Campus de Cornélio Procópio
Cornélio Procópio, 30 de janeiro de 2018
Estante Virtual da UENP traz livro sobre a Revolução de 1964

Há dois anos, Ataíde Cuqui publicava seu primeiro livro, "64 Afinal, que ditadura foi aquela?" (no cinquentenário da Revolução), fruto de seu faro jornalístico e de suas preocupações com o registro imparcial da história, permitindo a diversos interlocutores a exposição de lembranças pessoais e sentimentos relativos aos acontecimentos, antes que desaparecessem de vez no oblívio.

C. Procópio, Praça Brasil, em 1964

Os testemunhos variam, de lembranças de uma época boa, de desenvolvimento e segurança, para recordações amargas, de punições imerecidas e perda da liberdade de expressão e de livre agremiação. Os depoentes manifestaram seus pontos de vista, a favor ou contra, mas todos irretocáveis, no resguardo da liberdade de expressão, como manda o bom figurino do jornalismo correto e imparcial, atualmente tão vilipendiado e também enlameado pelas chamadas fake news.

Enfim, um documento precioso que procura trazer à memória impressa as nuances de uma época conturbada e muitas vezes desvirtuada pelo lado de quem conta a história.

64 Afinal que ditadura foi aquela?

Com a possibilidade de acesso a versões tão diferentes é possível formar um conceito algo isento e o mais próximo possível de um retrato bem aproximado do que foi uma época tão importante da história pátria e que fica, como todas as coisas, cada vez mais distante e cada vez mais rarefeita de testemunhas vivas e de lembranças acuradas.

Um resumo da obra e do autor, nas palavras do artista plástico Ademir Balera: Dos protestos de 1964 à magia de uma época que se transformou em saudosismo, este livro conduz o leitor a uma viagem fascinante pelos anos da ditadura vividos pelo jornalista Ataíde Cuqui. Além de jornalista, o escritor foi músico e locutor de rádio nos incríveis anos da Jovem Guarda.

Essa é a importante e indispensável obra que a UENP-CCP coloca à disposição dos internautas para "download" e leitura em sua Estante Virtual.

Faça o download na Estante Virtual:
64: Afinal, que ditadura foi aquela? (3,74MB)

Visitantes:



Compartilhe no LinkedIn