Campus de Cornélio Procópio
Cornélio Procópio, 28 de dezembro de 2017
Leitura: seleções de publicações culturais e científicas
Marcelle Soares-Santos: Caçadora de colisões

Pesquisa Fapesp
Edição nº 261 - Novembro de 2017

Na manhã de 16 de outubro, a física Marcelle Soares-Santos era a única brasileira entre os 16 líderes de grupos de pesquisa que anunciaram, em uma entrevista na sede da National Science Foundation, nos Estados Unidos, a observação de um fenômeno que pode transformar o que se conhece sobre o Universo. – LEIA MAIS

Avanços tecnológicos na criopreservação de células-tronco e tecidos, aplicados à terapia celular

Revista da Biologia
Ed. 17(1) - Agosto de 2017

As pesquisas com células-tronco visam melhorias na qualidade de vida da população por meio da terapia celular. Apesar das pesquisas vigentes demonstrarem a efetividade da aplicação dessas células no processo de regeneração de diversos tecidos, o único tratamento efetivo de rotina são os transplantes de células-tronco sanguíneas. Contudo, as dificuldades referentes à disponibilidade de células-tronco para aplicação clínica a médio e longo prazo, expôs um cenário carente de bancos de células-tronco e tecidos criopreservados. – FAÇA DOWNLOAD e LEIA MAIS (pdf)

Família usa piscina para produzir todos os seus alimentos

Horizonte, educação e comunicação
Edição online - Dezembro de 2017

O que é preciso para produzir seus próprios alimentos, de uma forma sustentável, orgânica e responsável? Para uma família do Arizona (EUA) apenas uma piscina. Danielle e Dennis McClung compraram uma casa em 2009, e ela possuía uma piscina, que estava completamente abandonada. Ao invés de gastarem uma fortuna para reformarem, resolveram dar a ela um novo uso. Foi então que surgiu o Garden Pool, o projeto que transformou a velha piscina em uma plantação riquíssima. – LEIA MAIS

13 alimentos que não são tão saudáveis assim

Superinteressante
Online - Dezembro de 2017

Sucos detox, sal rosa do himalaia, leite de amêndoas: alimentos saborosos e "saudáveis" cujo valor nutricional não é tão incrível como gostamos de pensar. Depois daquela ceia de natal memorável – sim, aquela que até agora deixa lembranças em corações, mentes e intestinos mais sensíveis – muita gente procura aliviar a barra na alimentação por pelo menos uma semana, renovando a carcaça para aguentar o tranco do réveillon. – LEIA MAIS

Nova vacina é esperança contra crise de opioides

Scientific American Brasil
Online - 2017

Pesquisadores do Programa Militar de Pesquisa sobre HIV dos Estados Unidos relatam que uma vacina experimental para heroína induziu anticorpos a impedir que a droga cruzasse a barreira entre sangue e cérebro em camundongos e ratos. "Ao provocar anticorpos que se vão se ligar à heroína, a vacina pretende bloquear a euforia e os efeitos viciantes", disse o chefe de Adjuvantes e Formulações do MHRP. "Esperamos dar às pessoas uma alternativa para superar seus vícios." – LEIA MAIS

Administrador deve liderar pensando em clima organizacional e engajamento

Melhor: Gestão de Pessoas
Online - Dezembro de 2017

Neste ano, a consultoria Gallup divulgou uma pesquisa com duas constatações: funcionários altamente engajados aumentam a satisfação do cliente, gerando volume 20% maior de vendas; e colaboradores engajados apresentam desempenho 147% melhor, mas apenas 13% dos funcionários estão realmente engajados. Mediante esses números, deparamo-nos com um grande dilema sobre quem comanda as equipes dentro das empresas: o comando é do administrador ou do setor de RH da organização? – LEIA MAIS

Mamíferos fósseis do quaternário da Gruta Tacho de Ouro, Tocantins, Norte do Brasil: diversidade, tafonomia e aspectos paleoicnológicos e paleoambientais

Revista Brasileira de Paleontologia
Ed. 20(2) - Maio-Agosto de 2017

As grutas da Província Espeleológica Bambuí, em Aurora do Tocantins, norte do Brasil, têm revelado importantes acumulações fossilíferas atribuídas ao intervalo Pleistoceno Superior-Holoceno. Recentemente, os primeiros registros fósseis da Gruta Tacho de Ouro foram recuperados. A presença de táxons extintos entre os achados sugere que a tafocenose pode ser atribuída ao intervalo Neopleistoceno-Holoceno. Informações quanto aos habitats reconhecidos para os táxons encontrados na caverna indicam um ambiente afetado por variações climáticas neste intervalo, corroborando com a hipótese da não contemporaneidade dos espécimes. – FAÇA DOWNLOAD E LEIA MAIS

Por que incentivar os alunos a fazer iniciação científica?

Ensino Superior