Cornélio Procópio, 23 de abril de 2018
Atividades do Mestrado em Ensino (PPGEN-UENP)
Aula Magna e oferta de curso em Ibaiti

Dr. Marcelo de Carvalho Borba profere Aula Magna

O Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGEN-UENP) realizou no dia 12 de abril a Aula Magna "Pós-Graduação, Pesquisa e Tecnologias Digitais na Área de Ensino", sob a responsabilidade do palestrante, Dr. Marcelo de Carvalho Borba (UNESP-Rio Claro), mestre em Educação Matemática pela UNESP-Rio Claro, SP, doutor na mesma área pela Cornell University, dos Estados Unidos, e coordenador adjunto da Área de Ensino no Brasil.

Aproveitando a ocasião, o palestrante divulgou o lançamento da segunda edição do livro Fases das Tecnologias Digitais, do qual é coautor. Além de estudantes e docentes do PPGEN-UENP, estiveram no evento professores da educação básica, coordenadores de cursos de graduação e de programas de pós-graduação da região, além de autoridades da UENP.

Para o colegiado do PPGEN-UENP, essa iniciativa torna o Programa mais conhecido pela CAPES e oferece aos estudantes momentos significativos de formação com importantes pesquisadores da área de Ensino.

Oferta de cursos para professores do NRE de Ibaiti

No dia 17 do corrente, cerca de 400 profissionais – diretores, pedagogos e professores – que atuam no Núcleo Regional de Educação de Ibaiti, PR, compareceram à solenidade de lançamento do programa de oferta de cursos pelo Mestrado Profissional em Ensino, da UENP. Presentes também diversas autoridades do município. A oferta corresponde a uma das atividades estabelecidas no Termo de Cooperação Pedagógica celebrado entre o Núcleo de Ibaiti e o Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGEN-UENP) para ação conjunta na área de formação docente.

Dentro do programa, foram realizadas as palestras "Saberes Docentes", "Avaliação" e "Mapas Conceituais como Instrumentos Avaliativos", respectivamente, com os professores-doutores Lucken Bueno Lucas, Simone Luccas e Marlize Spagolla Bernardelli; para profissionais da área da Saúde e professores do curso de Enfermagem, realizou-se o curso "Desafios para a formação docente na área de enfermagem", com as palestrantes Dra. Aneccy Tojeiro Giordani e Mestre Silvane Marcela Mazur.

Para profissionais da Educação Especial, a palestra "Formação de Professores e Neurociências", foi proferida pelos professores Dr. João Coelho Neto, Dra. Marilia Bazan Blanco e Dra. Roberta Negrão de Araujo.

Arlete Korovisk, chefe do NRE de Ibaiti, considera que "o evento configurou o início de um processo de formação

que terá continuidade com a oferta de oficinas para as diversas áreas de ensino".

Lucken Bueno Lucas, Coordenador do Mestrado Profissional em Ensino, os cursos atendem as demandas iniciais apresentadas pela chefia do NRE de Ibaiti, a qual não mediu esforços para estabelecer parceria com o PPGEN. Lucken afirma que "essa foi a primeira de uma série de intervenções que serão promovidas no sentido de aproximar os pesquisadores e estudantes do PPGEN dos docentes que atuam na circunscrição educacional de Ibaiti, de modo a proporcionar não apenas a formação de docentes, mas, ampliar o campo de aplicação dos produtos educacionais desenvolvidos no Mestrado. Assim, a UENP segue dando retorno social e contribuindo positivamente na região norte pioneira do Paraná".

Fonte: Assessoria de Comunicação Social