Cornélio Procópio, 20 de fevereiro de 2020
Recepção aos calouros de 2020
Aqui a regra é o respeito

A Reitoria da UENP, pela Pró-Reitoria de Extensão e Cultura, preparou evento cultural para recepção aos calouros de 2020. As ações serão realizadas nos três campi a partir de 2 de março, início do ano letivo. Além de programação cultural, a reitoria e o Diretório Acadêmico Central organizam campanha contra o "trote", prática proibida pela Resolução nº 33/19, do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão.

A programação cultural, que será a mesma nos três campi, contará com apresentação do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas; ação de conscientização para combate à dengue e show com banda musical. Cornélio Procópio será o primeiro campus a receber a programação, na 2ª feira, dia 2, com início às 19h. No dia seguinte, 3ª feira, será o Campus Luiz Meneghel, em Bandeirantes, a partir das 18h.

Em Jacarezinho, a festa para recepção aos ingressantes acontece no dia 4, a partir das 19h30, na praça dos Centros de Ciências Humanas e da Educação e de Letras, Comunicação e Artes.

"A UENP realiza a recepção aos calouros com a

intenção de promover a integração de nossa comunidade acadêmica com os alunos ingressantes em 2020. Os primeiros dias são sempre especiais, por isso essa agenda cultural nos três campi a fim de tornar esse momento um espaço para celebração", destaca Fabiano Gonçalves Costa, vice-reitor da Universidade.

Fátima Aparecida da Cruz Padoan, reitora da UENP, destaca que essa é uma ocasião para recordar os estudantes veteranos da necessidade de respeito aos ingressantes: "Temos uma resolução de 2019 que trata especialmente do tema, sobre o 'trote', por ser algo que, de maneira recorrente, acaba por manchar o início do ano letivo, seja pelas agressões físicas, seja pelas agressões psicológicas sofridas pelos ingressantes. Temos trabalhado para mudar essa cultura que fere a dignidade humana e acaba trazendo sérias consequências para todos".

Além da programação prevista, os colegiados de cursos, direções de Centros e dos Campus realizarão ato próprio para recepção aos estudantes.