Cornélio Procópio, 30 de novembro de 2017
Em visita, Governador garante verba para Campus da UENP-CCP
Estado vai destinar R$ 7,5 milhões para ampliação

Em Cornélio Procópio, durante cerimônia de lançamento da pedra fundamental para a construção de três novos pavilhões no Campus da UENP, o governador Beto Richa confirmou que o Estado vai destinar R$ 7,5 milhões, garantindo que o investimento concretizará um antigo projeto da universidade de unificar todas as atividades educacionais no Campus, pois este passará a abrigar diversos cursos que atualmente funcionam no centro da cidade.

"Neste momento, confirmamos esse aporte para o Campus de Cornélio Procópio. Para se ter ideia, a estrutura existente tem cerca de 8 mil metros quadrados e estamos autorizando a ampliação de mais 6.200 metros quadrados. A expansão garantirá um atendimento de qualidade nessa importante instituição", afirmou Richa.

Para o prefeito Amin Hannouche de Cornélio, presidente da Associação dos Municípios do Norte do Paraná, o impacto da obra será fundamental para o Ensino Superior no município. "O investimento melhora muito a vida acadêmica e o crescimento de demanda pelos cursos se reflete na cidade. O governador Beto Richa sempre cumpriu seus compromissos com nossa cidade e os anúncios de hoje confirmam este respeito e carinho que ele tem pela nossa população", afirmou ele.

A Profª. Fátima Ap. da Cruz Padoan, reitora da UENP, explicou que o Campus abriga hoje cinco cursos e receberá mais três - Geografia, Matemática e Ciências Biológicas e o mestrado em Ensino, que atualmente funcionam na unidade centro da universidade. De acordo com a reitora, cerca de 500 alunos serão beneficiados com a centralização de todos os cursos em um só espaço.

"Além de melhor desenvolvimento de pesquisa e extensão, haverá maior integração entre os cursos, economia e eficiência no uso dos recursos humanos e financeiros", observou a reitora.

Conforme o projeto, serão construídos 18 salas de aula, 28 laboratórios, museu, auditório, sala de videoconferência, além de banheiros, salas de permanência e ambientes administrativos.

A realização do antigo projeto de unificar o campus foi ressaltada pelo deputado estadual Luiz Cláudio Romanelli, líder do Governo na Assembleia Legislativa: "Tudo está sendo planejado e trabalhado para que a universidade pública e gratuita, nesta que é mais nova das instituições estaduais, possa estar cada vez mais consolidada em nossa região".

Na solenidade, o governador ainda autorizou mais R$ 500 mil para obras de infraestrutura na UENP. Os recursos serão utilizados em reforma nos banheiros, laboratório e cantina, além da construção de passarelas nos Campi de Cornélio Procópio e de Jacarezinho. Também serão adquiridos dois veículos para a reitoria.

Participaram do evento Fabiano Costa, vice-reitor da UENP; Bruno Galindo, pró-reitor de Planejamento; Sérgio Roberto Ferreira, diretor do Campus de Cornélio Procópio da UENP; José Richa Filho, secretário de Estado da Infraestrutura e Logística, e Ezequias Moreira, do Cerimonial; Alex Canziani, deputado federal; Pedro Lupion, deputado estadual; prefeitos que integram a Amunop e Amunorpi, outras autoridades e a imprensa local e regional.

Fonte, texto e fotos: Marcos Brito
(Comunicação-Prefeitura Cornélio)