocinadas com recursos próprios do prof. João A. Galdino.

Relação da missões científicas:
Fauna da Região do Rio São Lourenço (Dez. 1974, MT)
Os Alagadiços de Marajó (Jul. 1975, PA)
Os Índios Terenos (Set. 1975, MS)
Os Bororos Que Eu Vi (Dez. 1975, MT)
A Amazônia (Jun. 1976, MT, RO, AM)
Diversos (+-18) sítios arqueológicos indígenas (PR).

Como resultado das missões, foram proferidas treze palestras (Cambará, Andirá, Nova Fátima, Santa Mariana e C. Procópio, PR, e Ibirarema e Palmital, SP) e montadas cinco exposições (Uraí e C. Procópio, PR, e Assis, SP). Também houve participação em cursos de extensão universitária, promovidos pela Faculdade de Guarapuava e pela FAFI.

• GABINETE ARQUEOLÓGICO

A necessidade de pesquisa no campo da Arqueologia levou à criação do Gabinete Arqueológico, para a realização de pesquisas nos sítios da região. Paralelamente, foi instalado o Museu de Arqueologia, que conta atualmente com mais de seis mil peças. Com custeio parcial do Conselho Nacional de Pesquisa - CNPq, começou a ser desenvolvida pesquisa regional com duração prevista de três anos.

EXTENSÃO DE SERVIÇOS À COMUNIDADE

É do conhecimento daqueles vinculados à Educação ou dos que por ela se interessam que o abismo existente entre as universidades brasileiras e a comunidade é quase intransponível. Inspirado no espírito filosófico da Lei nº 5.540/68 (da reforma universitária), foram criados 17 órgãos ou instrumentos de ação comunitária e mantidos os 5 existentes, relacionados a seguir.

Centro de Estudos de Língua - CELI
Coordenadoria de Extensão de Serviços à     Comunidade
Teatro Comunitário
Centro Eletrônico de Computação de Dados