Campus de Cornélio Procópio
Cornélio Procópio, 8 de abril de 2018
Quinta-feira, 12, início do Projeto Circul'Arte na UENP-CCP
Espetáculo teatral e exposição

Nesta semana, a Pró-Reitoria de Extensão e Cultura dará início a uma atividade cultural extensiva aos três campi da UENP: o Projeto Circul'Arte.

Na terça-feira, 10, às 19:30h, acontecerá a abertura das atividades no auditório do PDE, Campus de Jacarezinho, com a exposição "Joãozinho Caldeira, o Poeta do Barro", que irá até dia 24, e, às 21 horas, o espetáculo Teatral "A Pereira da Tia Miséria", na escadaria do CCHE/CLCA.

No Campus Luiz Meneghel, em Bandeirantes, o teatro será no dia 11, às 10 horas, defronte o museu municipal, e a exposição ficará à disposição da comunidade de 30 de abril a 11 de maio, na Praça Brasil-Japão.

O Campus de Cornélio Procópio receberá o espetáculo teatral na quinta-feira, 12, às 19:30 horas, e irá abrigar a exposição no PDE, de 22 de maio a 1º de junho.

Exposição "Joãozinho Caldeira, o Poeta do Barro"

O trabalho de que mais gosta é o 'Chico Mineiro'

Joãozinho Caldeira Filho nasceu em Jacarezinho, em 12 de maio de 1938, filho de um lavrador baiano e de mãe alemã.

Foi por volta de 1977-78 que Joãozinho começou a trabalhar com barro. A partir daí, toda uma técnica própria começou a ser exercida. Na criação, o artesão reproduz padrões recebidos da cultura a que pertence, em resposta ao meio: o trabalho, a vida doméstica, a culinária, crença ou divertimento. É profundo conhecedor do meio e tem domínio sobre os materiais por ele oferecidos.

Joãozinho recebeu alguns prêmios oficias com seus

trabalhos, participando de várias exposições. O trabalho de que mais gosta é o "Chico Mineiro", que retrata um peão-boiadeiro que, segundo se diz, existiu em Minas Gerais.

Espetáculo teatral "A Pereira da Tia Miséria"

A Fome personificou-se em uma criança nascida da Miséria que todas as pessoas temem. Separou-se de sua mãe e, desde então, percorre o mundo, trazendo o sofrimento a todos. A Morte, tão temida por todos, é naturalmente necessária para um mundo em que novas possibilidades não param de nascer. Tia Miséria, no dia em que deveria morrer, engana a Morte.

Cena I, da peça "A Pereira da Tia Miséria", produzido pelo Núcleo Ás de Paus:

RESUMO

Exposição "Joãozinho Caldeira"
Data: 22 de maio a 1º de junho
Local: PDE
 
Teatro "A Pereira de Tia Miséria"
Data e hora: 12 de abril, às 19:30 horas
Local: Campus

Visitantes:



Compartilhe no LinkedIn