Cornélio Procópio, 18 de novembro de 2017
Acadêmicos e professores participam da 20ª EXPOCOP
Atividade possibilitou conhecer ambientes da região

Durante a 20ª EXPOCOP – Exposição Agropecuária, Industrial e Comercial, promovida pela Sociedade Rural da Região de Cornélio Procópio e Prefeitura Municipal, de 10 a 15 de outubro, houve uma atividade que integrou o evento com o ambicioso objetivo de fomentar o desenvolvimento de soluções tecnológicas e inovadoras para o agronegócio, aumentando a competitividade e a produtividade do setor, transformando Cornélio Procópio em um polo de soluções tecnológicas e inovadoras: o AGROHUB 2017, que teve como tema "Desafios do Agronegócios".

O AGROHUB aconteceu nos dias 13, 14 e 15, organizado por Universidade Tecnológica Federal do Paraná - C. Procópio (UTFPR), UENP, SEBRAE-PR, ACECP, e vários outros, e coordenado pelo pessoal da UTFPR, tendo a frente o professor Felipe Haddad Manfio.

A participação da UENP-CCP foi coordenada pelo professor Luiz Eduardo Araújo, com diversos professores do Centro de Ciências Sociais Aplicadas operando como mentores das equipes de alunos, esclarecendo as dúvidas e auxiliando com sua experiência na concretização dos trabalhos. Infelizmente nem todos os professores puderam participar.

Houve participação ativa dos acadêmicos, que sem dúvida foram as estrelas do evento: deles partiram as ideias que foram trabalhadas em grupos formados com alunos de outras instituições.

O que mais chamou atenção foi a empolgação dos alunos, quando, uma vez iniciados os processos, a dinâmica tomou conta das equipes, que ficaram praticamente internadas no evento, no sábado e domingo, de manhã até a noite. O que mais se ouviu dos participantes foi: "experiência incrível!"

O sucesso do AGROHUB foi total, desde a organização, a geração de ideias, o entusiasmo e envolvimento de todos, as descobertas dos alunos, enfim uma "experiência incrível" e única. E sendo a primeira, é possível prever o mesmo sucesso para os eventos futuros, com participação mais efetivas de nossos alunos. O diretor do Departamento de Tecnologia da Sociedade Rural, veterinário João Ricardo Paiva Gatti, disse que a primeira edição do AGROHUB superou todas as expectativas dos

Depoimento: Anna Clara de Souza Santos, acad. 2º ano, Administração

O Agrohub, para se expressar num contexto geral, é três dias para descobrir mais de você mesmo. Já no primeiro dia você descobre que não sabe nada e que existem pessoas que sabem muito mais do que você. Porém, ao mesmo tempo, você sabe muito e tudo o que sabe é essencial. Você lida com pessoas que são como você, simples estudantes, com conhecimentos em áreas das quais talvez nunca tenha ouvido falar.

Como estudante de Administração da UENP, não imaginava o quão simples era, para um engenheiro de computação, desenvolver um software em 48 horas, ou, para um programador, fazer um aplicativo, para um estudante de agronegócio, explicar de maneiro sutil e simples desde a plantação até a colheita do café. Foi uma experiência incrível. É sensacional poder ver que para um negócio ir pra frente são necessárias pessoas de diversas areas, com conhecimentos diversos. Não estávamos lá como rivais – isso o que mais chamou atenção: mesmo almejando um prêmio, este não era o foco. Todos dispunham de seus conhecimentos para ajudar o grupo.

O mais importante foi entender que juntos sempre somos mais fortes. Ajuntamos conhecimentos de três diferentes áreas em prol de uma solução, e, em três dias, essa solução estava exposta a uma banca avaliadora. Em três dias, lutamos por um mesmo motivo, mesmo que com conhecimentos, personalidades e sonhos tão diferentes.

Descobrimos que nós podemos ir mais longe, basta querer. Somos capazes de colocar em prática nossos conhecimentos, podemos sair da universidade e desenvolver coisas incríveis em 48 horas. Imagine se dedicássemos um pouco mais de nosso tempo em trabalhos como esse? Seríamos mais do que graduandos em Administração, teríamos conhecimento além da sala de aula, saberíamos agir na prática.

É oportunidade única e indispensável nos próximos anos.

organizadores e participantes.

O coordenador e os professores agradecem a dedicação e esforço de todos os quase 100 participantes, "a quem se pode dar a oportunidade de novas experiências e descobertas, que evidentemente ajudaram na formação desses futuros profissionais".

Fontes: Prof. Marcos Anselmo Ferreira e CCSA
(Fotos: Agrohub)