Campus de Cornélio Procópio
Cornélio Procópio, 11 de setembro de 2017
Leitura: destaques de publicações culturais e científicas
O que mais pode fazer alguém que já criou uma vacina que previne câncer?

Scientific American Brasil
Online
Agosto de 2017

Imagine uma vacina que protege contra mais de meia dúzia de tipos de câncer - embasada por uma década de dados e experiências. Já existe uma assim. É a vacina para papilomavírus humano (HPV), aprovada para o mercado dos EUA em junho de 2006. Ela pode prevenir quase todos os cânceres cervicais e proteger contra cânceres de boca, garganta e ânus. Ela também combate as verrugas genitais sexualmente transmissíveis que algumas formas do vírus podem causar. A Scientific American conversou com Schiller, um virologista, sobre a pesquisa premiada dele e de Lowy, seus planos futuros e como combater atitudes contra vacinação.

Para aproveitar o Sol

Pesquisa Fapesp
Edição nº 258
Agosto de 2017

Estudo indica áreas favoráveis para explorar a energia solar no Brasil. A produção de energia elétrica por meio de tecnologia solar fotovoltaica no Brasil está crescendo em ritmo acelerado, embora ainda represente menos de 0,02% da matriz de energia elétrica do país. Segundo dados da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), a potência instalada no território nacional no primeiro trimestre deste ano atingiu 107,6 megawatts (MW), 15 vezes mais do que a registrada no mesmo período em 2015.

Ilustração científica na Biologia: aplicação das técnicas de lápis de cor, nanquim (pontilhismo) e grafite

Revista da Biologia
16(1)
Julho de 2016

A ilustração científica é uma técnica de cinco séculos, que enquadra naturalistas, biólogos, médicos e outros cientistas. Ao contrário de reproduções excusivamente artísticas, as ilustrações científicas preocupam-se em contar uma história, em descrever uma realidade, inserindo cortes, perspectivas variadas e anotações explicativas. Neste trabalho, pretendeu-se exemplificar três tipos de técnicas da ilustração cientifica na área das Ciências Biológicas. Para isso foram utilizados os seguintes materiais/técnicas: lápis de cor, nanquim (técnica do pontilhismo) e grafite. No total, são apresentadas seis ilustrações, duas para cada técnica, sendo de três animais e de três plantas.

Faça download e leia mais (pdf)

Vírus da zika mata células de câncer no cérebro

Superinteressante
Setembro de 2017

Pela raíz: o zika ataca as células do câncer, que se multiplicam rapidamente, e evita que o tumor cresça de novo após a cirurgia.

“A diferença entre um remédio e um veneno está só na dosagem.” A frase, que parece só um ditado popular da vovó típica, é atribuída ao médico alemão Paracelso, que viveu no século 16. E ele, é óbvio, estava certo. Pesquisadores americanos descobriram que o vírus da zika (responsável por uma epidemia que, desde 2015, já causou mais de 2,2 mil casos de microcefalia em recém-nascidos brasileiros) pode ser um tratamento eficiente para tumores no cérebro.

Reconhecimento além da remuneração

Melhor: Gestão de Pessoas
Revista online
Agosto de 2017

Não é de hoje que há o entendimento de que a motivação e engajamento estão intimamente relacionados à satisfação pessoal. Mas quando aplicamos essa premissa aos programas de recompensa e incentivos das empresas, nem sempre é fácil encontrar programas que ultrapassam os tradicionais elementos de remuneração, como salários, bônus, benefícios, stock options, entre outros recursos. É crucial entendermos que o reconhecimento é muito mais do que salário e inclui fatores tangíveis e intangíveis.

Abordagens convergentes, novidades evolutivas e a origem da carapaça das tartarugas

Revista da Biologia
16(1)
Julho de 2016

A origem da carapaça das tartarugas tem sido há muito tempo uma incógnita para a biologia evolutiva. Historicamente, duas principais hipóteses sobre seu surgimento foram propostas: a origem composta propunha sua gênese pelo sucessivo acúmulo de osteodermos e posterior fusão destes com as costelas e arcos neurais das vértebras truncais; a origem de novo, considerava a carapaça como uma estrutura nova, derivada de intensa modificação das costelas e arcos neurais.

Faça download e leia mais (pdf)

Falta de saneamento básico afeta desenvolvimento de crianças

Horizonte - educação e comunicação
Setembro de 2017

Inclusão Social, desenvolvimento psíquico, saúde, saneamento básico e educação. Podem até parecer palavras soltas, mas um destes cinco é peça fundamental para a garantia de todos os outros. O saneamento básico é um direito de todos os brasileiros e está diretamente ligado com a melhoria da qualidade vida, já que garante melhoras na saúde – principalmente infantil –, na educação, na valorização da região, na preservação de recursos, na renda e no trabalho. Porém, o que para uns pode parecer normal, e até passar “despercebido”, para outros está longe de ser realidade e interfere diretamente em suas vidas.

Como está a oferta dos materiais didáticos digitais?

Ensino Superior
Edição 221
Jul./Ago. de 2017

Recursos como bibliotecas on-line e softwares de simulação ganham espaço nas IES. Saiba o que gestores, professores, fornecedores e alunos acham dessas ferramentas.

Com o crescimento da educação a distância no Brasil, que tem superado a presencial na última década, as disciplinas online e os materiais didáticos digitais estão conquistando cada vez mais espaço nas instituições de ensino superior. É o que mostram, por exemplo, os números da Pearson, empresa do setor educacional fundada na Inglaterra, em 1844.

Como oferecer educação de qualidade em escala

Ensino Superior
Edição 221
Jul./Ago. de 2017

Reitor adjunto e consultor estratégico sênior do MIT, Vijay Kumar afirma que há uma infinidade de recursos de aprendizagem amplamente disponíveis. Eles podem revolucionar a educação, porém, primeiro é preciso reconhecer seu valor.

Há cinco anos, aproximadamente, um grande acontecimento mexeu com o universo educacional: o lançamento dos cursos massivos online gratuitos, os Moocs. O movimento foi liderado por instituições renomadas, como Harvard e MIT (Massachusetts Institute of Technology), que reconheceram a importância de compartilhar e disseminar a tão aclamada qualidade de suas aulas e professores, até então restrita a um grupo seleto de pessoas.

Livro digital: A Paleontologia na sala de aula

Sociedade Brasileira de Paleontologia
Setembro de 2017

A Paleontologia na Sala de Aula apresenta 22 capítulos sobre variados temas dentro da Paleontologia (contendo links para outros conteúdos na internet), e 62 atividades, entre elas, diversos jogos de tabuleiro. Participaram da elaboração do livro, 71 autores, paleontólogos vinculados a instituições de ensino e pesquisa, além de estudantes de graduação e pós-graduação, todos ativamente envolvidos com atividades de ensino e extensão.

O objetivo principal é possibilitar um enriquecimento às disciplinas que tradicionalmente abordam temas relacionados à Paleontologia na Educação Básica, através do acesso facilitado a materiais instrucionais, compostos de textos e atividades didáticas.

Leia mais e faça download do livro e das atividades

Estratégia antiviral polivalente

Ciência Hoje
Julho de 2017

Estudo feito por pesquisadores de Brasil e Portugal identifica moléculas promissoras para o desenvolvimento de fármacos e vacinas contra diversos tipos de vírus.

Apesar do elevado número de fármacos antivirais disponíveis atualmente, o tratamento contra doenças causadas por vírus muitas vezes falha, devido ao desenvolvimento de resistência por esses agentes infecciosos. Uma estratégia promissora para superar esse problema é criar drogas que atuem sobre a camada mais externa de vários vírus, o chamado envelope viral, e assim sejam eficazes contra diversos tipos desses agentes.

Leia o artigo

A plataforma NATEC P como recurso do ensino de matemática

Revista Tecnologia Educacional
Edição 216
Agosto de 2017

Resultado de um projeto do grupo de pesquisa (Núcleo de Estudos em Avaliação, Tecnologia, Currículo e Política Pública) da Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara em parceria com uma escola pública de anos finais e ensino médio do interior paulista, o trabalho teve o objetivo de analisar no grupo escolar os resultados das avaliações educacionais e elaborar estratégias de trabalho diferenciadas para atender aos diferentes níveis de dificuldade dos alunos. A plataforma proporcionou análise minuciosa dos resultados e facilidade para os professores na correção das atividades propostas, agilizando as intervenções pedagógicas.

Leia mais... (está na página 18)

Paisagens transformadas: a arqueologia de povos Jê no Paraná, sul do Brasil

Museu de Arqueologia e Etnologia (USP)
Revista online
2016

Foram analisados sítios Itararé-Taquara no Paraná, especialmente paleo-aldeias e abrigos-sob-rocha, em relação à estrutura e à transformação da paisagem, discutindo dados geoarqueológicos e cronológicos, de 4.000 a 600 anos atrás. A disposição espacial de aldeias, habitações e áreas sagradas em relação ao relevo, a mobilização de terra com a construção de aterros com formatos circulares a lineares, a escavação de estruturas semi-subterrâneas, com funções variadas, permitem refletir sobre aspectos simbólicos dos povos Jê pré-coloniais no Paraná, sul do Brasil. Além disso, o uso de monolitos para observação astronômica visava uma melhor compreensão dos ciclos da natureza que refletia numa agricultura mais produtiva. Alguns locais foram selecionados e transformados para marcar o controle e o domínio do território, e assim perpetuar uma memória mítica

Travels in Geology: Austria's Salzkammergut: World heritage preserved in salt

Earth
Edition 323
October 2017

In Austria’s famous salt district, the Salzkammergut, the long arc of European history, so palpable to North American visitors wherever they travel through Europe, reaches especially far back. Nestled between stunning Alpine peaks and sparkling lakes are numerous salt mines, including those at Hallstatt, which are the oldest known on Earth. Artifacts from the mine date back 7,000 years to the Neolithic, or New Stone Age, period. Surrounding Salzburg, the region’s hub and picturesque home to Mozart, a compact driving loop wends past these mines and a series of other captivating sites that evoke the region’s rich heritage fortuitously preserved in salt.

Connecting Two Realms

Archeology
Edition
September/October 2017

The Amazon jungle wasn’t supposed to have been the site of something this big. The mound, known locally as Montegrande, spans more than two acres at its base and stands as tall as a five-story building. It sits today amid rice paddies and cow pastures outside the Peruvian city of Jaén. Although it was overgrown with bushes and taken for a natural hill by people living nearby, the few archaeologists who had ventured to this remote corner of the western Amazon basin could not ignore the fact that it bore the features of an ancient burial mound: It had steep sides and a round shape, and there are no other hills around it.

Visitantes: