Cornélio Procópio, 13 de novembro de 2017
Curso de Ciências Biológicas da UENP vai ao Pantanal
"Atividades possibilitaram conhecer ambientes da região"

Alunos do curso de Ciências Biológicas dos campi de Cornélio Procópio e de Jacarezinho, estiveram na Base de Estudos do Pantanal da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, que fica em Corumbá, MS, participando do curso de campo promovido pelo colegiado de Ciências Biológicas da UENP-CCP, no período de 1º a 5 de novembro.

O curso, em sua terceira edição, foi coordenado pelo Dr. Dhiego Gomes Ferreira e teve a contribuição de profissionais de diferentes áreas de conhecimento, incluindo professores da UENP e de outras Instituições. Durante cinco dias, os alunos participaram de atividades que visaram conhecer os diferentes ambientes do Pantanal, o que incluiu toda a rica biodiversidade aquática, florística, entomológica, herpetológica, zooplanctônica e avi-fauna.

Conforme Dr. Dhiego explicou, o curso de campo no Pantanal foi elaborado e conduzido visando principalmente a formação profissional dos acadêmicos. “Além de fornecer práticas relacionadas aos conteúdos da grade curricular, o curso também buscou incentivar o pensamento científico e o

entendimento de diferentes metodologias para o estudo dos vários grupos que compõem a rica biodiversidade do Pantanal”, acentuou o professor.

O estudante Lucas Octávio Borges Demuner, do 4º ano de licenciatura do campus de Cornélio Procópio, considerou a viagem uma descoberta, que permitiu a todos os alunos observar as diferentes áreas das Ciências Biológicas e a complexidade de cada uma delas. “Por meio da prática, o curso no pantanal atuou como um modo de seleção, dividindo aqueles que farão carreira na área da pesquisa e aqueles que atuarão na docência”, considera.

Lucas também comentou que o curso forneceu elementos que deverão reforçar e complementar as pesquisas: “Além disso, tratando-se de acadêmicos que ainda se encontram indecisos em relação à pesquisa, essa foi uma ótima oportunidade de descoberta e decisão."

Professores e alunos deverão realizar novas edições do curso nos anos vindouros.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social

http://cssslider.com by cssSlider.com v2.1